Header Ads

Volta à França 2023 - Antevisão da 10ª etapa

Primeiro dia de descanso ultrapassado, os ciclistas enfrentam um dia que promete ser da fuga. Etapa serrote de manual.

Vulcania - Issoire, 167,2 Km


Sobe e desce constante, um serrote dá as boas vindas à segunda semana.
O pelotão atravessa a Chaîne des Puys, que é a mais recente formação vulcânica na França. Partida em Vulcania e aparece logo uma subida de 3ª categoria, a primeira de cinco, rapidamente uma fuga se deve formar e consolidar-se. No menu estão cinco contagens de montanha:

- Col de Moreno (Cat 3) 5 Km a 4.8%
- Col de Guery (Cat 3) 7.7 Km a 4.9%
- Col de la Croix Saint-Robert (Cat 2) 5.8 Km a 6.2%
- Côte de Saint-Victor-la Riviere (Cat 3) 2.6 Km a 6%
- Côte de La Chapelle-Marcousse (Cat 3) 6.4 Km a 5.8%


Final

A última subida categorizada do dia começa a 35 Km da meta, tem a extensão de 6,6 Km a 5,8%, a dois Km do topo há rampas a 15%.
O Topo está a cerca de 29 Km da meta, daí até à meta o percurso é quase sempre em descida. As descidas podem ser fundamentais na resolução da etapa.

Condições meteorológicas

Algumas nuvens, mas sem chuva.
min. 27ºC 
máx 31ºC
Vento fraco na parte inicial, vento moderado e forte na parte final de oeste.



Cenários

Fuga?

95%

A etapa é demasiado dura para os sprinters e muito suave para os homens da geral. Tudo indica que seja para a fuga, um cenário que não seja esse irá ser uma das grandes surpresas deste Tour.
A parte inicial da etapa é perfeita para a formação de uma fuga forte, com um misto de puncheurs, escaladores e classicômanos.

Favoritos

Wout Van Aert
Tem estado em muitas fugas, mas tem sido sempre utilizado como ponte para Vingegaard. O perfil desta etapa é perfeito para ele, a grande dúvida é se a equipa vai deixar que ele vá para a fuga ou vai resguardá-lo no pelotão para as etapas mais duras no apoio ao dinamarquês.

Mathieu van der Poel
Até agora apenas se destacou no lançamento de sprint, mas esta etapa não é adequado a Philipsen, por isso pensamos que ele vai tentar estar na fuga, esta é um dia interessante para ele tentar sacar uma vitória de etapa.

Matej Mohoric
Fez uma bela ascensão ao Puy de Dôme, mostrou que está em forma. Esta etapa é bem mais adequada ao seu estilo, ainda por cima os último 30 Km são quase todos em descida.
A Bahrain precisa de sacar alguma coisa deste Tour, Landa e Bilbao estão a desiludir na geral.

Julian Alaphilippe
Pelo menos tem tentado, mas este Alaphilippe nada tem a ver com aquele ciclista ultra agressivo e capaz de ganhar em vários terrenos. Mas a Soudal-Quickstep precisa de resultados e o francês parece ser o único capaz de conseguir algo neste Tour para os belgas.

Valentin Madouas
Este terreno é perfeito para Madouas, resta saber se vai ter de ficar no pelotão ao lado do 8º classificado da geral a dar-lhe apoio na defesa desse lugar.

Michal Kwiatkowski
No Cauterets ainda aguentou um bom bocado o ritmo dos dois aliens. Está em boa forma e este tipo de terreno é a sua especialidade.

Magnus Cort
No ano passado venceu à 10ª etapa, este ano volta a ter uma etapa à medida. O problema é que este ano mal temos visto Cort e temos algumas dúvidas do seu estado de forma.
Alberto Bettiol é outra boa aposta da EF para hoje.

 Van Aert
  van der Poel, Mohoric
 Cort, Alaphilippe, Kwiatkowski, Wright...

A nossa aposta: Wout Van Aert
Joker: Magnus Cort

Seguir em direto: #Tour, #TDF2023, #TDF
TV: 
Eurosport 1 - 11:45 WEST
RTP 2  - 14:30 WEST


Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.