Giro d'Italia 2021 - Antevisão da 20ª etapa
Último dia nas montanhas.
Verbania - Valle Spluga-Alpe Motta, 164 Km
Dia com 4200 metros de subida acumulada. A partida será em Verbania, cidade natal de Filippo Ganna. A primeira parte da etapa segue oara norte ao longo do Lago Maggiore, com um sprint intermediário em Cannobio. Pouco depois, os ciclistas cruzam a fronteira com a Suíça, entrando na região de Ticino, a parte do país helvético que fala italiano. A corrida segue o Lago Maggiore até sua ponta nordeste e passam por Locarno e Bellinzona.
Mal passam para o cantão de Grisons, começa a primeira escalada do dia, subindo pelo vale Mesolcina, levando ao Passo San Bernardino. É uma subida muito longa, mas as percentagens não são muito elevadas e com secções a descer que permite o descanso, o topo está acima dos 2000 metros. Esta é a subida com mais acumulado de todo o Giro, 1517 metros.
Descida rápida até Splugen, onde começa a segunda subida do dia, o Passo dello Spluga e deverá ser aqui que poderemos ver movimentações de homens da geral. São quase 9 Km a 7,3%.
Na passagem pelo cume marca também o regresso de Itália. Depois de uma longa descida, a última subida do dia começa quase de imediato, o Alpe Motta tem mais de 7 Km a 7,6%, mas engana bastante, porque bem a meio há uma zona plana. Os últimos 2 Km tem 10%.
Condições meteorológicas
Dia com possibilidade chuva no final da etapa.
20ºC nos vales, 10ºC no topo das montanhas.
Vento fraco.
Favoritos
Sprint ou fuga?
Novo dia em que a Deceuninck-QuickStep e BikeExchange vão endurecer a corrida e dificilmente a fuga terá sucesso. Novo dia para os homens da geral.
Egan Bernal
Geriu bem em Alpe di Mera, mas a sua grande fortaleza é a sua equipa. Castroviejo e Martinez têm sido essenciais na montanha e Ganna no terreno plano é uma locomotiva.
Tem uma boa vantagem e só uma quebra grande põe em causa a vitória, a altitude é um factor que o beneficia.
Simon Yates
Está a voar, a sua bipolaridade impediu que vencesse este Giro. Quando está em forma, é extraordinário a subir e muito poucos são capazes de o bater.
Se quer ganhar o Giro, a BikeExchange deverá colocar elementos na fuga para ele fazer a ponte. Porque se atacar apenas na última subida, dificilmente ganha o tempo necessário.
Damiano Caruso
Parece satisfeito com o pódio, dos cinco primeiros é o melhor contrarrelogista e isso garante-lhe uma segurança.
Hugh Carthy e Aleksandr Vlasov
Vlasov regressou à vida no Alpe di Mera, Carthy continua a afundar-se. O objetivo é defender o top-5, Almeida está em modo selvagem nesta 3ª semana e por este caminho vai ultrapassá-los na geral.
Dan Martin
Um dos melhores trepadores do pelotão, tem alguma liberdade. No entanto para hoje há dois problemas, Almeida procura desesperadamente a vitória de etapa e Yates procura comer tempo a Bernal e Caruso na geral.
João Almeida
Juntamente com Yates são os melhores a subir nesta 3ª semana. Procura a vitória de etapa e hoje é mais uma oportunidade. A altitude pode ser um problema, mas Almeida está tão forte que tudo é possível.
⭐⭐⭐ Almeida, Yates
⭐⭐ Bernal, Caruso
⭐ Carthy, Vlasov, Martin
A nossa aposta: João Almeida
Joker: Damiano Caruso
Seguir em direto: #Giro2021, #Giro, #Giro104
TV: Eurosport 1 (11:15, Lisboa)
Post a Comment