Header Ads

Tour 2016 - Antevisão 1ª Etapa

Amanhã começa a maior prova de ciclismo do planeta e um dos maiores eventos desportivos, a Volta à França em bicicleta. Simbolicamente a partida será num local mítico como o Mont-Saint-Michel e a chegada será em Utah Beach, praia na Normandia onde as tropas dos aliados desembarcaram na II Guerra mundial.
Perfil da 1ª etapa
Etapa sem grandes dificuldades, com o grande duas contagens de montanha logo no inicio da etapa:
- Km 20.5 - Côte d'Avranches 1.2Km@5.7% - cat. 4
- Km 39.0 - Côte des falaises de Champeaux 1.3Km@4.8% - cat.  4
O grande adversário será o vento, é preciso que os principais candidatos estejam atentos, para não serem apanhados em cortes. A etapa desenrola-se praticamente toda ao longo da costa.(ver condições atmosféricas para amanhã)

Cidade de partida: Mont-Saint-Michel

Mont-Saint-Michel

A zona de Mont-Saint-Michel, bem como a baía, foram considerados Património Mundial pela UNESCO em 1979.
O Mont tornou-se uma ilha graças às obras destinadas a dar-lhe o seu aspecto marítimo de volta. 
Na baía pode vêr-se as maiores marés da Europa continental com diferenças de até 15 metros entre maré baixa e alta. O mar corre de volta para a costa "na velocidade de um cavalo a galope", como diz um ditado francês. É também o lar de uma fauna rica em mamíferos marinhos, como focas, existem entre 25 a 35 espécies diferentes.

Cidade de chegada: Utah Beach



Local de grande importância histórica, não só para a França mas para toda a Europa.
A 06 de junho de 1944 deu-se o desembarque das forças dos aliados. A mais ocidental das cinco praias de desembarque, Utah é na Península de Cotentin, a oeste da foz dos rios Douve e Vire. desembarques anfíbios em Utah foram realizadas por tropas do Exército dos Estados Unidos, com o transporte marítimo e apoio de artilharia naval fornecida pela Marinha e elementos da Marinha Real Britânica.

Condições atmosféricas
Etapa que terá alguma nebulosidade a acompanhar os corredores, mas sem chuva. O problema é o vento, que soprará de Este durante todo o percurso. Com rajadas a atingirem os 50 Km/h. 
Como os ciclistas seguem para norte, isto quer dizer que o vento será lateral, o que pode levar a cortes no pelotão.

Direcção do vento durante a etapa


Favoritos:
Etapa claramente para sprinters, com as equipas dos mesmos a controlarem a corrida. Também é um dia que se alguma equipa ou sprinter não estiver atento, pode ficar nos cortes, devido ao vento. Todo o pelotão terá de ter atenção redobrada no primeira dia de Tour.

*** Marcel Kittel, André Greipel
** Mark Cavendish, Alexander Kristoff, Bryan Coquard, Peter Sagan
* Dylan Groenewegen, Sam Bennett, Michael Matthews, John Degenkolb

A nossa aposta: Marcel Kittel
Venceu duas etapas no Giro e andou de rosa. Dominou as primeiras ao sprint e está a fazer uma temporada muito boa. Acaba de perder nos campeonatos nacionais para André Greipel, mas aqui terá o seu 'comboio' para lhe preparar o sprint, ao contrário do que aconteceu no fim de semana passada. é talvez o melhor sprinter da actualidade, um verdadeiro monstro físico.
Apesar de ter sido derrotado por Greipel nos nacionais da Alemanha, foi a primeira derrota de Kittel este ano, perante Greipel.

Outsider: Peter Sagan
Não é dos melhores sprinters, mas é dos mais completos e quando chega o Tour, disputa sempre os sprints com os melhores. De certeza que estará nos primeiros postos, já a tentar arrecadar os pontos necessários para mais uma camisola verde. É um dos ciclistas mais populares do pelotão e o Tour é onde se sente bem. Venha mais um ano com Sagan a dar show e a fazer-nos amar cada vez mais esta modalidade.

Seguir em directo: Eurospor 1, RTP 2, @LeTour, #TDF2016


Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.