Header Ads

La Vuelta a España 2022 - Antevisão da 15ª etapa

Etapa rainha. Depois do estrago de sábado, o fim de semana acaba com uma chegada no céu andaluz, a Sierra Nevada.

Martos > Sierra Nevada 152,6 Km


Mais uma vez, os primeiros 95 Km são muito suaves, repetimos que esta fórmula não cria uma corrida interessantes, antes pelo contrário. O Puerto del Castillo apesar de estar colocado na parte inicial, não é duro o suficiente e é a única dificuldade em 95 Km de corrida.

El Purche

É a primeira grande subida do dia, muito irregular com várias rampas acima dos dois dígitos. A subida começa em Monachil, com 9 Km a 7,6%. Equipas como a Jumbo, Astana, Movistar e Ineos poderão endurecer a corrida já nesta subida.




Sierra Nevada

Descida do El Purche até Pinos Genil, onde começa o mastodonte desta Vuelta, Sierra Nevada até Hoya de la Mora. São 31 Km de extensão, apesar de oficialmente só considerarem 19 Km.
A parte mais dura é precisamente a fase inicial da subida oficial, depois da descida da Guejar Sierra, são cerca de 4 Km quase sempre acima dos 15%.
Depois dessa parte a subida é constante 5 a 6%, mas aí entra a altitude. As diferenças podem ser monstruosas entre os homens da geral.



Condições meteorológicas

Sol.
Temperatura rondar os 31ºC nos vales, 22ºC nas montanhas.
O vento vai soprar forte de oeste na Sierra Nevada.

Favoritos

Fuga
30% de possibilidades. Pensamos que hoje o interesse é endurecer a corrida e tentar isolar o mais depressa possível Remco Evenepoel.
Possíveis candidatos a ganhar na fuga:

Ag2R: Jungels, Vendrame, Champoussin
Alpecin: Meurisse, Vine, De Tier
Astana: Batisttella, Lutsenko, De la Cruz
Bahrain: Sanchez, Mader
BikeExchange: Craddock, Hamilton
Bora: Higuita, Kelderman, Hindley
Cofidis: Villella, Herrada, Fernandez
EF: Padun, Shaw, Chaves, Uran
Groupama: Pinot, Armirail
Ineos: Turner, Plapp, van Baarle, Carapaz
Intermarché-Wanty: Taaramae
Israel: De Marchi
Lotto-Soudal: De Gendt, Conca
Movistar: Oliveira, Verona
DSM: Brenner, Arensman
Trek-Segafredo: Tiberi, Lopez
UAE: Soler, McNulty, Polanc
Arkea: Gesbert

Remco Evenepoel
Fraquejou pela primeira vez, mas acabou por estabilizar o ritmo e limitou os danos. Está a entrar em território desconhecido, a terceira semana e hoje tem outro desafio, a altitude.

Primoz Roglic
Expôs Evenepoel na Pandera, já tinha avisado que estava a subir de forma e a altitude não costuma ser um problema. Se continuar na curva ascendente, Remco tem de se preocupar porque o esloveno em forma costuma ser uma trituradora em qualquer terreno.

Enric Mas
Parecia muito bem, até que a 1,3 Km da meta na Pandera quebrou. Não foi um bom sinal, mas há uma coisa que Enric Mas tem mostrado ao longa da carreira, a Vuelta é a prova onde melhor anda.

Miguel Angel Lopez
Foi o único capaz de resistir a Roglic e hoje entra no seu terreno, os 2500 m de altitude. Tal como Roglic parece estar a subir de forma, mas ao contrário do esloveno é muito irregular.

Ineos
Richard Carapaz já tem as suas etapas, portanto o que deve fazer agora é trabalhar para Rodriguez. O jovem espanhol acabou por se defender ontem e é a única esperança da equipa britânica para chegar ao pódio. Tao Hart está cada vez mais longe.

Bora-Hansgrohe
A única forma de ganhar a etapa é colocar Hindley, Higuita ou Kelderman na fuga, sendo que o neerlandês está no top-10 e dificilmente terá liberdade para tal.

UAE
João Almeida mostrou sinais muito positivos na Pandera, chegou a poucos segundos de Lopez e Roglic. Fez a subida à sua maneira, detrás para a frente, sempre a ritmo e numa subida como a Sierra Nevada isso pode ser uma enorme vantagem, saber encontrar o ritmo é essencial. 
Juan Ayuso teve azar com o furo, veremos o que pode fazer neste cenário.

★★★Roglic, MA Lopez, Almeida
★  FUGA (Pinot, Carapaz, Hindley, Vine, Padun, Taaramae, Soler...)
★ Ayuso, Mas, Rodriguez, Evenepoel

A nossa aposta: Primoz Roglic
Joker: Mark Padun 

Seguir em direto:  #LaVuelta22, #LaVuelta, #LaVuelta2022
TV:  Eurosport 1 (12:00, PT)

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.