Header Ads

Volta à França 2024 - Antevisão 20ª etapa

O circo chegou a Nice, num fim de semana dedicado à região. No sábado temos uma etapa de alta-montanha e domingo um contra-relógio para fechar a prova.


Nice - Col de la Couillole, 132,8Km


A etapa começa em Nice e começam logo a subir o Col de Braus, apesar de oficialmente começar aos 14 Km, os ciclistas começam a subir quase desde o Km 0, é um bom aquecimento e também um ponto importante para a formação da fuga.
Segue uma descida de 10 Km até Sospel onde começam a subir uma das subidas mais conhecidas da região principalmente por causa do Rally de Monte Carlo, o Col de Turini (20,7 Km a 5,7%).

Descida rápida de 18 Km até Roquebillière, onde começa o Col de La Colmiane (7,5 Km a 7,1%), oficialmente só está marcada com 7,5 Km de extensão mas a subida efetivamente tem cerca de 18 Km a 5%. A meio da ascensão está o sprint intermédio.


A descida traiçoeira do La Colmiane termina em Saint-Sauveur-sur-Tinée, no sopé do Col de la Couillole (15,7 Km a 7,1%), uma das subidas mais constantes presentes no World Tour, gradientes entre os 6 e 8% e não sai disso.




Condições meteorológicas

23ºC a 29ºC.
Seco.
Vento fraco de Sul e Sudoeste (9 Km/h a 14 Km/h).



Favoritos

Fuga?

90%

Pogacar no final da etapa de ontem revelou que hoje a etapa seria para a fuga. Isso indica que a UAE não irá perseguir.
A Soudal-QuickStep poderia ser a equipa que podia endurecer o ritmo no pelotão à procura das fragilidades de Vingegaard que está com pouco gás nesta última semana, mas a equipa belga não tem muita gente para controlar e o mais provável é que a meio da etapa fique limitada.
Com a Visma à procura de etapas pelas fugas, a UAE satisfeita e a Souda-QuickStep sem força, tudo indica que hoje a vitória será jogada pela fuga.


Tadej Pogacar
Caso a etapa seja decidida pelos homens da geral, só há um favorito.

Matteo Jorgenson
Excepcional etapa ontem, foi claramente o melhor na fuga e estavam lá S. Yates e Carapaz. O desgaste de ontem pode ser um problema, mas a evolução do americano este ano dá-nos indicações que hoje pode voltar a ser protagonista.

Adam Yates/João Almeida
A UAE poderá também colocar homens na fuga, Yates e Almeida trabalharam bem e podem ser recompensados.
Estamos em crer que a presença de A. Yates é mais provável que a de Almeida devido à liberdade de um de outro, já que Landa ontem revelou que pretende atacar o lugar do português.

Giulio Ciccone
Este ano tentou focar-se no top-10 da geral, na minha opinião é uma pena. Vimos pouco Ciccone, a versão caça-etapas é muito mais espetacular.
Hoje é uma boa oportunidade para recordar os bons velhos tempos de "stage hunter".

Felix Gall
Colapsou ontem, a única coisa positiva é que hoje pode ir para fuga descomplexado. No ano passado ganhou uma etapa desta forma, temo é que a forma este ano seja diferente, tem mostrado muito pouco.

Santiago Buitrago
O mesmo texto que escrevi para o Ciccone serve para o Buitrago. Curiosamente os dois estão separados por 10 segundos na geral, Ciccone em 10º e Buitrago em 11º.
A rivalidade entre eles está quentinha, no final da etapa de ontem os dois tiveram um bate boca.

Jai Hindley
Mais um dia para estar na fuga e tentar a sorte. Há dois anos atrás era um dos melhores escaladores do mundo, hoje em dia é uma sombra.

Richard Carapaz
Ganhou a etapa 17 na fuga, na 18 também esteve escapado e ontem repetiu a dose. Está na frente da camisola de montanha, tem de a defender e provavelmente estará na fuga para isso.
Ganhar a etapa é que temos mais dúvidas, serão 4 dias seguidos em fuga.

Simon Yates
Foi descarregado por Carapaz na etapa 17 e ontem voltou a tentar, desta vez descarregou Carapaz mas foi descarregado por Jorgenson e Pogacar.
Esta é a última oportunidade.

Enric Mas
Mais um que procura a vitória de etapa na fuga para salvar o desastroso Tour. 

 Jorgenson, S. Yates, Ciccone
 Gall, Carapaz, Hindley, Mas, Buitrago, A. Yates, Ciccone
★ Pogacar, Almeida

A nossa aposta: Matteo Jorgenson
Joker: Santiago Buitrago

Seguir em direto: #Tour, #TDF2024, #TDF
TV: 
Eurosport 1 - 12:15 WEST
RTP 2  - 14:25 WEST

1 comentário:

Com tecnologia do Blogger.