Header Ads

Volta à França - Antevisão da 14ª etapa

Os Pirinéus estão a chegar mas antes temos uma etapa estilo clássica para animar uma semana monótona.

Carcassonne - Quillan, 183,7 Km

Etapa seletiva. Partida em Caracassonne em direção aos Pirineus. Esta parte dos Pirenéus, mais concretamente a parte oriental dos mesmos.
A primeira dificuldade aparece pouco antes dos 50 Km de prova, apenas um aquecimento, mas onde poderá ser formada a fuga do dia. A dificuldade a sério começa aos 85 Km com a primeira subida a sério, o Col de Montségur, uma ascensão curta mais muito empinada, são 4,2 Km a 8,7%.
Após a descida do Montségur segue-se o Col de la Croix des Morts, uma subida mais longa do que a anterior mas mais suave, 6 Km a 5,4%.


Desta vez os ciclistas não têm uma descida acentuada e longa até à próxima subida, que é o Côte de la Galinagues. Esta subida é uma parede, 2,2 Km a 9%.

Segue-se uma longa de descida até Axat e pouco depois aparece uma subida não categorizada, o Col du Campiéré. Depois de uma descida 12 Km aparece a última subida do dia, o Col de Saint Louis, são 5,2 Km a 6,6%, uma parte da subida tem 1500 metros acima dos 10%, os 3,5 Km finais são 'fáceis'. Há bonificações no topo.

Os 16 Km finais até Quillan são em descida.

Condições meteorológicas

Sol.
25 a 30ºC.
O vento irá soprar fraco.

Favoritos

Fuga

Este perfil de etapa grita "fuga". Principais candidatos:

Bahrain - Mohoric
DQT - Cattaneo, Alaphilippe, Asgreen
Movistar - Valverde, Lopez, Cortina
Arkea - Gesbert, Quintana
ISN: Woods, Martin
Groupama - Madouas
Trek - Bernard, Nibali, Mollema
Bora - Schelling, Konrad
Cofidis - Herrada, Perez
EF - Guerreiro, Cort, Powless, Higuita
AG2R - Cosnefroy, Paret-Peintre
DSM - Benoot
Lotto - De Gendt
Astana - Fraile, Izagirre, Fuglsang, Aranburu
Qhubeka - Henao
B&B Hotels - Pacher, Rolland
Jumbo-Visma - van Aert
Ineos - Van Baarle

Wout van Aert
Capaz de ganhar no Ventoux, de disputar o sprint com os melhores, de vencer contrarrelógios e também de disputar etapas destas, ideais para os puncheurs.
Revelou que está a sentir-se melhor de etapa para etapa e hoje é uma oportunidade perfeita para vencer a segunda etapa nesta edição.

Bahrain-Victorious
Uma das melhores equipas da atualidade e para este terreno têm vários ciclistas que podem ganhar. Mohoric é o principal candidato da equipa, está a subir como nunca e é o melhor descedor do pelotão. Colbrelli é outro nome que sobressai, também está a subir bem e quer a camisola verde.

DQT
Já vão com cinco vitórias de etapas e querem mais. Alaphilippe deveria ser a principal aposta, mas o desgaste que tem sido sujeito retira-lhe um pouco de favoritismo. Asgreen pode ser um bom plano B, ciclista que anda bem em qualquer terreno.

Astana
A equipa cazaque tem diversas opções: Aranburu, Izagirre, Fuglsang e Fraile. Qualquer um deles pode vencer neste terreno, mas destacamos Omar Fraile que está em boa forma.

Bora-Hansgrohe
Com o abandono de Sagan, a equipa alemã aposta nas fugas e já lhes deu uma vitória. Schelling começou muito forte o Tour, mas nos últimos dias tem andado escondido, hoje é um bom dia para voltar a aparecer. Konrad é um ciclista que também pode fazer estragos neste terreno.

EF
Outra equipa com diversas opções. Cort venceu uma etapa na Route d'Occitanie este ano nesta região e o terreno hoje é do seu agrado. Higuita, Guerreiro e Powless são outros ciclistas que podem meter-se na fuga.

Luta pela GC

Aposta no sucesso de uma fuga e por isso não esperamos que hajam diferenças entre os favoritos, já estão a pensar na etapa de amanhã em Andorra.
No entanto, caso a etapa não seja disputado pela fuga, neste momento Pogacar e Vingegaard são os mais fortes entre os homens da geral, principalmente o dinamarquês pode querer meter tempo em Carapaz e Uran.

⭐⭐⭐ WVA
 Mohoric, Alaphilippe
 Asgreen, Stuyven, Cort, Fraile, Colbrelli, Matthews, Konrad, Schelling, Aranburu

A nossa aposta:
 Wout van Aert
Joker: Omar Fraile

Seguir em direto: #TDF2021, #TDF, #TDF108

TV: 
Eurosport 1 (11:20, Lisboa)
RTP 2 (14:05, Lisboa)

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.