Header Ads

Análise da FDJ.FR 2014

A FDJ.FR é uma equipa da elite do ciclismo mundial com sede em França. A equipa também participa no cyclo-cross onde tem como estrela maior Francis Mourey.



Focando-nos no ciclismo de estrada ao longo do ano de 2014 a equipa até obteve um razoável número de vitórias, mas sendo elas em corridas de um "escalão inferior", a equipa foi das últimas colocadas no Ranking da UCI.
Os principais corredores da equipa a contribuir para classificação da equipa são: Démare, Thibaut Pinot e Nacer Bouhanni, sendo que Bouhanni e Démare foram os dois principais responsáveis por várias vitórias ao longo do ano de 2014.
Em fevereiro Bouhanni venceu uma etapa à frente do alemão John Degenkolb na prova Etoile de Bessèges. Nesse mesmo mês o jovem prodígio Démare venceu a sexta etapa do Tour of Qatar.

Démare a festejar o triunfo no Qatar

O inicio de época estava a ser ótimo para a equipa, que ao longo do mês de Março arrecadou vitórias em importantes provas tais como duas etapas no Paris-Nice e uma etapa no  Critérium International, No Paris-Nice as vitórias foram obtidas por Bouhanni e Vichot e no Critérium a vitória foi obra de Bouhanni novamente.
O ex-campeão francês arrancava mesmo a época em grande estilo ao vencer por mais duas vezes no mês de Abril no Circuit Cycliste Sarthe - Pays de la Loire e no GP de Denain Porte du Hainaut.
Chega o mês de Maio, o melhor mês da equipa, no qual Démare obteve umas impressionantes seis vitórias e Bouhanni junta mais três fazendo com que a equipa obtivesse nove vitórias nesse mesmo mês. As vitórias de Bouhanni foram obtidas no Giro d'Italia e as de Démare dividiram-se entre 4 Jours de Dunkerque (três) no Tour de Picardie (três). O sprinter levou para casa a camisola dos pontos na prova italiana e Démare a camisola dos pontos no 4 Jours de Dunkerque e no Tour de Picardie.


Bouhanni a triunfar no Giro

No mês de Junho a equipa venceu o Halle-Ingooigem por intermédio de Démare e sagrou-se campeã nacional de estrada em França e na Finlândia através de Démare e Veikkanen respetivamente.
Na prova rainha do ciclismo, a correr em "casa" a equipa não obteve nenhuma vitória, o que foi uma decepção, mas ainda assim Thibaut Pinot conseguiu acabar no pódio em Paris e venceu a classificação dos jovens por Pinot.
A actuação de Pinot no Tour ficou marcado com dois segundos lugares em etapas de alta montanha, sendo batido nesses dias pelo o vencedor da prova, Vincenzo Nibali, bons indicadores para o futuro.



Pinot ao lado de Nibali - Tour de France 2014

Na reta final da sua preparação para o último GT da temporada Bouhanni foi ao Eneco Tour buscar mais uma vitória. Partiu assim em boa forma para a Vuelta e arrecadou mais duas vitórias de etapa e ainda mais três lugares no top-10.

Já a caminhar para os meses finais da temporada a equipa obtém mais vitórias por Démare, no Kampioenschap van Vlaanderen e no Grand Prix d\'Isbergues - Pas de Calais  a fechar o mês de Setembro e no  Tour de l\'Eurométropole já no mês de Outubro onde fez um poker de vitórias. Ainda sobre a parte final da época é de realçar ainda o décimo lugar de Nacer Bouhanni nos mundiais de ciclismo de Ponferrada e o primeiro lugar na classificação dos jovens de Pinot no Tour du Gévaudan Languedoc-Roussillon.

Não foi uma temporada brilhante para a FDJ.fr, no entanto, o pódio em Paris de Pinot e as várias vitórias de etapa de Bouhanni no Giro e Vuelta servem para disfarçar um pouco o ano. Destaque final para a saída polémica de Bouhanni da equipa, em 2015 irá correr pela Cofidis e certamente que as lutas com Démare deverão ser bem quentinhas.

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.