Header Ads

Itzulia (2.WT) - Antevisão



A Vuelta al País Vasco ou como os bascos costumam chamar, Itzulia, é uma das provas espanholas mais importantes do calendário. Este ano a Itzulia celebra a sua 62ª edição, disputada na região espanhola que tem os adeptos mais fervorosos.
A quantidade de vencedores ilustres da prova é notável, desde o primeiro vencedor, Francis Pélissier, passando por Gino Bartali, Luis Ocaña, Jacques Anquetil, Giovanni Battaglin, Sean Kelly, Claudio Chiappucci Tony Rominger, Alex Zulle, Laurent Jalabert, Alberto Contador, Nairo Quintana e Alejandro Valverde.
Entre 1931 e 1968, apenas se realizou uma única vez, foi em 1935 Gino Bartali ganhou essa edição. Nesse período, a guerra civil espanhola impediu que a prova se desenvolvesse.
Desde 1969 que nunca mais falhou, sendo realizada ininterruptamente até  aos dias de hoje. Prova marcada pela muita montanha e pelas paisagens deslumbrantes do País Basco.

História

2011 Andréas Kloden (GER) RadioShack
2012 Samuel Sánchez (ESP) Euskaltel-Euskadi
2013 Nairo Quintana (COL) Movistar Team
2014 Alberto Contador (ESP) Tinkoff-Saxo
2015 Joaquim Rodríguez (ESP) Team Katusha
2016 Alberto Contador (ESP) Tinkoff 
2017 Alejandro Valverde (ESP) Movistar
2018 Primoz Roglic (SLO) LottoNL-Jumbo
2019 Ion Izagirre (ESP) Astana
2021 Primoz Roglic (ESL) Jumbo-Visma
2022 Daniel Martinez (COL) Ineos

Percurso


 03/04 Etapa 1 | Vitoria-Gasteiz - Labastida (165.4 Km)
 04/04 Etapa 2 | Viana - Leitza (193.8 Km)
 05/04 Etapa 3 | Errenteria - Amasa-Villabona (153.9 Km)
 06/04 Etapa 4 | Santurtzi - Santurtzi (175.7 Km)
 07/04 Etapa 5 | Amorebieta - Amorebieta (165.9 Km)
 08/04 Etapa 6 | Eibar - Eibar (137.8 Km)

Percurso tradicional, com etapas marcadas pelas subidas curtas mas desta vez não há contrarrelógio individual. È percurso perfeito para trepadores e puncheurs.

Um fator muito importante é o clima, normalmente o frio e a chuva marcam presença na prova. No inicio da semana são esperadas temperaturas a rondar os 7ºC, que aumentarão ao longo da semana. Não é esperada chuva durante a semana, no entanto o País Basco é conhecido pela instabilidade meteorológica.

Perfis

 03/04 Etapa 1 | Vitoria-Gasteiz - Labastida (165.4 Km)

No papel, parece ser a única oportunidade para os velocistas que não são muitos em prova. De qualquer forma são mais de 2600 metros de subida acumulada, ou seja, mesmo a etapa mais acessível tem muita subida. 
A parte final conta com sobe e desce constante, um serrote. Não será de espantar se os homens da geral estejam na luta pela vitória.

 04/04 Etapa 2 | Viana - Leitza (193.8 Km)

A etapa mais longa é também uma das mais difíceis, com 3200 m de acumulado a maior parte dos quais concentra-se na segunda metade da etapa. Além das subidas, as descidas também serão um fator importante na decisão. 
A grande dificuldade será a subida de Saldias, com 2,3 Km a 9,2% mas encontra-se longe da meta. A subida final é relativamente fácil 11 Km a 3,2%.

 05/04 Etapa 3 | Errenteria - Amasa-Villabona (153.9 Km)
Etapa explosiva, o circuito ao redor de Amasa-Villabona é onde a maior parte da ação está concentrada. Não há subidas categorizadas nos últimos 20 km, mas há quatro subidas curtas e acentuadas que farão a seleção, as estradas são estreitas e técnicas. A meta fica no topo de uma subida de 1,2 Km a 9,2%.

 06/04 Etapa 4 | Santurtzi - Santurtzi (175.7 Km)

Mais uma etapa serrote como quase todas no País Basco. Dia marcado pela última subida, La Asturiana tem 7,4 Km a 6,5% e deverá fazer uma seleção importante. Os 15 Km finais são em descida, que também pode ser decisiva.

 07/04 Etapa 5 | Amorebieta - Amorebieta (165.9 Km)

Mais um dia que conjuga subidas curtas e explosivas, descidas loucas e estradas estreitas. Entre a fuga e puncheurs deve estar o vencedor, com os homens da geral a poderem também ter algo a dizer, como qualquer etapa desta edição.

 08/04 Etapa 6 | Eibar - Eibar (137.8 Km)

Este é a etapa rainha da prova, com apenas 137,4 Km, mas com muita dureza, são 3 contagens de 1ª categoria, 2 de 2ª categoria e 3 de 3ª categoria. e
Basicamente será subir e descer com muitas poucas zonas de 'descanso'. A Izua deverá ser o ponto-chave da etapa, 4,1 Km a 9,2%, o topo está a 16 Km da meta com uma contagem de 3ª pelo meio.

Startlist

Aqui

Favoritos

Jumbo-Visma
Desiludiu um pouco no Paris-Nice, no entanto não foi preocupante, o objetivo é em julho e o dinamarquês está no bom caminho.
Tem uma boa equipa para o apoiar e espera-se que esteja um pouco melhor aqui. Estas chegadas explosivas não são perfeitas para ele, mas também não são propriamente um problema, aliás já ganhou provas neste tipo de percurso e o historial na Itzulia não é nada mau (2º e 6º).

Movistar
Enric Mas é um ciclista que gosta deste tipo de terreno e está aqui para ganhar, esse é o objetivo. A equipa espanhola apresenta um conjunto muito interessante com Ruben Guerreiro a ser uma alternativa.
Alex Aranburu tem algumas etapas perfeitas para as suas características, está em boa forma, corre em casa e conhece estas estradas como poucos.

Ineos
Daniel Martinez venceu a última edição, mas este ano deixa-nos duvidas que consiga estar entre os melhores. A vitória na Algarvia parecia que o lançava para uma boa temporada mas no Paris-Nice esteve muito longe dos melhores.
A equipa britânica não apresenta uma equipa que dê garantias, Bernal regressa de lesão e Hayter devia ser favorito para a 1ª etapa mas este ano ainda não apareceu.

Bahrain-Victorious
Conta com duas cartas para atacar a corrida que ainda por cima correm em casa. Pello Bilbao é um dos ciclistas mais regulares da atualidade, as chegadas desta edição são excelentes para ele, um ciclista com boa ponta final e que desce como poucos.
Mikel Landa é um dos melhores escaladores em prova e só por isso é candidato. Mostrou bom nível no Tirreno e na Catalunha.

Bora-Hansgrohe
Emanuel Buchmann ainda não apareceu este ano e temos dúvidas que lute pelos primeiros lugares aqui. Sergio Higuita mostrou excelentes pernas no GP Miguel Indurain e tem diversas chegadas boas para ele aplicar a sua ponta final.

UAE
Os árabes apresentam uma 'equipa B', Marc Soler tem estado a bom nível nas últimas semanas mas será que consegue ser consistente ao ponto de lutar com os melhores aqui?
Brandon McNulty é outro caso de falta de consistência.
Partem como outsiders.

David Gaudu
Grande nível no Paris-Nice, aqui o percurso em teoria é melhor para ele, subidas mais curtas e explosivas. Sério candidato a vencer.

Simon Yates
O bipolar, um ciclista que num dia bom é capaz de descarregar qualquer um. Tem feito um ano decente e é um claro candidato ao pódio, embora preferisse subidas mais longas.

Ion Izagirre
Os resultados de Ion Izagirre na Itzulia falam por si. É a sua Volta à França, todos os anos prepara-se especificamente para ela e raramente falha o pico.
No GP Miguel Indurain já deu um cheirinho do nível que está, não deu hipóteses à concorrência. É mais um sério candidato ao pódio.

Mattias Skjelmose
Será o nosso joker, o dinamarquês lidera a Trek-Segafredo. É um ciclista que gosta deste tipo de percurso, subidas curtas e explosivas, a forma é boa como mostrou no GP Miguel Indurain.

★★★★Vingegaard
★★★ Gaudu, Mas
★★ Ion Izagirre, Bilbao, Landa, Yates, 
★ Higuita, Martinez, Skjelmose, Soler

Aposta: Jonas Vingegaard
Joker: Mattias Skjelmose

Seguir em direto:  @ehitzulia#itzulia 

TV: Eurosport 1 (14:30, Lisboa)


Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.