Header Ads

Análise da Movistar em 2014



O ano de 2014 da Movistar foi um ano algo “diferente” dos últimos anos. Entregaram o Tour e as clássicas ao Valverde, e escolheram Quintana para as outras duas grandes voltas, o Giro D’  Italia e La Vuelta, esta última ia ser corrida pelos dois. 
Quintana conseguiu  a primeira vitória da equipa ao ganhar a quarta etapa do Tour de San Luis, e a classificação geral, Adriano Malori também venceu uma etapa, a etapa do contra-relógio individual.



Malori no Tour de San Luis - 5ª Etapa

 Seguidamente Valverde venceu a Vuelta a Andalucía, bem como a Vuelta a Murcia, a Roma Maxima, o  Gran Premio Miguel Indurain e uma clássicas das Ardenas, La Flèche Wallonne.
É ainda nesta fase mais inicial da época que Adriano Malori vence a sétima etapa do Tirreno-Adriatico, e Alex Dowsett vence terceira etapa do circuito de Sarthe, prova que decorre em território francês.
José Joaquim Rojas inscreveu também o nome da equipa como vencedora da primeira etapa da  Vuelta a Castilla y León.
Em maio, Quintana ganhou o primeiro Grand Tour da equipa desde o ano de 2009, o Giro d'Italia 2014. 

Quintana no Giro 2014

Em Junho Jesús Herrada vence a primeira etapa da Route du Sud, e Adriano Malori venceu a terceira etapa.
Mais tarde, na prova rainha do ciclismo, que Valverde perdeu talvez a sua melhor oportunidade de vencer La Gran Boucle, foi um Tour atípico, Quintana não estava em competição devido a opções de planeamento da temporada como já foi referido, Contador abandonou devido a queda e Froome também se tinha retirado pelos mesmos motivos. Com estes três fora do Tour, esperava-se no mínimo que Valverde tivesse alcançado um top-3, mas não foi capaz, como também não foi capaz de vencer uma etapa.

Valverde a tentar deixar Nibali para trás no Tour - 13ª Etapa

Nos campeonatos nacionais a Movistar foi representada por diversos ciclistas e foi campeã em Espanha, por Ion Izagirre na prova em linha e por Valverde no contra-relógio. Em Itália Malori foi campeão nacional de contra-relógio representando dignamente a sua equipa e assumindo-se definitivamente como um ótimo contra-relogista.
Na terceira etapa do Tour of Austria, Dayer Quintana deu mais uma vitória na temporada à equipa.

Dayer Quintana a triunfar no Tour of Austria

Agosto inicia-se da melhor forma para a equipa pois Valverde venceu a Clássica de San Sebastián.
Ainda durante os meses de Verão a Movistar alcança mais vitórias por Izagirre na Prueba Villafranca-Ordiziako Klasika, e na terceira etapa do Tour de Wallonie, desta vez por Juan José Lobato.

Juan José Lobato no Tour de Wallonie

Já no final da sua preparação para a Vuelta Nairo Quintana vence a Vuelta a Burgos. O mês de Agosto não se conclui sem nova vitória, desta vez por Jesús Herrada no Tour du Poitou-Charentes.

Em Setembro chegava uma corrida que era uma das fortes apostas da temporada e começa muito bem a prova para a Movistar com a vitória na primeira etapa da Vuelta, um contrarrelógio por equipas, mas por razões estratégicas optam que não seja Valverde a envergar logo a camisola vermelha de líder.


Equipa da Movistar na Vuelta - 1ª etapa

Ainda na primeira semana da prova Valverde ganhou a primeira etapa de montanha da Vuelta alimentando a esperança que pudesse levar a sua equipa a mais uma vitória num GT na temporada, mas não foi capaz. Nairo Quintana teve uma queda feia no contra-relógio, quando era o detentor da camisola vermelha e voltou a cair no dia a seguinte sendo obrigado a abandonar a corrida. Foi um triste final de uma temporada que lhe estava a correr lindamente. Adriano Malori ainda conseguiu dar mais uma vitória à sua equipa no contra-relógio da última etapa da Vuelta.

Já na reta final da temporada Valverde  ficou em segundo lugar no Giro di Lombardia, passando para o primeiro lugar do ranking da UCI World Tour. 

1 comentário:

Com tecnologia do Blogger.