Header Ads

Volta a Portugal 2015 - Antevisão 8ª etapa

Depois da chegada à Torre, o dia de hoje será mais calmo e sem grandes dificuldades. Ideal para uma chegada ao sprint ou então para uma fuga.

Local de partida: Guarda

Sé da Guarda
A cidade da Guarda é sede de concelho com 55 freguesias (após a reorganização territorial passaram a 43). É ainda a capital do Distrito da Guarda.
É conhecida como a Cidade dos 5 F's, que significam Forte, Farta, Fria, Fiel e Formosa. Forte por causa da torre do castelo e das suas muralhas; Farta devido à riqueza do vale do Mondego; Fria pela sua localização a grande altitude; Fiel porque Álvaro Gil Cabral, Alcaide-Mor do castelo da Guarda recusou-se a entregar as chaves da cidade ao Rei de Castela durante a crise de 1383-85 e Formosa pela sua beleza natural. 
Ao visitar a Guarda passeie calmamente pelo seu centro histórico, nele encontra vários monumentos arquitectónicos. Não perca a Sé da Guarda, que é lindíssima. 

Local de chegada: Castelo Branco

Cidade de Castelo Branco
Castelo Branco pertence ao distrito com o mesmo nome. É ainda sede de concelho com 25 freguesias (após a reorganização territorial passaram a 19). Em 2006, num estudo da DECO, Castelo Branco foi considerado o segundo distrito do país com melhor qualidade de vida.
Um dos produtos mais conhecidos da região é o bordado de Castelo Branco. Trata-se de colchas de linho bordadas a fio de seda natural com inspiração oriental. 
Castelo Branco ostenta um vasto e rico património. Ao passearmos pela cidade verificamos que existem diversas influências como os Templários e até aos judeus. No património arquitectónico é observável vários estilos, manuelino, barroco ou mesmo o renascentista. Não percam o Castelo, que se pensa ter sido construído na idade média, o Paço Episcopal que actualmente é o Museu Francisco Tavares Proença Júnior e até o Jardim do Paço Episcopal com a Escadaria dos Reis. 

Percurso
Perfil da etapa
A etapa não tem grandes dificuldades, apenas conta com uma contagem de montanha de 3ª categoria em Idanha-a-Nova. 
Em Castelo  Branco, corredores passarão pela meta uma vez antes de finalizarem a mesma.

Favoritos
Os sprinters terão nova oportunidade. Davide Vigano e Manuel Cardoso serão homens a seguir. A W52 deverá apostar em Samuel Caldeira.
Vicente Garcia da Louletano é outro dos homens a ter em conta. José Gonçalves não tem aqui uma chegada ideal, mas tem-se mostrado muito forte e poderá surpreender. Destaque ainda para o belga, Gaetan Bille.

O nosso favorito: Davide Vigano
Surpresa: Gaetan Bille

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.