Giro d'Italia 2021 - Antevisão da 2ª etapa
Primeira oportunidade para os sprinters, a prova move-se para nordeste mas continua por Piemonte com final em Novara.
Stupinigi - Novara, 179 Km
A etapa começa com uma volta pelo sul de Torino e depois segue para o nordeste. A meio os ciclista chegam às colinas de Monferrato, uma região vinícola famosa, terra onde o Barbera, Moscato e Spumante d'Asti são produzidos. É nesta zona que se encontra a única escalada categorizada do dia, Montechiaro d'Asti , uma escalada de 4ª categoria.
Os últimos 70 Km é terreno plano, existem dois sprints intermediários para nos manter um pouco entretidos, o primeiro no Tricerio e o segundo em Vercelli. Ambos oferecem segundos bónus, mas apenas o primeiro também tem pontos para a maglia ciclamino.
A chegada está localizada em frente ao estádio de Novara nos arredores da cidade, a 4 Km viragem à direita numa rotunda e a 2,5 Km uma curva de 90º, estes são os pontos mais complicadas neste final. Como sempre a colocação será muito importante.
Condições meteorológicas
Céu nublado mas sem chuva.
17ºC a 25ºC.
Vento fraco.
Favoritos
Dia para os velocistas onde os comboios vão ter um papel fundamental.
Lotto-Soudal
O comboio belga é forte com Kluge, De Buyst, Oldani e Marczynski , resta saber se Ewan recuperou a potência que o caracterizou nos últimos anos. Este ano apesar já ter ganho, deixou algumas dúvidas na Valenciana.
Jumbo-Visma
Dekker ou Groenewegen? A equipa veio a público revelar que a aposta para o sprint será o Dylan, Dekker será uma ajuda importante.
Martens, Affini e Van Emden são importantes para os últimos Km no posicionamento, resta saber se Groenewegen está em boa forma depois de tantos meses sem competir.
Bora-Hansgrohe
Oss, Benedetti e Bodnar não é propriamente um comboio muito forte, mas Sagan é perito em colocar-se e em escolher a roda certa.
O eslovaco mostrou um bom nível na Romandia, mas a concorrência aqui é superior.
Alpecin-Fenix
Tim Merlier é um sprinter de pura potência e este ano entrou na elite dos velocistas. De Bondt, Janssens, Krieger e Riesebeek será o comboio ao dispor de Merlier, este ano a equipa belga já nos deu alguns lançamentos espetaculares.
Cofidis
Viviani regressou à vitórias em 2021 e parece melhor do que em 2020, também não era difícil. O italiano é um dos sprinters que mais necessita de um bom comboio, Sabatini e Consonni são os seus lançadores e terão muito trabalho pela frente.
Qhubeka
Nizzolo é o sprinter dos sul-africanos e dos sprinters é aquele que tem o pior comboio. Walscheid é o principal lançador, um ciclista que também tem um sprint bastante potente mas que é muito curto para ajudar Nizzolo.
UAE
Nova oportunidade para Gaviria, há 3 anos era um dos sprinters mais excitantes do pelotão mundial e desde que mudou de ares foi sempre a descer. O veterano Richeze, em tempos também um dos melhores lançadores e Molano serão os seus lançadores.
⭐⭐⭐ Ewan
⭐⭐ Sagan, Merlier
⭐ Gaviria, Groenewegen, Viviani, Nizzolo
A nossa aposta: Caleb Ewan
Joker: Elia Viviani
Seguir em directo: #Giro2021, #Giro, #Giro104
TV: Eurosport 1 (11:35, Lisboa)
Post a Comment