Header Ads

Volta à França 2021 - Antevisão da 15ª etapa

Antes do segundo dia de descanso, o Tour tem a primeira jornada nos Pirinéus, num dia que termina em território Andorrenho.

Céret - Andorre-la-Vieille, 191,3 Km



Regresso da alta-montanha. Partida em Céret em direção a Oeste para entrar nos Pirinéus, os primeiros 20 Km são em ligeira subida. Quando o pelotão chegar a Bouleternère, começa a subir para a primeira subida categorizada do dia, o Mont-Louis, oficialmente a subida tem apenas 8,4 Km a 5,7%, no entanto os ciclistas começam a subir bem antes, são cerca de 50 Km de subida. E mesmo depois do prémio de montanha continuam a subir mais 8 Km até Font-Romeu.


Descida de 10 Km até Latour-de-Carol, onde começam duas subidas em sucessão, separadas por uma curta descida de 1 Km de extensão. Col de Puymorens tem 5,8 Km a 4,7%, mas o  Port d'Envalira é um pouco mais desafiante porque são 10,7 Km a 5,9% e sobretudo a altitude é o ponto mais alto desta edição, 2408 metros. 


Segue-se uma descida de mais de 20 Km em direção ao inicio da última subida do dia, o Col de Beixalis. São 6,4 Km a 8,5%, os 5 Km iniciais da subida são os piores de toda a jornada.


A parte final são 15 Km de descida, com diversas zonas técnicas e perigosas, em direção a Andorra-La-Vella.

Condições meteorológicas

Sol.
25 a 30ºC.
O vento irá soprar fraco.

Favoritos

Fuga

A UAE deve permitir que a fuga dispute a vitória da etapa. Apenas a Ineos poderá evitar que isso aconteça, porque a Jumbo-Visma está com apenas cinco elementos e não irá controlar a etapa.

Bahrain - Mohoric, Poels, Teuns
DQT - Cattaneo, Alaphilippe
Movistar - Valverde, Lopez, Cortina
Arkea - Gesbert, Quintana
ISN: Woods, Martin
Groupama - Madouas
Trek - Nibali, Mollema, Elissonde
Bora - Schelling, Konrad
Cofidis - Herrada, Perez
EF - Guerreiro, Powless, Higuita
AG2R - Paret-Peintre
DSM - Benoot
Lotto - De Gendt
Astana - Fraile, Izagirre, Fuglsang
Qhubeka - Henao
B&B Hotels - Rolland
Jumbo-Visma - van Aert, Kuss, Kruijswijk

Woods - Poels - Quintana
A luta pela classificação da montanha está ao rubro. Woods está na frente com Quintana e Poels bem perto. O colombiano tem dado péssimos sinais, no entanto, pode estar também a guardar-se para estes dias que dão mais pontos.
Woods tem contra si, o facto de ter estado em fuga ontem e também a queda. Veremos o que pode fazer, se conseguiu recuperar bem durante a noite, é favorito a ganhar a etapa.
Poels também esteve na fuga de ontem e deu piores indicações no final da etapa, quando foi descarregado.
Os três têm de estar na fuga certa, é um dia importante para a classificação da montanha, estão muito pontos em jogo.

Ineos
Apostarão no comboio ou tentarão colocar gente na fuga para depois usarem-nos para ajudar Carapaz num possível ataque de longe.

Jumbo-Visma
Sepp Kuss tem realizado um Tour péssimo, é um dos que vive na região e conhece muito bem estas estradas. 
Kruijswijk tem andado mais ativo nos últimos dias, este é o seu terreno e é mais opção das abelha spara a fuga.
Por fim, falemos de Wout van Aert, que nitidamente deixou-se ficar ontem para não se desgastar. Se estiver na fuga é um candidato, é um ciclista que adora esforços longos e sustentados.
A equipa irá ter de deixar elementos com Vingegaard, por isso apostamos que apenas um destes três estará na fuga, os outros dois ficam com o dinamarquês.

Bahrain-Victorious
Poels está na luta da montanha, Mohoric esteve na fuga de ontem e este terreno é um pouco duro para ele, sobra Teuns que já venceu uma etapa de montanha neste Tour.

DQT
Alaphilippe tem-se exposto demais, muito desgaste e este terreno não é o melhor para ele, mas mais uma vez poderá estar na fuga. Cattaneo desgastou-se muito ontem na fuga, foi dos que trabalhou mais.

Astana
Fraile teve na fuga de ontem como previmos, desta vez o terreno não é o melhor para ele. Izagirre e Fuglsang são as melhores opções para este dia.

EF
Higuita esteve na fuga de ontem, se tiver gás poderá voltar à carga. Powless pode ser outra boa opção da equipa para meter na fuga. Resta saber se irão deixar Uran sozinho, diga-se que também não é um problema, já que o colombiano tanto é perito a seguir as rodas dos colegas como a dos adversários.

David Gaudu
Deu sinais positivos no dia de ontem, tentou entrar na fuga mas não conseguiu. Este é o seu terreno e se estiver na fuga, é um sério candidato a descarregar os adversários.
A Groupama precisa urgentemente de uma vitória.

Luta pela GC

Tadej Pogacar
Tem uma vantagem muito grande na geral. Deve controlar, seguir rodas e correr de uma forma mais conservadora.

Richard Carapaz 
Prometeu atacar na altitude, o problema para o equatoriano é que a subida do Port d'Envalira é rolante, percentagens bastantes simpáticas e vai ser muito difícil de fazer diferença nessa ascensão.

Jonas Vingegaard 
Foi o único capaz de descarregar Pogacar neste Tour, o que demonstra que está em boa forma, resta saber se vai manter o nível durante três semanas.

Rigoberto Uran 
Vai fazer o que sempre fez na sua carreira nas grandes voltas, seguir rodas.

Lutsenko - Kelderman - Mas - G. Martin - O'Connor
Tentarão sobreviver com os melhores da geral.

Pello Bilbao
Ciclista que tem alguma liberdade na geral e tem uma coisa que pode ser importante para esta etapa: descidas.

⭐⭐⭐ Gaudu, Woods
 Quintana, Kuss, Poels, Woods, Nibali, van Aert, Lopez, Teuns, Chaves, Konrad
 Pogacar, Carapaz, Vingegaard, Uran, Bilbao

A nossa aposta:
 David Gaudu
Joker: Pello Bilbao

Seguir em direto: #TDF2021, #TDF, #TDF108

TV: 
Eurosport 1 (11:10, Lisboa)
RTP 2 (14:50, Lisboa)

 

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.