Header Ads

Figueira Champions Classic (1.Pro) - Antevisão

 

Depois de uma estreia de sucesso em 2023, a 2ª edição da Figueira Champions Classic promete muito, com um percurso modificado, com mais dureza e que promete mais espetáculo.
A edição inaugural foi ganha por Casper Pedersen que não estará a defender o ceptro.

História

vencedor
2023 Casper Pederson (DEN) Deceuninck-QuickStep

Percurso

São Pedro (Figueira da Foz) - Figueira da Foz, 220 Km

Partida: ~11:30
Chegada: entre 16:20 e 17:00

Em contra ciclo com a tendência no ciclismo, a organização decidiu aumentar a quilometragem, mais uma volta em relação à edição do ano passado. Com 220 Km de extensão, é uma das mais longas deste período (janeiro e fevereiro) e um teste interessante para ver o estado de forma de algumas das figuras do pelotão internacional.
As quatro passagens na Rua do Parque Florestal vai decidir a prova, é a subida mais dura e seletiva, com 2,1 Km de extensão a 8%, a parte final da subida é uma parede com percentagens acima dos 10%. 
A última passagem tem o topo a 19 Km da meta.

A outra subida importante no circuito é o Enforca Cães, mas comparada com a anterior é mais 'fácil', apenas 900 metros a 7,3%. A última passagem tem o topo a 5 Km da meta.


Startlist

Aqui

Meteorologia


Temperatura a rondar 13ºC.
Alguma chuva marcará presença.
Vento forte que vai variar de direção, potenciando uma corrida para o pessoal ofensivo fazer estragos.


Favoritos

Com a adição de mais uma volta, o percurso passa para os 220 Km, o que nesta altura do ano pode deixar marcas. As condições meteorológicas também serão adversas.
Com este cenário, acreditamos que será uma corrida seletiva e a vitória estará num grupo muito restrito ou alguém ganhará isolado.

Soudal-QuickStep
Remco Evenepoel começa a temporada aqui e tem um percurso à medida. Se estiver relativamente bem, então será complicado batê-lo, mas não sabemos o estado de forma dele e por isso é uma incógnita.
Mikel Landa também abre o ano na Figueira, seria surpreendente vê-lo a ganhar neste percurso, o basco prefere subidas mais longas.

UAE
No papel é a melhor equipa em prova, com Isaac Del Toro que começou o ano a voar e neste percurso pode ser uma carta a jogar. António Morgado mostrou algumas coisas na Austrália, a sua explosividade pode fazer imensos estragos neste percurso, além disso, corre 'em casa' e a motivação é elevada.
Marc Hirschi terminou 2023 em grande forma, se estiver com as mesmas pernas, então é um dos grandes favoritos.

Lidl-Trek
Andrea Bagioli é outro que terminou 2023 a voar. É explosivo e tem uma ponta final muito decente, mas tal como outros, a forma é uma incógnita.
Ao contrário de outras equipas, a Lidl-Trek não tem uma alternativa óbvia a Bagioli, Mattias Vacek pode ser esse nome, mas temos algumas reservas.

Movistar
Ruben Guerreiro no principio de carreira adorava este tipo de subidas, nesta fase da carreira, se as subidas fossem um pouco mais longas, seria melhor para ele. Mas a equipa espanhola parece confiar no 'Cowboy de Pegões'.
Pelayo Sanchez é um plano B de luxo, o espanhol começou o ano em grande, venceu em Maiorca e neste percurso é um ciclista perigoso.

Intermarchè-Wanty
Rune Herregodts surpreendeu no ano passado ao ser 2º, este ano é ainda mais candidato aos primeiros lugares, mostrou boas pernas na abertura da temporada.
Mike Teunissen preferia um percurso ou pouco menos duro, temos algumas duvidas que consiga estar na luta pela vitória.

Astana
A equipa cazaque trás um trio italiano que pode brilhar: Simone Velasco, Samuele Battistella e Cristina Scaroni. Este último andou bastante bem na Austrália, Velasco é um daqueles ciclistas que de repente saca uma exibição, o que parece em pior momento é Battistela.

Alpecin-Deceuninck
O Quentin Hermans de há dois anos era um favorito neste percurso, mas a temporada passada foi uma desilusão e temos dúvidas sobre ele.
A equipa belga ainda tem: Nicola Conci, Lars Boven e Xandro Meurisse, não é propriamente a equipa favorita para ganhar, mas há muita qualidade neste grupo.

Outros
Marius Mayrhofer não ganhou em Maiorca por pouco, está em boa forma e este percurso é à sua medida, as subidas tem alguma dureza mas ele pode aguentar.
Atenção a Vincenzo Albanese, andou muito bem nas primeiras provas, é competente em subidas curtas e tem uma ponta final temível, é o líder da Arkea aqui.

De entre os sprinters, Marijn Van der Berg no ano passado foi 3º, mas este ano o percurso é um pouco mais duro e seletivo e isso deixa-nos algumas dúvidas.
Casper Van Uden já ganhou este ano, mas neste percurso dificilmente estará na luta pela vitória.

Equipas 'Tugas'
Não esperamos um grande resultado, até porque as equipas portuguesas ainda estão numa fase muito inicial da preparação da temporada e os seus objetivos estão focados no verão.
Se alguém conseguir intrometer-se no top-10 será um extraordinário resultado.

★ Evenepoel
★ Bagioli, Hirschi
★ Albanese, Guerreiro, Del Toro
★ Morgado, Mayrhofer
★ Sanchez, Herregodts, Scaroni, Velasco

A nossa aposta: Remco Evenepoel
Joker: António 'Bigode' Morgado


Seguir em direto: #figueirachampionsclassic

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.