Subidas míticas - Zoncolan

O Monte Zoncolan é uma montanha dos Alpes de Carnia com 1.750 metros de altura.O Monte Zoncolan tornou-se conhecido pelos amantes da modalidade pelo nome de "Kaiser". Umas das características da inclinação são poucas curvas e estrada estreita e íngreme, intercaladas com longas rectas com declives muitas vezes superiores a 15%. 

Subida ao Zoncolan por Ovaro

Aqui vamos abordar a subida pelo lado de Ovaro, a qual é considerada por muitos como a subida mais difícil que há na Europa, superando mesmo o Passo del Mortirolo e ' Angliru : após a aldeia de Ovaro, a estrada sobe a 1.210 metros de altitude em apenas 10,5 km com um declive médio de 11,5%, com mais de 20% em determinadas zonas. Os primeiros três km atingem "apenas" uma inclinção máxima de 13% em certas zonas, sendo que o segundo quilómetro abre o caminho com uma ligeira pendente de 1%. No terceiro quilometro, começa uma parte mais íngreme, durante seis quilómetros a inclinação média é de 15%, com zonas em que as rampas ultrapassam os 20%. Ao quilometro número nove a inclinação volta para 7%. Nos últimos 500 metros voltam a subir rampas em torno de 12%. A "meta" situa-se a 1.735 metros acima do nível médio do mar o que dá origem a uma percentagem média de 11,5%

Rogers a triunfar no topo do Zoncolan 2014

Inclinação máxima: 22%
Eis a lista de vencedores nesta montanha:      
2003 Gilberto Simoni (O percurso foi por Sutriu)
2007 Gilberto Simoni   
2010 Ivan Basso   
2011 Igor Antón       
2014 Michael Rogers  

Também pode interessar:

jdragon cycling team

Adora ciclismo e tudo o que se relaciona com bicicletas. O mês de maio e julho são sagrados e tem um carinho pelas clássicas da primavera e pela Volta a Portugal. Ao longo dos anos aprendeu a apreciar a Vuelta.

Sem comentários:

Enviar um comentário