Header Ads

Giro d'Italia 2025 - Antevisão da 1ª etapa

Chega o mês de maio e com ele o charme da primeira grande volta da temporada. O Giro está de regresso e volta a pintar de cor-de-rosa as estradas italianas, e não só. Ao longo de três semanas, paisagens deslumbrantes, subidas míticas e heróis improváveis voltam a fazer parte da narrativa desta prova que é, para muitos, a mais apaixonante do calendário.

Durrës - Tirana, 160Km


A edição deste ano começa na costa albanesa mas rapidamente os ciclistas seguem para o interior do país onde encontrarão as dificuldades. A longa subida até Gracen poderá ser suficiente para afastar alguns dos sprinters, são 13,5 Km a 5,2%.
Depois de uma rápida descida em direção a Tirana, seguem-se vários quilómetros planos até à primeira passagem pela meta, com 44 quilómetros por percorrer. Um circuito local de 22,2 quilómetros começa aqui e é completado duas vezes.

Circuito final

A maior dificuldade do circuito é o Surrel (3.ª categoria, 4,9 km a 5,4%). Esta subida começa de forma agressiva, com um primeiro quilómetro a 8,1%, tornando-se depois menos inclinada à medida que se aproxima do topo. A última passagem no topo está a 12 quilómetros da meta.



Condições meteorológicas

17ºC / 22ºC.
Céu nublado, sem chuva.
Vento fraco.

Favoritos

Mads Pedersen
Etapa perfeita para ele, com alguma dureza capaz de eliminar os sprinters mais rápidos e ele aproveitar. A Lidl-Trek tem obrigação de endurecer a corrida em Gracen e Surrel, o dinamarquês este ano tem dado garantias e merece essa confiança.

Kaden Groves
Será que aguenta a dureza da etapa? Estamos confiantes que sim, o australiano é versátil e a Alpecin-Deceuninck é uma das melhores equipas a controlar etapas deste género.

Wout Van Aert
Se Kooij aguentar deve trabalhar para o neerlandês, caso não aguente Van Aert deve ser a aposta da Visma-LAB. Acreditamos que aguentará com o grupo principal.

Paul Magnier
Jovem sprinter e com muita versatilidade, esta etapa é feita para este tipo de corredor. Motivação não lhe falta, é a primeira grande volta na carreira.

Olav Kooij
Temos grandes dúvidas que aguente no grupo principal, se conseguir tal proeza então passa a ser o grande favorito.

Tom Pidcock
Uma das opções para um ataque em Surrel.

Dorion Godon
Boa ponta final, mas contra Pedersen e Groves será difícil. Se a corrida for muito selecionada, então as probabilidades aumentam para ele.

Rick Pluimers
O mesmo que Godon, o neerlandês começou o ano com uma vitória surpreendente na Muscat Classic, num percurso que também era seletivo.

Sam Bennett
Se fosse uma prova da Taça de França, então era o principal favorito. Será a Albânia a nova França?

Milan Fretin
Mais um que temos alguma dificuldade em vê-lo a passar incólume as dificuldades do circuito final. Mas Fretin o que tem feito mais este ano, é surpreender.

★★★ Pedersen
★★ Groves, WVA, Magnier
★ Kooij, Godon, Pidcock, Pluimers, Bennett, Fretin

A nossa aposta: Mads Pedersen
Joker: Paul Magnier

Seguir em direto: #Giro2025, #Giro, #Giro108
TV: Eurosport 1 (12:00, Lisboa)


Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.