Barras energéticas de aveia e manteiga de amendoim

As barras energéticas fazem parte da alimentação de qualquer praticante de ciclismo (e não só). Posto isto, a segunda receita desta nossa nova rúbrica não podia deixar de ser sobre barras energéticas. Experimentamos estas com manteiga de amendoim e sem açúcar refinado adicionado, ficou aprovada.



Ingredientes (rende 10 barras):
- 1 chávena de manteiga de amendoim
- 1/2 chávena de mel
- 2 chávenas de flocos de aveia
- 1 chávena de côco ralado
- 1/2 chávena de frutos secos a gosto (amendoins, amêndoas, nozes, passas, etc)
- 1 chávena de pedaços de chocolate negro



Preparação:
Num tacho coloque a manteiga de amêndoim e o mel. Leve ao lume até derreter.
Desligue o lume e adicione o chocolate, mexa bem até derreter. O calor que tem deve ser suficiente, mas se necessitar leve um pouco ao lume.
Adicione os restantes ingredientes e envolva bem.
Forre um pequeno tabuleiro (usei um com 26x18cm, quanto maior for mais finas as barras ficam) com película aderente e verta o preparado. Deixe arrefecer um pouco à temperatura ambiente e depois coloque no frigorífico até ficar duro. Retire do frio e com uma faca corte em pedaços. Embrulhe cada barra em papel de alumínio e mantenha no frigorífico até 2 semanas. Se preferir pode guarda-las no congelador, desta forma conservam-se durante muito mais tempo. Quando quiser consumir alguma é só retirar no congelador e deixar alguns minutos para descongelarem.


Também pode interessar:

Lola Cycling Team

Adora ciclismo e tudo o que se relaciona com bicicletas. O mês de maio e julho são sagrados e tem um carinho pelas clássicas da primavera e pela Volta a Portugal. Ao longo dos anos aprendeu a apreciar a Vuelta.

Sem comentários:

Enviar um comentário