Header Ads

Tour Down Under (2.WT) - Antevisão


A temporada de ciclismo inicia-se na Austrália com a primeira prova do World Tour, o Tour Down Under. Durante os anos de pandemia a prova não se realizou, este é um regresso que se saúda. 
Enquanto o inverno na Europa está no seu pico, na Austrália acontece o oposto e a temporada de ciclismo australiana está no auge, com a realização dos campeonatos nacionais e vários Critériums. Esta será a 23ª edição, sendo esta a prova de ciclismo mais importante realizada no hemisfério Sul. 
Na lista de vencedores estão nomes como Simon Gerrans (4x), André Greipel, Michael Rodgers e Richie Porte. Os homens da casa venceram a prova 12 vezes.

História

últimos 10 vencedores
2011    Cameron Meyer (AUS) Garmin–Cervélo
2012    Simon Gerrans (AUS) GreenEDGE
2013    Tom-Jelte Slagter (NED) Blanco Pro Cycling
2014    Simon Gerrans (AUS) Orica–GreenEDGE
2015    Rohan Dennis (AUS) BMC Racing Team
2016    Simon Gerrans (AUS) Orica–GreenEDGE 
2017    Richie Porte (AUS) BMC Racing Team
2018    Daryl Impey (RSA) Mitchelton-Scott 
2019    Daryl Impey (RSA) Mitchelton-Scott 
2020    Richie Porte (AUS) Trek-Segafredo

Percurso


17-01  Prólogo  Adelaide-Adelaide (5,5 Km)
18-01  Etapa 1  Tanunda-Tanunda (150 Km)
19-01  Etapa 2 Brighton-Victor Harbor (156 Km)
20-01  Etapa 3 Norwood-Campbelltown (119 Km)
21-01  Etapa 4 Port Willunga-Willunga (135 Km)
22-01  Etapa 5 Unley-Mount Lofty (114 Km)
Total: 679,5 Km


Como é tradição, a prova desenrola-se nas redondezas de Adelaide, sendo o percurso desta edição fiel à tradição, sem uma etapa de montanha digna de registo mas com dias que podem marcar pequenas diferenças que farão diferença na luta pela geral.
Começa com um prólogo de 5,5 Km pelas ruas de Adelaide, onde teremos pequenas diferenças que serão importantes no final.
A grande novidade é a ausência de Willunga Hill, o rei da subida aposentou-se e os organizadores decidiram não colocá-la nesta edição.

Perfis

17-01  Prólogo  Adelaide-Adelaide (5,5 Km)

A prova começa nas ruas de Adelaide, um prólogo para ciclistas potentes, o esforço é curto e as diferenças serão pequenas, no entanto nesta prova, qualquer segundo conta.

18-01  Etapa 1  Tanunda-Tanunda (150 Km)

Uma etapa em circuito, que tem a subida de Menglers como principal dificuldade e que pode fazer uma seleção. No entanto, não será de todo anormal ver sprinters a conseguirem estar na decisão da prova.

19-01  Etapa 2 Brighton-Victor Harbor (156 Km)


Mais uma etapa ondulada, que tanto pode dar um sprint reduzido como uma sprint massivo. A subida a 22 Km da meta poderá ser decisiva, são mais de 2000 metros por cima dos 8%.

20-01  Etapa 3 Norwood-Campbelltown (119 Km)


Etapa com 120 Km com um ponto de interesse claro, a subida do saca-rolhas (Corkscrew) que está a 7 Km da meta. É uma ascensão que fará estragos, curta mas muito empinada, 2,5 Km a 9%. Esta é uam da etapas mais interessantes.

21-01  Etapa 4 Port Willunga-Willunga (135 Km)


Willunga Hill não está no percurso, mas a prova decidiu desenhar uma etapa por Willunga, curiosamente o dia mais claro para sprinters.

22-01  Etapa 5 Unley-Mount Lofty (114 Km)


Para finalizar uma etapa curtinha de 112 Km, mas com alguma dificuldade. Serão três volta com a meta no Mount Lofty, que vai decidir a prova. Não é uma subida muito dura, cerca de 1500 metros a 6,5%.


Favoritos

Ineos
Equipa mais forte em prova com diversas opções para ganhar. Hayter tem diversas etapas para brilhar, Plapp está em grande forma como mostrou nos nacionais australianos e Sheffield é um ciclista que pode ganhar em qualquer terreno.

Jayco Alula
A equipa australiana apresenta Michael Matthews que tem uma grande oportunidade para vencer a prova. O percurso é à sua medida, as subidas estão no limite para ele, em forma é um ciclista capaz de as passar. Simon Yates é outra opção, mas duvidamos que esteja em forma, os objetivos do britânico estão mais para a frente na temporada, no entanto é um ciclista de grande classe.

UAE
Outra equipa com diversas opções, Vine, Hirschi, Covi e Bennett. Qualquer um deles é um outsider, Jay Vine é a maior curiosidade, acaba-se de sagrar campeão australiano de contrarrelógio, no entanto o percurso é demasiado soft, certamente preferia mais dureza.

Rohan Dennis
Se estiver bem fisicamente é um candidato a ganhar, mas não se apresentou nos nacionais australianos, é uma incógnita. 

Pello Bilbao
Tal e qual Yates, a sua classe faz com que seja mencionado, não acreditamos que esteja na melhor forma. No entanto, mesmo a 60 ou 70% é um ciclista para se meter no top-10.

Ben O'Connor
Prova de casa, certamente vai querer brilhar em casa. Mais uma ciclista como muita classe, mas preferia mais dureza para fazer diferenças.

Jai Hindley
Uma cópia de Yates e Bilbao.

Max Schachmann
O percurso é bastante bom para o alemão, mas tirando os australianos que mostraram forma nas suas provas, não sabemos como os 'europeus' estão nesta fase tão inicial da temporada.

★★★★★ Matthews, Plapp
★★★★ Hayter
★★★ Dennis, Bilbao
★★ Schachmann, Bevin, S. Yates
★ Vine, Sheffield, Bettiol, O'Connor

A nossa aposta: Michael Matthews
Joker: Jay Vine

Seguir em direto: @tourdownunder#TDU

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.