Header Ads

Clasica San Sebastian (1.WT) - Antevisão


Com o Tour fresco na memória, aparece uma das clássicas mais relevantes desta fase do calendário, a mais importante do país vizinho. A Clássica de San Sebastian apesar de ser ainda relativamente jovem (42ª edição em 2022), a primeira foi disputada em 1981, conta com um prestigio único no ciclismo espanhol, com um naipe notável de vencedores ao longos dos anos.
A Espanha domina com 13 vitórias, seguido da Itália com 7 e a França com 5. Um basco detém o maior número de vitórias, Marino Lejarreta, vencedor das duas primeiras edições, com três vitórias é o recordista.

História

últimos vencedores
2010     Luis León Sánchez (ESP)     Caisse d'Epargne
2011     Philippe Gilbert (BEL)     Omega Pharma–Lotto
2012     Luis León Sánchez (ESP)     Rabobank
2013     Tony Gallopin (FRA)     RadioShack–Leopard
2014     Alejandro Valverde (ESP)     Movistar Team
2015     Adam Yates (GBR)     Orica–GreenEDGE
2016     Bauke Mollema (NED)     Trek–Segafredo
2017     Michał Kwiatkowski (POL)     Team Sky
2018     Julian Alaphilippe (Fra) Quick-Step Floors
2019     Remco Evenepoel (Bel) Deceuninck-QuickStep 
2020     Não se realizou
2021     Neilson Powless (EUA) EF

Percurso

San Sebastian  ›  San Sebastian (224,8 Km)




Clássica muito dura com mais de 220 Km e com os muros bascos a massacrarem as pernas dos ciclistas. Os primeiros 105 Km contam com três dificuldades importantes: Azkarate, Urraki e Alkiza. 
Os últimos 80 Km são os decisivos e os mais duros, com as três subidas mais clássicas da zona de San Sebastian. A primeira é a Jaizkibel, que este ano apenas será passada uma vez, são 7,4 Km a 5,9%.

Segue-se o Erlaitz, com 7,8 Km a 6,3%, o topo está um pouco longe da meta. Entre o Erlaitz e o Murgil também há um espaçamento grande.


A última subida do dia é o Alto de Murgil, um autêntico muro e aquele que decidirá o vencedor. São 1,9 Km a 10,6%. O topo fica a 8 Km da meta, até San Sebastian é descida e já dentro da cidade é plano.



Startlist

Aqui

Condições meteorológicas

Há possibilidade chuviscos.
19 a 22ºC.
Vento fraco.



Favoritos

UAE
No papel é o alinhamento mais forte em prova, com Almeida, Ayuso e um tal de Pogacar. Se o esloveno estiver com ideias, então é o principal favorito a vencer a prova. Sobe e tem uma ponta final poderosa. Almeida e Ayuso podem ser cartas a jogar ofensivamente ou então estarão ao serviço de Pogacar, mas qualquer um deles pode estar entre os primeiros.

Ineos
Daniel Martinez vem do Tour, acabou a prova em crescendo e pode ser um candidato ao pódio aqui. Carlos Rodriguez é outro forte candidato aos primeiros lugares, é um ciclista que sobe muito bem.

Trek-Segafredo
Esta é uma das provas, se não for mesmo a prova favorita de Bauke Mollema. É sempre candidato aqui, já a venceu e raramente não está entre os primeiros, o Tour foi uma boa preparação para ele.
Atenção também a Mattias Skjelmose, está em excelente forma como, acaba de ser 3º na Valónia.

Bora-Hansgrohe
Têm um conjunto forte, praticamente todos do alinhamento podem estar entre os primeiros. No entanto nenhum deles é um grande especialista de provas de um dia, talvez o melhor seja Max Schachmann.
Vai ser curioso ver como Jai Hindley se apresenta aqui, não compete desde o Giro.

Jumbo-Visma
Sem Wout Van Aert, Jonas Vingegaard e Primoz Roglic, a liderança fica para Tiesj Benoot. O belga fez um enorme Tour, um dos melhores gregários da prova e é cada vez mais um canivete suíço, faz tudo.
Tom Dumoulin também regressa à competição.

Remco Evenepoel
Vencedor em 2019, este ano aparece com ideias de voltar ao lugar mais alto, é um apreciador das provas bascas, está motivado e fresco. A QuickStep ainda tem Masnada e Cattaneo que podem ser protagonistas.

Simon Yates
Tem sido uma semana redonda para o bipolar. Demoliu a competição em Ordizia e Castilla y Léon. Aqui a concorrência é outra, mas pelo o que demonstrou é um claro candidato aos primeiros lugares. 

Alberto Bettiol
Com a ausência de Neilson Powless, em teoria será o líder da EF. No Tour mostrou excelente pernas a subir, não será surpresa vê-lo entre os melhores aqui.

Alejandro Valverde
Uma incógnita, reaparece aqui numa altura que a Movistar precisa de pontos. Não é o principal candidato a ganhar, mas num dia inspirado pode estar entre os melhores e a equipa precisa desesperadamente disso.

David Gaudu
Depois de um excelente Tour, chega a San Sebastian com legitimas ambições. É um ciclista que se dá bem com subidas explosivas e tem uma ponta final interessante, relembrar que este ano já bateu Van Aert numa chegada.

★★★★★ Evenepoel
★★★★ Pogacar, Yates
★★★ Martinez, Mollema, Ayuso
★★ Almeida, Valverde, Bettiol, Gaudu
★ Rodriguez, Benoot, Hindley, Schachmann

A nossa aposta: Remco Evenepoel
Joker: Alberto Bettiol

Seguir em direto: @dklasikoa#klasikoa, Eitb
TV: EiTB

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.