Header Ads

Giro d'Italia 2022 - Antevisão da 20ª etapa

Será este o dia que vai salvar este Giro? Esperamos que os ciclistas honrem os Dolomitas e nos proporcione uma etapa inesquecível.

Belluno - Marmolada, 168 Km

Chegamos aos Dolomitas, umas das regiões mais belas do nosso planeta e um autêntico templo do ciclismo. Partida de Belluno, aos18 Km surge a primeira dificuldade, subida não categorizada de S. Gregorio nelle Alpi (2,7 Km a 7,5%), uma fuga deve-se estabelecer aí. Descida curta e rápida, segue-se uma secção de falso plano até ao primeiro gigante do dia, Passo S. Pellegrino (18,5 Km a 6,2%), 

Passo San Pellegrino
Subida longa e difícil, muito irregular na primeira metade e íngreme na segunda parte. 12 Km de descida até ao Val di Fassa, novo falso plano de 17 km ao inicio da Cima Coppi desta edição. 
Passo Pordoi
Uma das subidas lendárias, o Passo Pordoi (Cima Coppi, 11,8 Km a 6,8%) com o topo a 2239 m é o ponto mais alto da prova. É uma subida de desgaste, muito constante, sem rampas íngreme.
É o Cima Coppi mais frequente de todos (13 vezes em 35 visitas). Apareceu no Giro pela primeira vez em 1940, curiosamente o grande rival de Coppi, Gino Bartali passou na frente.

A descida do Pordoi é muito técnica, a maior da descida aparece uma subida de 1,5 Km a 6,5%, segue-se descida de 10 km até Caprile, onde começa a subida final do dia.


Passo Fedaia-Marmolada
A lendária, icónica e mítica Marmolada, também conhecida como Passo Fedaia (14 Km a 7,6%), uma das subidas mais belas do ciclismo profissional. Os primeiros 8 Km são bastante simpáticos, mas os últimos 6 são terríveis sempre acima dos dois dígitos, é onde está a famosa reta de 5 Km a 12%.

Condições meteorológicas

Tempo instável.
18ºC nos vales e 11ºC no topo da Marmolada.
Vento fraco.

Favoritos

A fuga
Etapa final de montanha, a probabilidade que uma fuga tenha sucesso é um pouco mais baixo do que em outros dias.

AG2R-Citroen: Peters, Calmejane
Alpecin-Fenix: Oldani
Astana: de la Cruz, Dombrowski
Bahrain: Poels, Buitrago
Cofidis: Martin
EF: Cort, Carthy
Eolo-Kometa: Fortunato, Rosa
Intermarche-Wanty: Rota
Israel PremierTech: De Marchi
Jumbo-Visma: Bouwman, Foss, Oomen
Lotto-Soudal: De Gendt
Movistar: Sosa, Valverde
QuickStep: Knox, Vansevenant, Schmid
DSM: Arensmann
Trek-Segafredo: Mollema, Ciccone
UAE: Formolo, Covi
BikeExchange: Hamilton

Geral

Richard Carapaz
Será que arrisca ir com apenas 3 segundos de vantagem para o contrarrelógio? Acreditamos que hoje ele vai tentar ganhar tempo e vai ser mais ofensivo do que tem sido.
A Ineos perdeu Richie Porte, é uma perda importante.

Jai Hindley
Em teoria é pior contrarrelogista do que Carapaz, por isso deveria ser ofensivo e não ficar à espera de Verona, isto se quer ganhar o Giro. Até agora nenhum dos dois se mostrou superior.
A Bora-Hansgrohe depois de Turim foi uma nulidade, ontem tiveram mais um dia incompreensível. 

Mikel Landa
Parece um ponto inferior de Hindley e Carapaz, mas tirando Turim não perdeu tempo significativo. A Bahrain pode e deve atacar a corrida, tem cartas para o fazer, Bilbao está bem e Poels está a ter uma daquelas terceiras semanas dele.

O resto
Vincenzo Nibali para atacar o pódio tem de esperar que um dos três da frente abandone ou tenha um dia vazio. A descida do Pordoi é perfeita para o tubarão atacar e tentar a sua "last dance", mas mesmo isso vemos complicado, porque a subir está uns furos abaixo dos três 'amigos'.
Hugh Carthy é um bom candidato para ganhar a etapa tanto por fuga ou até mesmo com um ataque no grupo dos favoritos, melhorou muito e já se encontra no top-10.


★★★ Carapaz, Hindley
★★ Landa, Carthy
★ Nibali, Bilbao,  Mollema*, Martin*, Bouwman*, Hamilton*, Buitrago*, Ciccone*, Arensmann*

*fuga

A nossa aposta: Richard Carapaz
Joker: Lucas Hamilton

Seguir em direto: #Giro2022, #Giro, #Giro105
TV: Eurosport 2 (11:00, PT)

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.