Header Ads

Giro d'Italia Women (2.WWT) - Antevisão

 




 

Começa a 35ª edição do Giro d'Italia feminino. O recorde de vitórias pertence a uma italiana, Fabiana Luperini, com 5 conquistas. Mas imediatamente atrás Annemiek van Vleuten e Anna Van der Breggen com 4 vitórias cada e Mariane Vos com 3. 
A prova começa em Brescia com um contra-relógio individual e termina em L'Aquila.

História

2023 Annemiek van Vleuten (NED) Movistar 
2022 Annemiek van Vleuten (NED) Movistar 
2021 Anna van der Breggen (NED) Team SD Worx
2020 Anna van der Breggen (NED) Boels - Dolmans Cycling Team 
2019 Annemiek van Vleuten (NED) Mitchelton - Scott
2018 Annemiek van Vleuten (NED) Mitchelton - Scott
2017 Anna van der Breggen (NED) Boels - Dolmans Cycling Team 
2016 Megan Guarnier (USA) Boels - Dolmans Cycling Team 
2015 Anna van der Breggen (NED) Rabo Liv Women Cycling Team
2014 Mariane Vos (NED) Rabo Liv Women Cycling Team

Percurso 




Perfis 
 07/07 Etapa 1 (CRI) - Brescia - Brescia - 14.6 Km
A prova começa em Brescia com um contra-relógio individual, que não apresenta grandes dificuldades. Existe apenas uma pequena subida não muito difícil até o Castelo de Bréscia (pouco menos de 1 Km e menos de 5% de inclinação).

 08/07 Etapa 2 - Sirmione - Volta Mantovana - 102 Km
Não parece um percurso com muitos desafios. Os últimos quilómetros acontecem num circuito em Volta Mantovana, uma zona um pouco ondulada, mas que talvez não seja o suficiente para eliminar as velocistas. Devendo, por isso, o final ser discutido ao sprint.

 09/07 Etapa 3 - Sabbioneta - Toano - 111 Km

A primeira grande dificuldade acontece ao terceiro dia de prova. Uma etapa que começa plana, mas que termina no alto de Toano, conta com 12,5 Km à média de 4,9% Nota para o facto de a cerca de 1300mt da meta existir uma pequena descida com cerca de 300mt. O último quilómetro apresenta inclinações de 10%. 

 10/07 Etapa 4 - Imola - Urbino - 133 Km
Tal como no dia anterior, a etapa começa numa zona plana e calma. A segunda metade já é outra conversa, com um percurso muito mais desafiador. O dia conta com 3 subidas categorizadas.

 11/07 Etapa 5 - Frontone - Foligno - 111 Km
Embora o percurso do dia não seja totalmente plano, contando com algum sobe e desce, os últimos 25 Km são em descida, o que deverá proporcionar um final de corrida rápido. Esta deverá ser a última oportunidade para as velocistas. 

 12/07 Etapa 6 - San Benedetto del Tronto - Chieti - 155 Km

A sexta etapa começa na cidade costeira de San Benedetto del Tronto, um destino turístico popular na região de Marche. Este dia não oferece descanso às ciclistas. Será um constante sobe e desce, com dez subidas significativas, sendo três delas categorizadas: Cermignano, Pennee a meta em Chieti (todas de 3ª categoria). A etapa apresenta mais de 2.600 metros de subida no total e 159 Km de distância, é a etapa mais longa deste Giro.

 13/07 Etapa 7 - Lanciano - Blockhaus - 123 Km

A etapa rainha do Giro d’Italia Feminino 2024.
Após a partida, o pelotão seguirá por colinas em direção a um dos maciços montanhosos mais altos dos Apeninos, o maciço Majella.
Conta duas contagens de 1ª categoria, a primeira é o Passo Lanciano. A subida tem mais de 12 Km de extensão e uma inclinação média de mais de 8%. 
Depois de uma longa descida, o pelotão enfrentará o lendário Blockhaus. Os primeiros 12 Km da subida serão já conhecidos do pelotão, visto tratar-se do Passo Lanciano, mas os últimos quilómetros são um bónus. Serão 5,2 Kms a 6,7% de média. 
Quem será que irá escrever o seu nome na história, vencendo o mítico Blockhaus?




 14/07 Etapa 8 - Pescara - L'Aquila - 109 Km
O último dia de Giro d'Itália não será pera doce, o que não são boas notícias para quem ontem teve de ascender ao Blockhaus. Com duas subidas categorizadas mas muito sobe e desce ao longo do dia, as contas do Giro irão ser fechadas em L'Aquila. Façam as vossas apostas.



Startlist

Aqui

Favoritas


Team SD Worx-Protime
A aposta deverá em Lotte Kopecky e Niamh Fischer-Black. Kopecky vem de vencer o Tour of Britain e os campeonatos nacionais da Bélgica.
A segunda opção para a geral é Fisher-Black que se tem apresentado cada vez em melhor nível.

Lidl-Trek
A Lidl-Trek apresenta uma equipa equilibrada e está com os olhos colocados na vitória. Elisa Longo Borghini será a líder da equipa, mas Gaia Realini estará lá como plano B.
Elisa Balsamo regressa à competição após um período de ausência de 6 semanas depois de uma queda em Burgos.
Lizzie Deignan deverá ser a ciclista para as etapas planas.

Team Visma | Lease a Bike
Não haverá Marianne Vos, mas estará presente Fem van Empel. Ela ficou em 7º lugar na Volta Catalunha e mais recentemente em 24ª na Suíça.

CANYON//SRAM Racing
Canyon//SRAM não terá Kasia Niewiadoma, ficando assim a liderança da equipa entregue à jovem australiana Neve Bradbury. Bradbury vem de conseguir a sua primeira vitória profissional, com a conquista da 3ª etapa do Tour de Suisse e pódio na geral da mesma prova.
Elise Chabbey também estará presente. Ela venceu a montanha na Suíça, foi 4ª na geral em Burgos e 5ª na geral em Ituzlia.
O trio fica fechado com Antonia Niedermaier, que venceu uma etapa aqui no ano passado, vem de fazer 6º na geral da Suíça e 11º na Vuelta.

Team dsm-firmenich PostNL
A dsm-firmenich PostNL deverá focar o seu apoio na mais recente campeã francesa Juliette Labous. Josie Nelson será a opção para etapas de sprint.

FDJ-SUEZ
Será interessante ver em que ponto se vai apresentar Cecilie Ludwig. Ela tem dado alguns sinais positivos, mas ainda parece longe da ciclista que era. Ludwig não terminou o Tour de Suisse e também não participou nos nacionais dinamarqueses. Então, é um pouco uma incógnita.
Grace Brown também estará presente.

Liv AlUla Jayco
Mavi Garcia lidera a equipa australiana. Ela fez pódio no Giro em 2022.

Fenix-Deceuninck 
Pauliena Rooijakkers é o nome a acompanhar na Fenix-Deceuninck. No ano passado ela ficou às portas do top 10, com o 12º lugar e este ano já fez 9º na Vuelta.

Movistar
É a equipa que venceu no ano passado com Annemiek van Vleuten, mas que apresenta muitas dificuldades em voltar a repetir o feito. Irão alinhar com Liane Lippert e Arlenis Sierra
Liane Lippert foi 8ª na geral da Vuelta a Burgos e 2ª no campeonato nacional alemão. 

UAE Team ADQ
A UAE apresenta uma equipa variada composta por Silvia Persico e Chiara Consonni. Persico deverá querer repetir o top 10 dos últimos anos e Consonni tem tido alguns resultados bastante interessantes nas últimas corridas.

EF
A EF Education-Cannondale apresenta-se com Kim Cadzow, que espera conseguir um bom resultado na geral. É uma ciclista a acompanhar.

★ Kopecky
★ Longo Borghini, Realini
★  Labous, Cadzow
★ Fisher-Black, Chabbey, Bradbury
★ Garcia, Niedermaier, Ludwig, Persico, Rooijakkers

A nossa aposta: Lotte Kopecky
Joker: Neve Bradbury

Seguir em direto: #GirodItaliaWomen #WonderfulWomen @girowomen












Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.