Header Ads

Volta à França 2021 - Antevisão da 8ª etapa

Depois de uma etapas mais loucas do ano, chegam os Alpes e a tão esperada alta-montanha.

Oyonnax - Le Grand-Bornand, 150,8 Km

Partida em Oyonnax no departamento de Ain e seguem em direção aos Alpes do Norte e ao departamento de Haute Savoie, onde se desenrola a maior parte da etapa. Os primeiros 50 Km são tranquilos e depois desde aí começam a aparecer as dificuldades.
A Côte de Copponex é a primeira, não será uma subida que faça diferenças, as maiores dificuldades chegam 114 Km de prova com o encadeamento do Col de Romme + Col de la Colombière.
O Romme conta 8,8 Km a 8,9%, segue-se uma descida curta de 4 Km e depois o Colombière com 7,5 Km a 8,5%, vai ser aqui que a corrida tem de ser atacada pelos homens da geral.



Do topo do Colombière até à meta de Grand-Bornand são 14 Km de descida, que sem ser muito técnica conta com alguns pontos complicados.




Condições meteorológicas

Possibilidade de chuva no final da etapa, 22ºC. Vento fraco.

Favoritos

Fuga

Chegou a montanha, candidatos para as fugas não faltam:

Bahrain - Mohoric, Teuns, Poels, Bilbao
DQT - Cattaneo
Movistar - Valverde
Arkea - Barguil, Gesbert, Quintana
ISN: Woods, Martin
Groupama - Madouas
Movistar - Cortina
Trek - Bernard
Bora - Schelling, Konrad
Cofidis - Herrada, G. Martin
EF - Guerreiro
AG2R - Cosnefroy, Paret-Peintre, Peters
DSM - Benoot
Lotto - De Gendt
Astana - Aranburu, Fraile, Izagirre
Qhubeka - Gogl
B&B Hotels - Pacher, Rolland

Luta pela GC

Caso a fuga não tenha sucesso, a etapa deverá ser decidida no Colombière entre os homens da geral.
Mas e o que farão a Jumbo-Visma, Ineos e Movistar? A UAE mostrou debilidades e o desgaste da etapa de ontem foi tremendo.
Estas três equipas podem e devem colocar ciclistas importantes na fuga. Pensamos em Porte, Kruijswijk e Miguel Angel Lopez. O objetivo é isolar Pogacar.

Mathieu Van der Poel
Chegou a alta-montanha, último dia de amarelo.

Julian Alaphilippe
Não será surpreendente ver o francês a aguentar-se. Na Suiça mostrou um bom nível na montanha.

UAE
A equipa árabe mostrou debilidades ontem, mas Pogacar acabou por ter uma etapa boa. Não teve de se desgastar, viu o principal rival a quebrar e Carapaz a desgastar-se para nada.
O fenómeno esloveno é capaz de performances brutais na montanha e caso a fuga não tenha êxito então é bem possível vê-lo a levantar os braços em Grand-Bornand.

Jumbo-Visma
Tem sido um Tour tenebroso para os holandeses, estão a bater o record de quedas numa edição. As lesões de Roglic foram demasiado para ele, dado o estado físico do esloveno temos dúvidas da sua utilidade para trabalhar. 
Wout van Aert está bem perto da amarela, se estiver a subir como em 2020 ou no Tirreno-Adriático deste ano, então é certo que estará com os melhores, mas o belga não teve uma preparação ideal. Jonas Vingegaard está em grande forma, sobe bem e pode ser a grande surpresa deste Tour.
Acreditamos que a equipa holandesa irá tentar colocar alguém importante na fuga, talvez Kruijswijk.

Ineos
Ontem Carapaz gastou balas inconsequentemente. Não tem sido um bom Tour para a equipa britânica, têm de colocar pressão em Pogacar caso queiram ganhar.
Lançar Porte de longe é uma opção interessante, Carapaz parece ser o líder claro da equipa já que Thomas não dá boas indicações.

Rigoberto Uran
Não acreditamos que mexa na corrida, é um ciclista muito defensivo e que fica satisfeito com um top-5. A EF também irá defender esse lugar.

Movistar
Os espanhóis têm Miguel Angel Lopez para mexer na corrida de longe e está com alguma liberdade. O pequeno colombiano é um dos melhores trepadores do mundo. Enric Mas é o líder e parece motivado para atacar o pódio, resta saber se tem pernas para isso.

⭐⭐⭐ Pogacar, FUGA (Quintana, Woods, D. Martin, G. Martin, Izagirre)
 Carapaz, Lopez
 Uran, Porte, Kruijswijk, Kelderman, Vingegaard, Mas, Gaudu

A nossa aposta:
Tadej Pogacar
Joker: David Gaudu

Seguir em direto: #TDF2021, #TDF, #TDF108

TV: 
Eurosport 1 (12:00, Lisboa)
RTP 2 (14:20, Lisboa)




Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.