Header Ads

Giro d'Italia 2022 - Antevisão da 13ª etapa

Etapa de transição para os Alpes. Dia curto, com apenas 150 Km, com uma subida complicada no meio que pode eliminar os puros sprinters.

São Remo - Cuneo, 150 Km



Dia curto, com uma única dificuldade. A etapa começa na Riviera italiana, em São Remo, os primeiros quilómetros são tranquilos. Após a passagem pelo primeiro sprint intermediário de Pieve di Teco, os ciclistas enfrentam a subida do dia, o Colle di Nava (10,4 Km a 6,6%), muito constante que servirá para consolidar a fuga e eliminar os sprinters. O topo está colocado a 96 km da meta, por isso é possível que  alguns sprinters recolem no pelotão. O terreno a partir daí é descida suave até ao segundo sprint intermédio em S.Michele di Mondovì.
Até final o terreno é em falso plano.



Últimos Km
A chegada em Cuneo é em ligeira subida, não muito complicado.



Condições meteorológicas

Sol. 
24ºC.
Vento fraco.

Favoritos

Fuga
Possibilidade forte. Com tantos candidatos é praticamente impossível prever o vencedor que sairá caso a fuga tenha sucesso.

AG2R-Citroen: Peters, Calmejane, Gall
Alpecin-Fenix: Oldani, van der Poel, De Bondt
Astana: de la Cruz, Conti, Dombrowski, Felline
Bahrain: Poels, Buitrago
Cofidis: Rochas, Villella
Drone Hopper-Androni Giocattoli: Sepulveda, Cepeda, Tesfazion
EF: Caicedo, Camargo, Cort
Eolo-Kometa: Fortunato, Albanese
Intermarche-Wanty: Rota, Taaramae
Israel PremierTech: De Marchi
Jumbo-Visma: Dumoulin, Bouwman, Foss
Lotto-Soudal: Vanhoucke, De Gendt, Moniquet
Movistar: Barta, Pedrero, Arcas
QuickStep: Knox, Vansevenant, Schmid, Ballerini
DSM: Hamilton
Trek-Segafredo: Mosca, Cataldo, Mollema, Skjelmose, Ciccone
UAE: Formolo, Covi, Ulissi
Groupama-FDJ: Atilla Valter
Bardiani: Gabburo
BikeExchange: Jensen
Bora-Hansgrohe: Kelderman, Kamna

Sprinters
Ao contrário de ontem, esta etapa é menos dura e mais propícia para os puro sangue da velocidade. A subida está a quase 100 Km da meta, o que poderá dar para que alguns sprinter consigam recuperar.
Démare, Gavíria e os homens da DSM são ciclistas que podem estar na luta. Cavendish pelo contrário, tem sido dos primeiros a ficar para trás nas dificuldades e temos menos fé nele.

Alpecin-Fenix: Mathieu van der Poel
O desgaste parece ter chegado, o fenómeno neerlandês foi descarregado na última subida de ontem. De qualquer forma esta etapa é diferente, a subida está colocada na primeira parte, ainda longe da meta e o neerlandês quer mais uma vitória para encerrar da melhor forma a sua passagem por Itália.

EF: Magnus Cort
Ontem teve na fuga e acabou apeado na última subida. Não está em grande forma, temos cada vez menos confiança nele e na equipa.

QuickStep: Mauro Schmid/ Davide Ballerini
Surpreendentemente a equipa belga colocou Ballerini na fuga ontem e não Schmid, o perfil da etapa adequava-se mais ao suiço. Hoje a etapa adequa-se mais a Ballerini e provavelmente vai acontecer o oposto.
De qualquer forma, podem e devem disputar a vitória de etapa, seja com Schmid ou com Ballerini. Dificilmente Cavendish aguentará a subida, mas são 100 Km até à meta, pode ser que recole.

UAE: Fernando Gavíria
A melhor aposta para esta etapa deve ser no colombiano. Não está a subir mal e estamos crer que a vitória está perto para ele.
O problema é que neste momento a prioridade é João Almeida, resta pouca gente a trabalhar para Gavíria. Terão de esperar que outras equipas ajudem.
Alessandro Covi e Diego Ulissi se entrarem na fuga do dia, são candidatos.

DSM: Alberto Dainese
Depois da vitória de etapa, a equipa neerlandesa poderá voltar a confiar no jovem italiano. Acreditamos que é dos sprinters que poderá aguentar no Colle di Nava, mas o problema é o mesmo da UAE, a prioridade é proteger Bardet.

Groupama-FDJ: Arnaud Démare
Para a Ciclamino é bom que a fuga chegue, mas será que Démare se satisfaz com duas vitórias de etapa. A subida é dura para ele, mas deve ser um dos sprinters que recuperará na parte plana, até porque tem a equipa está toda dedicada a ele.

Israel: Giacomo Nizzolo
Alguém consegue perceber esta equipa? Estão a fazer um giro à imagem da temporada, muito fraco. Tal como Démare deve ser dos sprinters que recolam no pelotão na zona plana, caso haja sprint massivo, é um dos candidatos.


★★★ van der Poel, Schmid
★★ Gavíria, Démare, Dainese
★ Albanese, Cort, Tesfatsion, Rota, Foss, Ulissi, Covi, Vendrame, De Gendt, Bauhaus, Nizzolo, Cavendish, Consonni, Ballerini, Theuns

A nossa aposta: Mathieu van der Poel
Joker: Alessandro Covi

Seguir em direto: #Giro2022, #Giro, #Giro105
TV: Eurosport 1 (10:40, PT)

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.