Giro d'Italia 2024 - Antevisão da 2ª etapa
Depois de uma primeira etapa surpreendente, temos a primeira chegada em alto no Santuario di Oropa, montanha onde Marco Pantani fez uma das exibições mais alienígena da história.
San Francesco al Campo - Santuario di Oropa (Biella), 154 Km
90 Km iniciais planos e 70 Km finais ondulados. O pelotão dirige-se para nordeste onde vão fazer a primeira incursão nos Alpes, o grande desafio do dia é a subida final ao Santuario i Oropa mas antes disso sobem: Croccemosso, Oasi Zegna e Nelva. São subidas relativamente acessíveis onde a fuga pode solidificar-se.
Subida final
Mas é em Oropa que a etapa vai-se decidir. São 11,8 Km a 6,2%, a parte inicial é gentil, a parte intermédia é a mais dura entre 5 e 6,6 Km a inclinação é de 9,5% média. Depois volta a amaciar, para nos últimos 5 Km a média ser de 7,9%.
As diferenças poderão ser grandes, apesar de não ser das subidas mais extremas desta edição.
Condições meteorológicas
21 ºC nas planícies e 12 ºC no topo de Oropa.
Nublado mas seco.
Vento fraco de sudeste.
Favoritos
Fuga vs Pogacar?
Depois de uma primeira etapa onde a UAE e Pogacar queriam ganhar e falharam, a grande questão é se o esloveno está disposto a queimar novamente a equipa para ganhar em Oropa.
A minha intuição é que a UAE e Pogacar voltarão à carga, no entanto, a fragilidade que a equipa mostrou ontem é preocupante e não me admiraria que a UAE acabasse por decidir dar a etapa à fuga.
A Ineos tem a maglia rosa, mas sabe perfeitamente que é meramente temporário, Jonathan Narvaez dificilmente no final do dia terá a camisola, por isso, não acredito que tome as rédeas do pelotão.
Obviamente que o sucesso da fuga depende da composição da mesma, claro que se um dos candidatos à GC estiver nela, UAE, Ineos e outras equipas irão perseguir.
Dou 50% de possibilidades para o sucesso de uma fuga.
Tadej Pogacar
Apesar de achar que a fuga tem sérias chances hoje, tenho de dar o favoritismo a Pogacar. O esloveno apesar de ter falhado o objetivo ontem, é o mais forte, nenhum rival da GC aguentou o seu arranque selvagem em San Vito.
Geraint Thomas
Caso Pogacar por alguma razão tiver uma quebra (improvável) e a etapa for decidida pelos homens da geral, Thomas é o mais fiável. Ontem mostrou que continua regular e fiável.
Ben O´Connor
Ontem esteve bem e é a nossa terceira hipótese entre os homens da geral. O problema de O'Connor normalmente é mais para a frente das grandes voltas, quando o cansaço e a recuperação for o fator mais importante.
Mauri Vansevenant
O 'ciclista-vibrador', o seu movimento quando está a pedalar em pé é uma das imagens mais estranhas mas ao mesmo tempo icónicas.
A forma é boa, a subida pode ser um pouco longa demais para ele, mas se lhe derem espaço é menino para ganhar.
A. Paret-Peintre
Ao contrário do irmão, ontem esteve bem, apenas perdeu 20 segundos. Não é propriamente uma ameaça para Pogacar na geral, se conquistar a rosa irá perdê-la mais para a frente nas etapas de alta-montanha.
Está em forma, tem feito um ano bastante bom e por isso é um dos que pode vencer, caso esteja na fuga.
Michael Storer
O que escrevi para Paret-Peintre é copy-paste para Storer.
Davide Piganzoli
Um dos jovens italianos de maior talento, ontem chegou com Bardet. Extraordinário escalador e se ontem a etapa é um pouco explosiva demais para ele, hoje está no seu terreno.
Einer Rubio
Um dos 'masters' de fugas no Giro. Ontem chegou no grupo dos favoritos, provavelmente é um dos nomes 'proibidos' para estar na fuga, mas também pode estar na mesma lista de Paret-Peintre e Storer.
Simon Carr
Este ano já leva duas vitórias, uma delas na fuga (Tour of the Alps). Ontem perdeu mais de 10 minutos, já a pensar nas fugas.
Lorenzo Fortunato
Outro 'master' de fugas do Giro, está na lista "APP/Storer".
Estes são apenas alguns nomes para a fuga. A lista de possibilidades é longa.
★★★ Pogacar
★★ FUGA (Carr, Rubio, Fortunato, Storer, Piganzoli, Vansevenant, A. P-Peintre, V. P-Peintre, Plapp, Frigo, Woods, Velasco, Cepeda, Geschke, Scaroni...)
★ Thomas, O'Connor
A nossa aposta: Tadej Pogacar
Joker: Simon Carr
Seguir em direto: #Giro2024, #Giro, #Giro107
TV: Eurosport 1 (11:00, GMT+1)
Post a Comment