Header Ads

Giro d'Italia 2023 - Antevisão da 1ª etapa

Translator
A primeira grande volta do ano chegou e com um contrarrelógio individual a abrir. Hoje já veremos diferenças importantes entre os homens da geral.

Fossacesia Marina - Ortona, 19,6 Km


Contrarrelógio de 19,6 Km caracterizado por ser plano ao longo da costa em direção a noroeste, o vento é um fator importante neste tipo de percurso. Os primeiros 17 Km são planos com passagem por 6 túneis.
Após a parte plana de 17 Km aparece uma subida de 1300 metros a 5% seguida de um seção com uma curta descida e ligeira descida até à meta. Este 2 Km finais tem uma série de curvas em ferradura.

Pontos de cronometragem:
1 - 9,8 Km
2 - 16,8 Km

Condições meteorológicas

Sol.
19ºC. 
Vento fraco a moderado de oeste (10-17 Km/h), na parte plana os ciclistas irão ter vento de lateral/costas.

mapa de sanluca.cc

Favoritos

Pippo Ganna
Os 17 Km iniciais são perfeitos para ele e o Giro é um dos objetivos do italiano. Andou bem na primavera desde Milão-São Remo até ao Roubaix, foi um dos melhor dos terrestres. A parte final não é a ideal para ele, mas a subida é bastante dócil e ele não é propriamente um coxo a subir.
Já venceu duas vezes o crono inicial do Giro e pode fazer o hattrick, a maglia rosa é uma motivação extra. 

Stefan Kung
No único confronto com Ganna este ano (Algarve), venceu. Tal e qual o italiano, os 17 Km são ideais para ele, mas o suíço é outro que não é propriamente fraco a subir, principalmente estas subidinhas curtas.

Remco Evenepoel
O belga é um dos melhores na especialidade, tem das posições mais eficazes em cima de uma bicicleta de contrarrelógio e é essa a razão que consegue compensar a falta de peso contra homens como Ganna e Kung.
Num dia bom é candidato a ganhar o crono.

Primoz Roglic
É o campeão olímpico de contrarrelógio e isso já diz tudo sobre o que pode fazer o esloveno. Certamente preferia um crono com mais dificuldade e longo, mas o esloveno em forma pode lutar pelos primeiros lugares.

Josef Cerny 
Vencedor do prólogo na Romandia, mas depois no crono esteve um pouco longe dos melhores, sendo que o perfil não era ao seu gosto já que tinha uma subida complicada.
Os primeiros 17 Km são perfeitos para ele, de qualquer forma seria surpreendente vê-lo bater Ganna, Kung, Evenepoel ou Roglic.

Edoardo Affini
Affini é um daqueles ciclistas que procura chegar a um sonho, mas por uma ou outra razão nunca consegue. Vencer uma etapa do Giro é esse sonho, em 202, este ano com o bónus da maglia rosa, motivação máxima para hoje.

João Almeida
No Tirreno-Adriático conseguiu finalmente fazer um bom crono. Desde que entrou na UAE não nos lembramos de muitos, parecia que tinha retrocedido na especialidade, esperemos que regresse ao nível que nos habituou na Quick-Step porque para este Giro vai ser-lhe útil.
Dos homens da geral, tirando Remco e Roglic, no papel deve ser o melhor dos outros juntamente com Thomas.

Lennard Kamna
No inicio da carreira esta era a sua especialidade, evoluiu para um caça-etapas lendário e este ano parece querer voltar ao contrarrelógio. No crono do Tirreno-Adriático apenas foi batido por Ganna.

 Ganna, Kung, Evenepoel
 Roglic
 Cerny, Affini, Almeida, Kamna

A nossa aposta: Pippo Ganna
Joker: Lennard Kamna

Seguir em direto: #Giro2021, #Giro, #Giro106
TV: Eurosport 1 (12:35, Lisboa)

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.