Header Ads

Vuelta 2016 - Antevisão 10ª Etapa

Depois de duas etapas durinhas, chega o dia em que os corredores terão a chegada aos míticos Lagos de Covadonga, mesmo antes do dia de descanso.
Mapa da 10ª etapa
Os primeiros 140 Kms são sem dificuldades, até que aparece o Alto del Mirador del Fito, uma contagem de 1ª categoria, seguido de descida e subida final aos Lagos de Covadonga.
A mítica subida que se situa nos Picos da Europa, tem 12,2 Kma a uma inclinação média de 7.2% que podem provocar diferenças importantes, sobretudo por causa do desgaste acumulado da longa primeira semana da Vuelta.
Subidas categorizadas:
Km 148.2 - Alto del Mirador del Fito: 6.2 km subida a 7.8% - 1ªcategoria
Km 188.5 - Lagos de Covadonga: 12.2 km subida a 7.2%  - Categoria Especial

Perfil da 10ª etapa

Perfil do Alto del Mirador del Fito

Perfil dos Lagos de Covadonga

Cidade de partida: Lugones

Igreja de San Félix de Lugones
Lugones é uma localidade do conselho de Siero, nas Astúrias. 
Localizado no centro das Astúrias, o conselho de Siero tornou-se nos últimos anos uma localidade chave na região. As suas excelentes comunicações, o crescimento populacional, a sua localização no coração do paraíso natural e sua transformação em um conselho moderno faz dele um excelente local para visitar
De realçar o seu património com palácios rurais notáveis, numerosas rotas e caminhos, a gastronomia e o grande número de produtores de sidra tão típica das Astúrias.

Cidade de chegada: Lagos de Covadonga - Cangas de Onís

Lagos de Covadonga
O conjunto dos Lagos de Covadonga é formado por dois pequenos lagos, o Enol e o Ercina, ambos de origem glaciar e situados na parte asturiana do Parque Nacional dos Picos da Europa. Existe ainda um terceiro lago, o Bricial, que apenas tem água durante a fase de degelo, mas que também pertence ao grupo. 
Os Lagos de Covadonga situam-se no conselho de Cangas de Onís. Um conselho dominado pelos Picos da Europa, é uma porta aberta à natureza que activa todos os sentidos dos seus visitantes. 
Terra de pastagem, de mercados, de bons queijos e melhor cozinha, com uma enorme oferta hoteleira e a porta dos Picos da Europa.

Condições atmosféricas
Dia com temperaturas a rondar os 20 ºC baixos, com a presença de algumas nuvens. Vento fraco.


Favoritos:
Nairo Quintana tem sido o mais forte nesta Vuelta até ao momento e já marcou esta etapa ainda antes da prova. A Movistar se quer satisfazer o desejo do colombiano terá de controlar a fuga. A possibilidade da fuga voltar a ter sucesso é grande.

*** Nairo Quintana
** Chris Froome, Alberto Contador, Alejandro Valverde, Esteban Chaves, Sérgio Pardilla
*  FUGA (Adam Hansen, Philippe Gilbert, Ben Hermans, Enrico Battaglin, Luis Léon Sanchez, Christophe Riblon, Thomas De Gendt, Zdenek Stybar, Omar Fraile, Pello Bilbao, Lilian Calmenaje, Tiago Machado, Luis Ángel Maté, Jan Bakelants, José Gonçalves, José Mendes...

A nossa aposta: Nairo Quintana
O colombiano já confessou que marcou esta etapa para ganhar. Com a capacidade demonstrada pela Movistar acreditamos que Quintana será o grande favorito de ganhar nos míticos Lagos de Covadonga. Até ao momento tem sido o mais forte nesta Vuelta, veremos se o confirma nesta etapa.

Outsider:
Alberto Contador
Parece que o pior já terá passado, depois da queda aparatosa na 7ª etapa. Poderá ainda sofrer com as lesões, mas no final da última etapa, já prometeu que se der irá atacar no Lagos.
"Si hay oportunidad en los Lagos, nos moveremos" Alberto Contador.
Se o espanhol estiver bem e atacar, teremos espectáculo na certa.

Seguir em directo: Eurosport 1, TVI24, @lavuelta, #LV2016

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.