Clasica San Sebastian (1.WT) - Antevisão
Com o Tour fresco na memória, aparece uma das clássicas mais relevantes desta fase do calendário, a mais importante do país vizinho. A Clássica de San Sebastian apesar de ser ainda relativamente jovem (42ª edição em 2022), a primeira foi disputada em 1981, conta com um prestigio único no ciclismo espanhol, com um naipe notável de vencedores ao longos dos anos.
A Espanha domina com 13 vitórias, seguido da Itália com 7 e a França com 5. Um basco detém o maior número de vitórias, Marino Lejarreta, vencedor das duas primeiras edições, com três vitórias é o recordista.
História
últimos vencedores
2010 Luis León Sánchez (ESP) Caisse d'Epargne2011 Philippe Gilbert (BEL) Omega Pharma–Lotto
2012 Luis León Sánchez (ESP) Rabobank
2013 Tony Gallopin (FRA) RadioShack–Leopard
2014 Alejandro Valverde (ESP) Movistar Team
2015 Adam Yates (GBR) Orica–GreenEDGE
2016 Bauke Mollema (NED) Trek–Segafredo
2017 Michał Kwiatkowski (POL) Team Sky
2018 Julian Alaphilippe (Fra) Quick-Step Floors
2019 Remco Evenepoel (Bel) Deceuninck-QuickStep
2020 Não se realizou
2021 Neilson Powless (EUA) EF
2022 Remco Evenepoel (Bel) Quick-Step
A última subida do dia é o Alto de Murgil, um autêntico muro e aquele que decidirá o vencedor. São 1,9 Km a 10,6%. O topo fica a 8 Km da meta, até San Sebastian é descida e já dentro da cidade é plano.
Percurso
San Sebastian › San Sebastian (230,3 Km)
Clássica muito dura com mais de 220 Km e com os muros bascos a massacrarem as pernas dos ciclistas. Os primeiros 105 Km contam com três dificuldades importantes: Azkarate, Urraki e Alkiza.
Os últimos 80 Km são os decisivos e os mais duros, com as três subidas mais clássicas da zona de San Sebastian. A primeira é a Jaizkibel, que este ano apenas será passada uma vez, são 7,4 Km a 5,9%.
Segue-se o Erlaitz, com 7,8 Km a 6,3%, o topo está um pouco longe da meta. Entre o Erlaitz e o Murgil também há um espaçamento grande.
Startlist
Aqui
Condições meteorológicas
Sol.
25ºC.
Vento moderado de norte e noroeste.
Favoritos
Remco Evenepoel
Duplo vencedor e grande favorito a vencer novamente. Preparou esta fase da temporada ao milímetro, depois da desilusão do Giro o belga tem obrigação de fazer um final de época de grande nível, começa hoje, passa pelos mundiais e depois a Vuelta.
Adora esta prova.
Juan Ayuso
A meio da semana caiu quando seguia isolado, a dúvida é se fisicamente ficou com algumas mazelas. Em condições normais é um candidato a ganhar a etapa, o possível duelo com Evenepoel é atrativo.
Tiesj Benoot
Foi pódio em 2023 e este ano parece ainda melhor, acabou o Tour a voar. Lidera as abelhas e isso é meio caminho andado para estar entre os primeiros lugares.
Carlos Rodriguez
Acabou o Tour bastante marcado por uma queda, mas a Ineos decidiu trazê-lo o que indica que confiam na condição física dele. Candidato ao pódio, no ano passado foi 5º.
Felix Gall
Acabou o Tour a voar, a grande dúvida é saber como anda em provas de um dia. A Ag2r tem O'Connor como plano B.
Ben Healy
Uma das revelações do ano, uma locomotiva, o grande problema é a sua incapacidade no sprint. Por estar mais fresco que o pessoal que veio do Tour, acreditamos que é uma aposta melhor que Powless dentro da equipa, o americano já venceu esta prova mas acabou o Tour bastante desgastado.
Bauke Mollema
DNF-5-9-2-6-1-3-2-5-10-4
Mr. San Sebastian, a consistência é notável, ama esta prova e todos os anos está entre o top-10, este ano não deve ser diferente.
Pello Bilbao
Corre no País Basco e acabou o Tour em grande forma. Curiosamente não tem um grande historial na prova, mas este ano chega em melhor forma e com o estatuto de líder.
Santiago Buitrago
Uma opção B de grande nível para a Bahrain, é um ciclista que anda bem em provas de um dia, foi 3º na LBL.
Está fresco.
Romain Bardet
Abandonou o Tour, existem dúvidas sobre a sua condição mas a DSM confia nele. É um corredor competente neste tipo de provas.
★★★★★ Evenepoel
★★★★ Ayuso
★★★ Bilbao, Benoot, Rodriguez
★★ Gall, Healy, Buitrago, Bardet, Mollema
★ Gregoire, Vlasov, Powless, Hirschi, Vlasov
A nossa aposta: Remco Evenepoel
Joker: Romain Gregoire
Seguir em direto: @dklasikoa, #klasikoa, Eitb
TV: EiTB
Post a Comment