Header Ads

Paris-Nice (2.WT) - Antevisão

 

Hoje começa a 83ª edição da 'corrida do Sol', uma das provas por etapas mais importante do calendário após as grandes voltas.
A prova realizou-se pela primeira vez em 1933 e foi vencida por Alfons Schepers da Bélgica.O Paris-Nice é muitas vezes referenciado como o 'verdadeiro' inicio da temporada de ciclismo, no entanto, nos últimos anos com a introdução de novas provas, cada vez menos se faz essa referência.
O ciclista com mais sucesso no Paris-Nice é o Irlandês Sean Kelly que venceu sete edições consecutivas, entre 1982-1988, um feito notável. A lista de vencedores é de autêntico luxo, sendo uma das provas com maior prestigio a seguir às Grandes Voltas, além do já referenciado Sean Kelly, outros nomes se destacam: Jacques Anquetil, Eddy Merckx, Joop Zoetemelk, Raymond Poulidor, Miguel Indurain, Tony Rominger, Laurent Jalabert e Alberto Contador, .

História

últimos 10 vencedores
2014 Carlos Betancur (COL) Ag2r–La Mondiale
2015 Richie Porte (AUS) Team Sky
2016 Geraint Thomas (GBR) Team Sky
2017 Sérgio Henao (COL) Team Sky
2018 Marc Soler (ESP) Movistar
2019 Egan Bernal (COL) Team Sky
2020 Maximilian Schachmann (GER) Bora-Hansgrohe
2021 Maximilian Schachmann (GER) Bora-Hansgrohe
2022 Primoz-Roglic (SLO) Jumbo-Visma
2023 Tadej Pogacar (SLO) UAE

Percurso




 03/03 Etapa 1 | Les Mureaux - Les Mureaux (157.7 Km)
 04/03 Etapa 2 | Thoiry - Montargis (177.6 Km)
 05/03 Etapa 3 (TTT) | Auxerre - Auxerre (26.9 Km)
 06/03 Etapa 4 | Chalon-sur-Saône - Mont Brouilly (183 Km)
 07/03 Etapa 5 | Saint-Sauveur-de-Montagut - Sisteron (193.5 Km)
 08/03 Etapa 6 | Sisteron - La-Colle-sur-Loup (198.2 Km)
 09/03 Etapa 7 | Nice - Auron (173 Km)
 10/03 Etapa 8 | Nice - Nice (109.3 Km)

Percurso variado como é costume na corrida do Sol e com o vento a poder ser protagonista.
Ao terceiro dia há um contrarrelógio coletivo de 27 Km que será muito importante para a dinâmica da prova e fará diferenças importantes. Os sprinters não irão ter muitas oportunidades, a 2ª etapa é o dia mais óbvio.

Perfis

 03/03 Etapa 1 | Les Mureaux - Les Mureaux (157.7 Km)

A etapa de abertura é um dia carregado de subidas curtas. A última a 12 km antes da chegada, 2,6 Km a 5,1% com uma rampa a 14%. É um dia que tanto pode dar um sprint massivo como um grupo restrito chegar na frente ou alguém isolado.

 04/03 Etapa 2 | Thoiry - Montargis (177.6 Km)

Sprint massivo.

 05/03 Etapa 3 (TTT) | Auxerre - Auxerre (26.9 Km)

Contra-relógio por equipas de 27 Km um pouco ondulado em que as melhores equipas poderão ganhar tempo considerável sobre as equipas mais frágeis. Ciclistas como Gaudu, Gall e Bilbao/Buitrago serão penalizados, o objetivo para esses cilcistas será minimizar perdas.

 06/03 Etapa 4 | Chalon-sur-Saône - Mont Brouilly (183 Km)

Cinco contagens de 2ª categoria, uma delas coincide com final, é o Mont Brouilly (3 km, 7,7%). Dia para uma fuga ou homens da geral.

 07/03 Etapa 5 | Saint-Sauveur-de-Montagut - Sisteron (193.5 Km)

Dia com quatro subidas de 3ª categoria, nenhuma propriamente muito dura. Tem tudo para ser um dia para a fuga, depende da força das equipas dos sprinters.

 08/03 Etapa 6 | Sisteron - La-Colle-sur-Loup (198.2 Km)

Dia bem mais exigente que o anterior, cinco contagens categorizadas a última a menos de 20 Km da meta com rampas durinhas que poderão eliminar os sprinters. Esta é mais uma oportunidade para a fuga.

 09/03 Etapa 7 | Nice - Auron (173 Km)

Esta é a etapa rainha da prova. Duas contagens de 1ª categoria nos últimos 60 Km, a primeira é La Colmiane (7,5 Km a 7,1%) e a segunda coincide com a meta, Auron (7,3 Km, 7,2%).





 10/03 Etapa 8 | Nice - Nice (109.3 Km)

Clássica última etapa, 109 Km com partida e chegada em Nice. Poucos metros de terreno plano, a lista de subidas é interessante como já é hábito no último dia: Côte de Levens (6,1 Km a 4,9%), a Côte de Châteauneuf (5,4 Km a 4,6%), a Côte de Berre-les-Alpes (6,3 Km a 6%) e a Côte de Peille (6,6 Km a 6,8%). Com o topo a 9 Km da meta está o tradicional Col d'Èze com os seus 6,7 Km a 7.6%, é a última oportunidade, depois é descer até Nice.




Startlist

Aqui

Favoritos

Sprinters

São poucas as oportunidades, além disso, os sprinters versáteis são beneficiados pelos perfis das etapas. Apenas uma etapa é para sprinters puros.

Mads Pedersen
Versátil e começou a temporada em grande forma. Sério candidato a ser o primeiro camisola amarela.

Olav Kooij
Foi o único a bater Tim Merlier no UAE Tour, é um  sprinter versátil com uma tremenda ponta final. Affini e irmãos Van Dijk para o lançar.

Arnaud De Lie
Não começou o ano da melhor forma, o que se passou em Le Samyn  foi lamentável.  Mas a sua classe e versatilidade faz com que seja  candidato a ganhar alguma etapa.

Gerben Thijssen
Sprinter que se tem estabelecido na elite mundial. É um sprinter puro e por isso não terá muitas as oportunidades.

Fabio Jakobsen
Não começou bem na DSM. Tal como Thijssen não tem muitas oportunidades para brilhar, é dos que não aguenta uma lomba.

Dylan Groenewegen
Horrível UAE Tour, posicionamento é um problema crónico. Junta-se a Thijssen e Jakobsen na lista dos sprinters puros.

Arvid De Kleijn
Começou o ano em grande forma, sprinter poderoso e de uma equipa que está à caça de pontos.

★★★ Pedersen, Kooij
★★ De Lie, Thijssen, Jakobsen, De Kleijn, Groenewegen
★  Démare, Groves, Coquard, van Poppel, Pithie

Geral

Soudal-Quickstep
All-in para Remco Evenepoel. O percurso é bom para o belga, o apoio da equipa também é decente, o contra-relógio por equipas poderá dar-lhe vantagem sobre a maioria dos adversários.
Venceu a Algarvia, mas foi batido duas vezes por Martinez no sprint de montanha, deverá vir da Bora-Hansgrohe novamente o grande adversário.

Bora-Hansgrohe
Primoz Roglic estreia-se pela nova equipa, vai ser estanho vê-lo com novas cores. Tem diversas oportunidades para aplicar o seu mortífero arranque na montanha. O grande problema poderá ser o contra-relógio por equipas, é uma incógnita como a Bora-Hansgrohe irá se portar.
Aleksandr Vlasov pode ser uma ajuda tremenda para o eslovena e um plano B.

UAE
Depois do colapso em casa, a UAE procura recuperar as dinâmicas do seu bloco de provas por etapas. Desta vez têm um ciclista muito mais regular e fiável, João Almeida, que se estreia na temporada e ambiciona o pódio.
Jay Vine, Marc Soler e Finn Fisher-Black, Brandon McNulty são apoios importantes para o luso e em principio serão das melhores equipas no contra-relógio.

Groupama-FDJ
Sem Lenny Martinez a equipa de Madiot tem David Gaudu como líder. No Gran Camiño mostrou estar longe da melhor forma, para disputar a vitória teria de ter uma evolução meteórica de uma semana para a outra, além isso o contra-relógio penalizará a equipa francesa. No ano passado Gaudu foi 2º atrás de Pogacar.

Visma-LAB
Sem Vingegaard a equipa neerlandesa deixa a responsabilidade de liderar para Mateo Jorgenson. O americano mostrou um nível bastante bom na abertura das clássicas na Bélgica e tem diversas etapas que lhe assentam bem. 
Wilco Kelderman pode ser o plano B, andou bastante bem no Gran Camiño, onde foi o principal gregário.

Lidl-Trek
Mattias Skjelmose começou o ano com boas pernas, não ganhou mas mostrou bom nível. Lutar pelo pódio poderá ser complicado contra esta concorrência mas não será impossível. O dinamarquês já confessou que se quer tornar num ciclista de provas por etapas e este Paris-Nice é um dos grandes objetivos deste inicio de temporada.

Ineos 
Egan Bernal andou bastante bem no Gran Camiño e o o grande objetivo é dar sequência aqui no Paris-Nice. A outra opção da equipa britânica é Carlos Rodriguez que misteriosamente perdeu muito tempo numa das etapas do Gran Camiño e fez com que ficasse fora da luta, mas é expectável que aqui esteja entre os primeiros, é um dos melhores trepadores do pelotão.
A Ineos espera ser uma das melhores no contra-relógio.

Bahrain
Por fim a Bahrain que conta com um dos ciclistas mais regulares do pelotão, Pello Bilbao que  ganha pouco mas raramente não está no top-10. Outra carta importante para os árabes é Santiago Buitrago que começou o ano muito forte, veremos se consegue ser constante de forma a não ter um dia mau.
Jack Haig é o outro ciclista que pode fazer alguma coisa de relevante para a geral.
O contra-relógio deverá penalizá-los um pouco.

Decathlon Ag2r
Têm um dos melhores escaladores da atualidade, Felix Gall. O austríaco fez um 2023 de alto nível, foi o ano da confirmação. A ambição é melhorar o que fez no ano passado e para isso neste Paris-Nice tem um ajudante de grande nível, Aurelien Paret-Peintre.
O problema é o contra-relógio onde irão perder tempo.

★★★★★  Evenepoel
★★★★ Roglic
★★★ Almeida, Jorgenson
★★ Skjelmose, Bilbao
★ Rodriguez, Buitrago, Gall

A nossa aposta: Remco Evenepoel
Joker: Egan Bernal

Seguir em direto: @ParisNice, #ParisNice
Eurosport (consultar programação do canal)

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.