Análise da Team Lotto NL - Jumbo 2015


Com novo patrocinador e novas cores, a equipa holandesa partia para a nova temporada com esperanças renovadas. Porém o ano de 2015 acabou por ser bastante pobre, com apenas 6 vitórias e um paupérrimo 15º lugar no ranking UCI.

A equipa foi a última do World Tour a conseguir uma vitória, só aconteceu em maio, na 2ª etapa do Tour of Yorkshire, através de Moreno Hofland.
Antes disso a equipa tinha tido uma campanha bastante aquém do esperado nas clássicas da primavera, sem nenhum resultado digno de registo.
Ainda em maio, no Giro, Steven Kruijswijk, fez uma prova de grande qualidade, acabando no 7º lugar da geral, sendo que conseguiu em Aprica terminar em 2º na etapa. A última semana de Kruijswijk foi espectacular.
Em junho, Moreno Hofland venceu a 3ª etapa do Ster ZLM Toer GP Jan van Heeswijk e Wilco Kelderman tornou-se campeão holandês de contrarelógio.

Wilco Kelderman no campeonato holandês de contrarelógio
Kelderman seria a aposta da equipa para o Tour, no entanto, a maior prova de ciclismo foi um pesadelo para a equipa holandesa. O jovem ciclista holandês não foi além de um desastroso 79º lugar da geral, o melhor da equipa foi Steven Kruijswijk, que vindo do Giro conseguiu o 21º lugar no Tour.
Em agosto a equipa conseguiu as restantes 3 vitórias, Mike Teunissen venceu o prólogo do Tour de l'Ain, Jos Van Emden conquistou a 4ª etapa (contrarelógio individual) do Eneco Tour e Bert-Jan Lindeman venceu a 7ª etapa da Vuelta.
Na última grande volta do ano, o melhor da equipa foi George Bennett na 37ª posição da geral.

Em 2016, a equipa terá de obter melhores resultados, não pode arriscar a repetir este tipo de temporada.

Curiosidades e dados estatísticos 
País: Holanda
Classificação UCI 2015: 15º
Número de vitórias em 2015: 6 (62ª equipa com mais vitórias em 2015)
Melhor ciclista no ranking UCI 2015: Robert Gesink (41º)
Corredor com mais Kms em 2015: Martjin Keizer (15 834 kms, 3º entre todos os ciclistas em 2015)
Corredor com mais dias de competição: Martjin Keizere (101 dias, 1º entre todos os ciclistas em 2015)
Corredor com maior número de vitórias: Moreno Hofland (195º entre todos os ciclistas em 2015)
Orçamento: 14 milhões de Euros
Fornecedor de bicicletas: Bianch
iOutros componentes: Shimano
 

Também pode interessar:

jdragon cycling team

Adora ciclismo e tudo o que se relaciona com bicicletas. O mês de maio e julho são sagrados e tem um carinho pelas clássicas da primavera e pela Volta a Portugal. Ao longo dos anos aprendeu a apreciar a Vuelta.

Sem comentários:

Enviar um comentário