Header Ads

Giro d'Italia 2025 - Antevisão da 15ª etapa

Segunda etapa mais longa da prova e marca o inicio da incrusão pelos Alpes que decidirão o vencedor deste Giro. Este dia vai ser uma pequena introdução para o que teremos na última semana da prova.

Fiume Veneto - Asiago, 219 Km
  • Terreno: Montanha
  • Ganho de Elevação: ~3900 metros

Os primeiros 100 km da etapa são relativamente planos, permitindo que uma fuga se forme e que as equipas dos líderes da classificação geral controlem o ritmo do pelotão. No entanto, a segunda metade da etapa é onde a dificuldade aumenta significativamente.


Subida ao Monte Grappa
O ponto central desta etapa é a ascensão ao temível Monte Grappa.
A subida começa após cerca de 100 km de corrida, apresentando 18,1 km com uma inclinação média de 8,1%, com rampas que chegam aos 14%. O topo desta subida está situado a cerca de 100 km da meta.

Subida a Dori
Após a descida do Monte Grappa, o pelotão irá percorrer cerca de 20km mais calmos e depois entram na última subida categorizada do dia - a subida para Dori (2ª categoria) tem 16,4 km de extensão com uma inclinação média de 5,4%. 

Final em Asiago
Após a ascensão a Dori restam cerca de 30 km até à meta em Asiago. Serão uns últimos quilómetros de sobre e desce. Embora não sejam subidas categorizadas, chegará numa altura em que as pernas já estarão muito castigadas, podendo criar diferenças entre os candidatos à vitória.

Condições meteorológicas

18ºC nos vales, 8ºC no topo do Monte Grappa e 15ºC na chegada.
Céu nublado mas não é esperada chuva.
Vento fraco.

Dinâmica de corrida

Fuga
Nos primeiros quilómetros relativamente planos, várias equipas com corredores que não representam ameaça à classificação geral tentarão colocar ciclistas na fuga do dia. O pelotão principal liderado pelas equipas dos homens da geral deverão controlar a distância para esta fuga, permitindo que ganhe alguma vantagem, mas mantendo-a sob vigilância.

65%

Batalha entre os Favoritos 
O Monte Grappa é uma subida onde os favoritos à classificação geral podem testar os seus rivais. Embora a distância até à meta depois do cume possa dar tempo para reagrupar, qualquer fraqueza pode ser explorada. 

Favoritos

Apostamos na fuga, o que não faltam são candidatos, estes são as nossas principais apostas:

Luke Plapp
Já venceu uma etapa e tentou noutra, esperamos vê-lo em mais dias na fuga e este pode ser um deles.

Marco Frigo
Ainda não conseguiu estar numa fuga onde pudesse fazer estragos. É um caça etapas de grande qualidade principalmente em dias com condições meteorológicas miseráveis, frio e chuva são os melhores amigos de Frigo o que não parece ser o caso de hoje, mas mesmo assim merece ser mencionado.

Wout Poels
O neerlandês está neste Giro com uma missão, ganhar etapas e por conseguinte arrecadar preciosos pontos para a Astana. Está longe na geral e liberdade terá para fazer das suas, mostrou na Turquia que está preparado para a montanha.

Diego Ulissi
Um dos maiores especialistas do Giro, já leva nada mais nada menos que 8 vitórias de etapa. Este ano já vestiu a rosa depois da fuga da 8ª etapa.

Lorenzo Fortunato
Mais um Astana nesta lista. Defende a camisola da montanha, estar na fuga é uma prioridade e desde aí pode também atacar a etapa caso tenha pernas.

Pello Bilbao
Perdeu tempo propositadamente nos primeiros dias para ter liberdade nestes dias de montanha. Não tem estado fino a apanhar o grupo certo e ontem caiu.

Pippo Zana
Este Giro para Zana trata-se de caçar etapas. Este é o seu terreno, onde pode fazer diferença, tem de estar no movimento correto.

Mathias Vacek
A Lidl-Trek teve um dia negro ontem com o abandono de Ciccone. Agora é tentar ganhar mais etapas porque a classificação geral ardeu. O checo é uma das opções para as fugas.

Wilco Kelderman
No dia que Plapp venceu esteve na fuga certa, faltou um pouco mais de frieza. Assumiu que está neste Giro para ganhar uma etapa, seria a primeira no World Tour numa longa carreira.

Nicolas Prodhomme
Corredor de qualidade, provavelmente a melhor hipótese da Decathlon para este terreno.

Georg Steinhauser
Especializou-se em caça-etapas, no ano passado venceu uma etapa do Giro por isso sabe como é ganhar uma etapa do Giro. Este ano já tentou mas faltaram-lhe pernas no dia de Plapp.

Romain Bardet
Está neste Giro para ganhar etapas e este é o seu terreno.

Nairo Quintana
Este é o seu terreno, está no Giro para ganhar etapas na montanha.

★★★ Plapp, Kelderman Poels
★★ Ulissi, Fortunato, Poels
★Quintana, Steinhauser, Prodhomme, Bilbao, Vacek

A nossa aposta: Wilco Kelderman
Joker: Georg Steinhauser

Seguir em direto: #Giro2025, #Giro, #Giro108

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.