Header Ads

Volta à França 2024 - Antevisão 19ª etapa

Regresso aos Alpes com uma etapa curta mas aterradora, os ciclistas irão passar os 2800 metros de altitude.


Embrun - Isola 2000, 144,6Km


Etapa relativamente curta, 145 Km mas com um menu de primeira classe em plena terceira semana de prova, as pernas vão arder.

Partida de Embrun, os corredores irão percorrer 20 Km de estradas onduladas até ao sopé do Col de Vars (18,8 Km a 5,7%). 


Uma descida leva os ciclistas até Jausiers no sopé do Cime de la Bonette (22,9 Km a 6,9%), o teto do Tour.
O Cime de la Bonette é o Col de la Bonette estendido em cerca de 1000 metros para se chegar aos 2802 metros, a estrada asfaltada mais elevada do velho continente. 


Do topo do Cime de la Bonette descem 40 Km até ao sopé da subida final, Isola 2000 (16,1 Km a 7,1%), os 8 Km iniciais são os mais duros com média com várias secções de dois dígitos. A subida depois estabiliza nos 5 e 6%, a meta está acima dos 2000 metros de altitude, a rampa final é de 8,5%.




Condições meteorológicas

17º C no topo do Bonette e 28ºC nos vales.
Dia seco.
Vento fraco nos vales, mas bem forte de Noroeste e Oeste no topo do Bonette (35 Km/h) e Isola 2000 (23 Km/h).






Favoritos

Fuga?

20%

Pogacar deixou claro que esta etapa está marcada, treinou na região antes do Tour preparando este dia. Portanto se a Visma não endurecer a corrida a UAE provavelmente vai controlar para que o esloveno vença mais uma etapa, por essa razão as probabilidades que uma fuga tenha sucesso são pequenas a meu ver.


Tadej Pogacar
Não há muito que dizer, até ao momento não mostrou qualquer tipo de fragilidade, antes pelo contrário, está muito forte em qualquer terreno.
Os dois últimos Tours ainda pesam muito, a forma como foi dominado pela Visma e Vingegaard deixou marcas profundas, não temos dúvidas que Pogacar se puder vai continuar a massacrar o dinamarquês e a sua equipa.

Jonas Vingegaard
Em teoria devia ser o tipo de etapa perfeita para ele, mas neste momento temos sérias dúvidas que consiga fazer algo.
Na etapa 17 pela primeira vez fraquejou perante Evenepoel, a falta de uma base sólida de treino é um problema nesta terceira semana. 
A Visma nestes últimos dois dias mostrou-se ativa, ontem Van Aert e Lemmen estiveram em fuga à procura da vitória de etapa. Pode ser um sinal que já estão convencidos que o melhor que podem almejar é o 2º lugar.

Remco Evenepoel
A motivação está nos píncaros porque na etapa 17 conseguiu ganhar 12 segundos a Vingegaard. O problema para Evenepoel é que tem de recuperar quase 2 minutos. É possível? Talvez, mas o belga só vai conseguir se Vingegaard quebrar a sério, é que em Plateau de Beille perdeu mais de 1 minuto e 40 segundos para o dinamarquês.

Jai Hindley
Mais um dia para estar na fuga e tentar a sorte. Há dois anos atrás era um dos melhores escaladores do mundo, hoje em dia é uma sombra.

Richard Carapaz
Ganhou a etapa 17 e ontem voltou a estar em fuga. Apesar de ser um dos melhores em altitude, o desgaste destes dois últimos dias podem fazer mossa.
De qualquer forma é uma hipótese para a fuga.

Simon Yates
Foi descarregado por Carapaz na etapa 17, mas ontem não teve o mesmo desgaste, certamente a pensar nestes dois dias nos Alpes.
Candidato forte a estar na fuga.

Enric Mas
Outro que procura vitória de etapa na fuga para salvar o desastroso Tour. 

 Pogacar
 -
 Evenepoel, Vingegaard
★ S. Yates, E. Mas, Carapaz, Hindley

A nossa aposta: Tadej Pogacar
Joker: Simon Yates

Seguir em direto: #Tour, #TDF2024, #TDF
TV: 
Eurosport 1 - 11:00 WEST
RTP 2  - 13:45 WEST

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.