Vuelta España Femenina (2.WWT) - Antevisão
Hoje começa a 10ª edição da Vuelta feminina, a prova mais importante do país vizinho. Depois de três anos em que uma tal de Annemiek van Vleuten dominou, teremos nova campeão e não faltam pretendentes.
Começa em Valência e o final será numa chegada montanha em Valdesquí, comunidad de Madrid.
2023 Annemiek van Vleuten (NED) Movistar
2022 Annemiek van Vleuten (NED) Movistar
2021 Annemiek van Vleuten (NED) Movistar
2020 Lisa Brennauer (GER) Ceratizit-WNT
2019 Lisa Brennauer (GER) WNT-Rotor
2018 Ellen van Dijk (NED) Team Ssunweb
2017 Jolien D'hoore (BEL) Wiggle High5
2016 Jolien D'hoore (BEL) Wiggle High5
2015 Shelley Olds (USA) Ale Cippolini
Percurso
29/04 Etapa 2 | Buñol - Moncófar 118.3 Km
30/04 Etapa 3 | Lucena del Cid - Teruel 130.2 Km
01/05 Etapa 4 | Molina de Aragón - Zaragoza 142.3 Km
02/05 Etapa 5 | Huesca - Alto del Fuerte Rapitán. Jaca 113.9 Km
03/05 Etapa 6 | Tarazona - La Laguna Negra. Vineuesa 132.1 Km
04/05 Etapa 7 | San Esteban de Gormaz - Sigüenza 138.6 Km
05/05 Etapa 8 | Distrito Telefónica. Madrid - Valdesquí. Comunidad de Madrid 89.5 Km
Perfis
28/04 Etapa 1 (CRE) | Valencia - Valencia 16 Km
A prova abre com um contra-relógio coletivo completamente plano, uma panqueca onde as melhores equipas da especialidade vão ganhar tempo significativo em relação às mais fracas.
29/04 Etapa 2 | Buñol - Moncófar 118.3 Km
30/04 Etapa 3 | Lucena del Cid - Teruel 130.2 Km~
É uma etapa com algum sobe e desce, no entanto em teoria nada de muito difícil, isto quer dizer que as velocistas poderão ter a segunda oportunidade.
01/05 Etapa 4 | Molina de Aragón - Zaragoza 142.3 Km
02/05 Etapa 5 | Huesca - Alto del Fuerte Rapitán. Jaca 113.9 Km
Primeira oportunidade para as escaladoras. Final de etapa no Fuerte Rapitán, uma parede de 3,4 Km a 8,2%, com diversas rampas de 2 dígitos, vai separar o trigo do joio.
03/05 Etapa 6 | Tarazona - La Laguna Negra. Vineuesa 132.1 Km
Etapa unipuerto com final em Laguna Negra, uma ascensão de 6,5 Km de extensão a 6,8%, mas o últimos 1500 metros são sempre acima dos 10%.
04/05 Etapa 7 | San Esteban de Gormaz - Sigüenza 138.6 Km
Etapa para as velocistas, mas colocada tão tarde na prova poderá ser para a fuga, já que o cansaço numa fase tão adiantada é um fator a ter em conta e a força das equipas será menor.
05/05 Etapa 8 | Distrito Telefónica. Madrid - Valdesquí. Comunidad de Madrid 89.5 Km
Etapa final curta, com apenas 89 Km mas no menu está a subida à Morcuera e para finalizar a ascensão a Valdesquí, com 13 Km de extensão e apenas 4,8 %, mas são enganadores já que os últimos 3 Km são planos.
Team SD Worx-Protime
A aposta é em Demi Vollering e Niamh Fischer-Black. Vollering no ano passado não venceu a prova devido a um erro, que lhe custou caro, apesar disso foi a mais forte.
A segunda opção para a geral é Fisher-Black, uma excelente escaladora, não tão regular quanto a neerlandesa, mas cada vez melhor.
Marleen Reusser regressa à competição depois de lesão, é um elemento muito importante nesta equipa.
Lidl-Trek
Elisa Longo Borghini está a voar este ano, tem oportunidade de confirmar aqui. Há terreno para ela impôr a sua lei, no entanto, uma grande volta é um contexto diferente de uma prova de um dia ou uma prova por etapas mais curta.
Gaia Realini é a outra opção da Lidl-Trek, a pequena italiana é uma das melhores escaladoras do pelotão, no ano passado fez pódio.
Amanda Spratt é a terceira carta, poderá ser usada para pressionar as rivais.
Lizzie Deignan deverá ser a ciclista para as etapas planas.
Team Visma | Lease a Bike
Marianne Vos será uma das protagonistas nas etapas planas, está em grande forma, o tempo de lutar pela geral terminou há bastante tempo, para isso a equipa tem Riejanne Markus mostrou na Fleche e na LBL que está a subir de forma, no ano passado terminou no top-5.
CANYON//SRAM Racing
Katarzyna Niewiadoma mostrou nas Ardenas que está como sempre, em boa forma, o problema é ganhar e ela conseguiu finalmente dar esse passo na Flache Wallone. As subidas longas são um problema maior para ela, Vollering e Longo-Borghini estão num patamar diferente nesse aspeto.
Ricarda Bauernfeind em 2023 afirmou-se como uma das melhores escaladoras, uma ciclistas de grande qualidade que é candidata ao top-10. para as rivais.
Neve Bradbury começou o ano a voar, magnifica na montanha, este trio da Canyon pode ser uma dor de cabeça para as rivais.
Team dsm-firmenich PostNL
Para a geral têm Juliette Labous, uma das ciclistas que mais evoluíram nos últimos anos, principalmente na montanha, séria candidata ao pódio. Para os sprints, Charlotte Kool marca presença e sem Lorena Wiebes, apenas Marianne Vos poderá evitar o dominio nestas chegada, Rachelle Barbieri será a sua lançadora principal.
FDJ-SUEZ
Uma das equipas mais interessantes, para a geral Evita Muzic deverá ser a aposta com Marta Cavalli como segunda carta, a italiana continua tentar recuperar a melhor forma depois da grave lesão, nas Ardenas deu sinais positivos.
Grace Brown que acaba de vencer a LBL, chega motivada e deverá tentar ganhar etapas através das fugas.
Liv AlUla Jayco
Mavi Garcia lidera a equipa australiana, não está a ter uma temporada feliz mas a espanhola costuma ser bastante regular nas provas por etapas, candidata top-10.
EF
Têm duas ciclistas que gostamos bastante, Kim Cadzow que brilhou nas Ardenas, portanto a forma está lá, será interessante vê-la nas subidas mais longas, se aguenta com as melhores.
Kristen Faulkner dispensa apresentações, um ciclista extremamente atacante e que pode causar o caos.
★★★★★ Vollering, Longo-Borghini
★★★★ Niewadioma, Realini
★★★ Muzic, Labous
★★ Markus, Fisher-Black
★ Garcia, Bauernfeind, Cadzow, Bradbury
A nossa aposta: Demi Vollering
Joker: Neve Bradbury
TV: Eurosport 1 (15:00, Lisboa)
Post a Comment