27ª La Flèche Wallonne Féminine (1.WWT) - Antevisão
Este ano comemora-se a 27ª edição da La Flèche Wallonne Féminine.
Tal como na prova masculina, também a feminina termina com a mítica peregrinação até ao “O caminho das capelas”, termo religioso que se aplica àquele que é conhecido como Muro de Huy, devido à presença de sete capelinhas em plena subida.
Na lista das ciclistas mais vitoriosas da La Flèche Wallonne Féminine estão Anna van der Breggen com 7 vitórias, Marianne Vos com 5, Nicole Cooke e Fabiana Luperini ambas com 3 vitórias cada.
Últimas vencedoras da Prova
2014 Pauline Ferrand-Prévot (FRA) Rabo Liv Women Cycling Team
2015 Anna van der Breggen (NED) Rabo Liv Women Cycling Team
2016 Anna van der Breggen (NED) Rabo Liv Women Cycling Team
2017 Anna van der Breggen (NED) Boels - Dolmans Cycling Team
2018 Anna van der Breggen (NED) Boels - Dolmans Cycling Team
2019 Anna van der Breggen (NED) Boels - Dolmans Cycling Team
2020 Anna van der Breggen (NED) Boels - Dolmans Cycling Team
2021 Anna van der Breggen (NED) Team SD Worx
2022 Marta Cavalli (ITA) FDJ-SUEZ-Futuroscope
2023 Demi Vollering (NED) Team SD Worx-Protime
Percurso
Huy › Mur de Huy (146 Km)
Seguir em direto: @flechewallonne, #FlecheWallonne
Huy › Mur de Huy (146 Km)
Tal como tem vindo a ser tradição, a prova feminina parte de Huy e, este ano, tem cerca de mais 15 Km que em 2023.
O pelotão feminino passará pela primeira vez na meta aos 114,3 Km, depois farão nova ascensão ao Côte d'Ereffe (2.1 Km a 5,6%), para de seguida voltarem a subir o Mur de Huy onde tudo se deverá decidir.
Km 7,1: Côte de Gives (2,1 km, média de 5,5%)
Km 37,6: Côte de Courrière (1,4 km, média de 7,1%)
Km 53,4: Costa Evrehailles (2,6 km, média de 5,2%)
Km 101,4: Cote d'Ereffe (2,1 km, média de 5%)
Km 114,3: Mur de Huy (1,3 km, média de 9,6%)
Km 133,1: Cote d'Ereffe (2,1 km, média de 5%)
Meta: – Mur de Huy (1,3 km, média de 9,6%)
Temperaturas entre os 7ºC e os 10ºC, num dia nublado e com 90% de probabilidade de chover.
Favoritas
Team SD Worx-Protime
Demi Vollering ainda não venceu esta temporada. Ela estará presente para defender o título conquistado no ano passado, mas está longe da forma que demonstrou em 2023.
A equipa conta também com Niamh Fisher-Black para tentar bater a concorrência.
Lotte Koepcky também estará presente. Apesar das sensações que deu na Amstel Gold Race não terem sido as melhores, é sempre uma ciclista para estar na lista de favoritas.
Lidl-Trek
Elisa Longo Borghini nunca venceu a Flèche Wallonne. Já esteve perto, por 3 vezes, mas nunca conseguiu a tão desejada vitória. Ela tinha dito que estava a forcar-se nas clássicas das Ardenas e que por esse motivo iria saltar o Paris-Roubaix, mas agora disse que seria Gaia Realini a líder da equipa. O que é certo é que devemos ter as duas em consideração para uma possível vitória.
Outro nome que não pode ser descartado é Shirin Van Anrooij. Ela tem estado em boa forma e muito regular nas clássicas.
Liv AlUla Jayco
Mavi Garcia tem tido óptimos resultados na Flèche Wallonne Femmes ao longo dos últimos anos. Deveremos voltar a vê-la atacar e a colocar pressão nas adversárias. E quem sabe não volta a conseguir um bom resultado.
FDJ-SUEZ
Évita Muzic vem de fazer 2º lugar no GP Féminin de Chambéry. Ela ficou em 5º lugar na FLèche Wallonne do ano passado e deverá ser a líder da FDJ.
Marta Cavalli, que já venceu a prova, também estará presente. Mas a italiana pouco competiu este ano, sendo uma incógnita o seu estado de forma.
AG Insurance-Soudal Team
É incrível o histórico de Ashleigh Moolman-Pasio na Flèche Wallonne. Ela conseguiu ficar no top 10 em 12 participações, com dois pódios à mistura. Com certeza voltaremos a vê-la tentar estar na frente para fechar mais um bom resultado no Mur de Huy.
UAE Team ADQ
Erica Magnaldi nunca ficou no top 10 da Flèche Wallonne Femmes. Mas a ciclista italiana está em boa forma, depois de ter fechado o pódio no GP Féminin de Chambéry no fim de semana passado.
CANYON//SRAM Racing
Kasia Niewiadoma é outro caso que já esteve muito perto de vencer a Flèche Wallonne Femmes por diversas vezes ao longo dos anos. Este ano ela já demonstrou estar bem, o que indica de vai estar novamente na busca pelo tão desejado lugar mais alto do pódio.
A equipa conta também com Ricarda Bauernfeind e Elise Chabbey para ajudar a aumentar o ritmo no Mur de Huy.
Fenix-Deceuninck
Yara Kastelijn fez uma Amstel Gold Race bastante interessante, tendo terminado no 9º lugar. Ela participou duas vezes na Flèche Wallonne, tendo sido 10ª classificada em 2023 e 9ª em 2022. Parece ser bem possível que consiga um desempenho semelhante.
Team dsm-firmenich PostNL
O melhor resultado de Juliette Labous na Flèche Wallonne é o 6º lugar em 2021. Em 6 participações, esse é também o seu único top 10 na prova. Labous foi 4ª classificada na Setmana Ciclista Valenciana e vem de fazer 19º lugar na Amstel Gold Race.
Team Visma | Lease a Bike
A liderança na Visma | Lease a Bike ficará por conta de Fem van Empel. Apesar da sua brilhante temporada no ciclocross, a verdade é que a ciclista dos Países Baixos ainda não se destacou na estrada. Tem como melhor resultado o 17º lugar na Volta à Flandres.
★★★★★ Vollering
★★★★ Longo-Borgini, Niewiadoma
★★★ Realini, Moolman
★★ Fisher-Black, Muzic, Van Anrooij
★ Garcia, Kopecky, Chabbey, Van Empel
A nossa aposta: Demi Vollering
Joker: Fem Van Empel
Post a Comment