Header Ads

Avermaet arrisca suspensão de dois anos

Greg Van Avermaet (na imagem)

O procurador da Federação Belga de Ciclismo (RLVB) pediu esta quinta-feira dois anos de suspensão para o ciclista Greg Van Avermaet, acusando-o de ter usado no ano de 2012, um corticosteroide que é um produto dopante. 
O ciclista da BMC, um dos nomes mais importantes do ciclismo belga actual, pode ainda ser condenado, de acordo com a agência Belga, que cita a RLVB, a uma multa de 262.500 euros e à anulação de todos os seus resultados desportivos obtidos em 2012. 
O ciclista declarou-se inocente e apresentou um atestado médico que o autorizava a utilizar o corticosteroide para tratar uma lesão no calcanhar. 
Jaak Fransen baseou a sua acusação numa troca de emails entre o ciclista e o médico belga Chris Mertens, de novembro de 2009 até ao final de 2012.
O procurador defende que o corredor usou Diprophos, um corticosteroide que figura na lista de produtos dopantes que não são interditos fora de competição e que são autorizados em competição com a condição de existir um atestado médico a confirmar a prescrição do seu uso.
Os testes ao corredor belga, que recorreu à substância a 29 de março de 2012, três dias antes de fazer quarto lugar na Volta a Flandres, não revelaram qualquer indicio de doping. 
O procurador Jaak Fransen considera que o ciclista da BMC usou a cortisona para se dopar e não para tratar uma lesão. 
"Talvez haja um atestado para o uso de cortisona e não haja qualquer prova direta, mas o conteúdo dos emails entre os dois homens indica a atitude típica do consumo de cortisona, habitual naquela época para melhorar as prestações desportivas", defendeu. 
O advogado de defesa recordou que a estrela do ciclismo belga passou 98 controlos antidoping na sua carreira, sem qualquer resultado positivo. 
"Não é agradável ter de me defender. É uma mancha na minha carreira, mas estou de consciência tranquila. Espero que a decisão seja justa", declarou Greg Van Avermaet, que tem acumulado postos de honra nas clássicas da primavera, incluindo terceiro lugares no Paris-Roubaix e na Volta à Flandres.
A Comissão disciplinar da RLVB deverá tomar uma decisão a 7 de Maio. Enquanto espera o veredicto, Van Avermaet vai poder alinhar já depois de amanhã na Amstel Gold Race.

Fonte: http://desporto.sapo.pt/ciclismo/artigo/2015/04/16/estrela-do-ciclismo-belga-arrisca-suspensao-de-dois-anos
  

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.