Header Ads

Vuelta a España 2024 - Antevisão 10ª etapa

Depois do primeiro dia de descanso a Vuelta regressa com uma bela etapa galega, os ciclistas agradecem a mudança geográfica, o dia vai ser mais fresquinho.

Ponteares - Baiona 159,6 Km



A Galiza é conhecida pelo seu terreno ondulado, com pouco terreno plano e grande parte desta etapa representa bem isso.
Tem 160 Km com quatro subidas categorizadas. Partida de Ponteareas e com 12 Km percorridos começam a subir o Alto de Fonfría (15,5 Km a 4,5%), excelente ponto para que uma fuga forte se forme. A descida é longa, são mais de 15 Km onde chegam a uma seção rara onde o terreno plano é rei, são cerca de 50 Km.
Em Tebra começa a sequência de três subidas encadeadas: Alto de Vilachán (6,6 Km a 5,4%), depois o Alto de Mabia (6 Km a 5,7%) e por último o Alto de Mougás (9,9 Km a 6%). Atenção às descidas que podem ser importantes e decisivas.

Final

Concentremo-nos Alto de Mougás, a última subida do dia, Os primeiros 6 Km são realmente duro, sempre acima dos 7% e logo a abrir uma rampa de 15%, os 4 Km finais são suaves. O topo está a 20 Km da meta, a maioria em descida mas antes da entrada em Baiona há uma pequena subida de 1,2 Km a 5,5%, curta descida e os últimos 5 Km são planos.



Condições meteorológicas

O calor extremo ficou na Andaluzia, o tempo na Galiza é bem mais agradável para pedalar.
27ºC.
Seco.
Vento fraco de Noroeste na primeira parte da etapa e conforme se aproxima da costa o vento mais aumentar de intensidade.


Contexto e possíveis cenários

Neste momento estamos perante um caos, não há uma única equipa que tenha capacidade controlar a corrida.

- Decathlon: Lideram e têm Gall para ajudar O'Connor na montanha, mas falta tudo o resto, dependem das outras equipas para controlar a corrida.
- Red Bull-Bora: Tentam controlar a corrida mas não controlam nada, têm sido um desastre e à conta disso O'Connor tem 4 minutos de vantagem, Adam Yates regressou à luta pela geral e Richard Carapaz está em 3º a menos de 1 minuto de Roglic.
- UAE: Perderam Almeida mas conseguiram aproveitar uma fuga para relançar Adam Yates para a geral. Também não têm capacidade para controlar a corrida, resta-lhes fazer o mesmo que na última etapa, ir para fugas para pressionar.
- Movistar: Têm o ciclista que até agora mostrou ser o mais forte a subir, Enric Mas. O resto da equipa não tem sido grande coisa.
- Soudal-Quick Step: Mikel Landa e sete turistas.
- Ineos: No papel têm uma equipa forte, na prática tem sido uma desgraça, Rodriguez tem estado quase sempre isolado.

Fuga?
Sim, perante o exposto temos dificuldade em ver uma equipa travar uma fuga forte e é provável que algum ciclista que esteja fora do top-10 consiga entrar.

Favoritos

Ben O'Connor
Sofreu muito na chegada a Cazorla, mas na etapa da Sierra Nevada esteve bastante bem. Tem 4 minutos de vantagem sobre Roglic, o problema é que não tem equipa para controlar em todos os terrenos, Felix Gall tem sido fundamental na montanha mas falta o resto.
Se a corrida for muito atacada, vai ter muitas dificuldades em manter as diferenças atuais.

Primoz Roglic
Em Cazorla parecia o mais forte, mas na Sierra Nevada mostrou fragilidade, o mais positivo para ele é que não perdeu tempo para O'Connor e Mas.
Não é incomum vê-lo a ter dias maus nas grandes voltas e a evitar perdas de tempo nesses dias, para depois dinamitar a concorrência. Desta vez há um problema, as dores de costas, se não lhe afetar então é o maior favorito.

Richard Carapaz
Esteve orte na Serra Nevada, também tinha um pouco de liberdade para tentar. O problema de Carapaz é que quando está no grupo de favoritos na última subida, tem sido sempre descarregado.
A solução poderá ser o que fez no domingo, atacar de longe.

Enric Mas
Mais forte a subir até ao momento mas o mais fraco a descer. A tremenda incapacidade quando a estrada começa a descer é um problema grave do maiorquino e hoje a etapa volta a terminar depois de uma descida.

Mikel Landa
Tem seguido rodas, não tem estado mal mas também não tem sido o ciclista mais excitante até ao momento. 
Perante este perfil de etapa de hoje, não esperamos muito dele, deverá seguir a rodas dos rivais e pouco mais.

Adam Yates
Enorme exibição na Serra Nevada, perante o desgaste descomunal de domingo o dia de descanso foi perfeito para ele.
Tem o mesmo problema de Carapaz, quando está no grupo de favoritos na última subida, não consegue seguir os melhores. Mas neste momento é a única esperança da UAE para vencer a Vuelta.

Carlos Rodriguez
Começou mal e entretanto tem melhorado, é a única opção da Ineos para a geral.
É um dos melhores a descer do pelotão, caso o grupo de favoritos decida o vencedor, atenção a ele na descida final.

Lennert Van Eetvelt
Está fora do top-10, é um daqueles casos que caso engtre na fuga pode entrar no top-10. Começou a Vuelta forte, fraquejou um pouco na Serra Nevada mas não esteve muito mal, a forma é bastante boa para um ciclista que está a tentar pela primeira vez a geral numa grande volta.
Este perfil de etapa é muito bom para ele, pode vencer desde da fuga como estando no grupo de favoritos.

Isaac Del Toro
A UAE vai querer meter gente na fuga, Isaac Del Toro está longe na geral e é uma opção interessante.

Brandon McNulty
Outra opção da UAE para a fuga, este perfil de etapa assenta-lhe na perfeição.

Harold Tejada
Mais uma opção para a fuga, o colombiano tem tentado ganhar através da fuga, esta etapa é muito interessante para ele.

Mauro Schmid
Outro que tem estado em ativo, mais para a fuga.

Michael Woods
Em tempos um dos melhores puncheurs, neste momento já não está nesse patamar mas tem outras coisas que podem jogar a seu favor, a experiência. 

 Van Eetvelt, Del Toro, Schmid, Woods, McNulty
 Skjelmose, Fortunato, Lazkano, Soler, Castrillo
★ Roglic, Mas, Rodriguez, O'Connor, Carapaz

A nossa aposta: Lennert Van Eetvelt
Joker: Carlos Rodriguez

Seguir em direto: #LaVuelta24
TV: 
Eurosport 1 - 12:00 WEST

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.