Header Ads

Guia Giro d'Italia 2021 - Equipas e Favoritos


Giro com muita montanha e pouco contrarrelógio. Aqui fica a nossa análise às equipas e aquele que para nós são os favoritos.

Equipas


Equipa mais homogénea: Ineos
No papel parece ser a equipa mais homogénea, contam com: Bernal, Sivakov, Martinez, Castroviejo, Ganna, Puccio, Moscon e Narvaez.
A condição física de Bernal é uma incógnita e isso é um grande problema para a equipa britânica, já que Sivakov não tem sido um ciclista regular e tem uma tendência preocupante para acariciar o asfalto.  Castroviejo e Martinez serão ciclistas importantes de apoio na montanha e os restantes gregários são ciclistas para proteger os líderes em outros terrenos.

Melhor equipa para a montanha: Bahrain-Victorious
Landa, Bilbao, Mader e Caruso formam o melhor bloco para a montanha deste Giro. Mohoric é ciclista que num dia inspirado pode subir decentemente.
A grande questão é a coesão da equipa, será que estão todos unidos em torno de Landa? Ou cada um fará a sua corrida?

A desilusão: Jumbo-Visma
George Bennett é o líder de um bloco frágil e que está dividido em torno do neo-zelandês e de Dylan Groenewegen. Nos últimos anos a equipa holandesa habituou-nos a lutar pelo pódio nas grandes voltas, dificilmente será o caso desta vez.

Quem será a equipa surpresa: Movistar
Esta é polémica.
A equipa espanhola parte para Itália com poucas expectativas, mesmo que Soler diga que quer ganhar, é óbvio que nem a própria equipa acredita em tal coisa. No entanto, o conjunto é bastante decente para a montanha e poderá beneficiar da marcação entre as melhores equipas para vencer etapas.
Não haviam muitas opções, a Movistar foi a escolha porque os últimos 2 anos têm sido penosos para eles e se conseguirem ganhar etapas e pôr alguém no top-10 será um Giro bem sucedido.

Favoritos

⭐⭐⭐⭐⭐
Simon Yates
Um dos ciclistas mais bipolares do pelotão, é o ciclista atualmente que  está mais próximo dos eslovenos mas também é capaz de quebrar a 40 Km da meta frequentemente. Fez uma preparação toda centrada no Giro, mostrou bom nível no Tour dos Alps. Mas será que é este ano que consegue chegar ao sonho rosa? Será que aprendeu das experiências traumáticas dos últimos anos no Giro?

⭐⭐⭐⭐
Egan Bernal
Continua com problemas nas costas e por essa razão apenas leva 4 estrelas. Este ano mostrou bom nível em algumas provas, mas noutras não conseguiu estar com os melhores.
Tem uma equipa forte para o apoiar.

⭐⭐⭐
Mikel Landa
O Landismo continua vivo e de boa saúde. A seu favor joga o facto desta edição ter pouco contrarrelógio e muita montanha.
Apresentou um bom nível este ano e tem uma equipa muito boa para a montanha. 

⭐⭐
Aleksandr Vlasov
A grande esperança russa, resta saber se será fiável para 3 semanas. Fez uma Vuelta decente, mas longe de ser extraordinária, foi 11º numa prova que em 2020 não teve 3 semanas. Este é o primeiro teste dele a sério como líder numa prova tão dura e longa e as expectativas são elevadas. Mostrou um bom nível no Tour dos Alps na preparação para o Giro.

Jai Hindley
Foi uma das grandes sensações do último Giro, foi 2º de uma forma surpreendente, num Giro muito peculiar. Desta vez a concorrência é mais dura, a favor tem o pouco crono e a dureza.

João Almeida
Uma das grandes estrelas da edição do ano passado. Este ano o percurso não o beneficia, muito duro e com pouco crono.
Vai ser interessante ver a dinâmica entre ele e Evenepoel.

Remco Evenepoel
9 meses depois regressa à competição e existem muitas dúvidas quanto à sua condição física. No entanto, estamos a falar de um fenómeno.
Leva o dorsal 1 da equipa belga.

Hugh Carthy
Um ciclista muito peculiar, muito alto, magro e desengonçado. É também um dos melhores trepadores da atualidade, que adora gradientes muito elevados coisa que não falta no Giro.

Romain Bardet
Divide a liderança com Hindley, esta é a sua primeira incursão pelo Giro e tem um percurso que lhe assenta bem com muita montanha e pouco crono.
É também um ciclista que desce bem e isso no Giro é uma valência importante.

Vincenzo Nibali
O tubarão já não é o mesmo e dificilmente lutará pela vitória. No entanto, não se deve subestimar um ciclista desta craveira, num dia inspirado pode baralhar as contas.

Emanuel Buchmann
O alemão desde da queda no Dauphiné do ano passado que baixou muito o seu nível. Focou toda a temporada no Giro e está obrigado a entregar um bom resultado. É uma incógnita para nós.

Pello Bilbao
Plano B da Bahrain e que pode ser importante no jogo dos números em algumas etapas. Bilbao é um ciclista oportunista e que tem evoluído muito na alta-montanha.

Dan Martin
O irlandês é um trepador de grande qualidade mas tem um problema, normalmente depois de uma subida há uma descida e nesse aspeto deixa muito a desejar. O Giro é conhecido não só pelas subidas mas também pelas descidas dantescas.
Caso consiga se manter em cima da bicicleta é um ciclista para lutar pelo top-5, já que os poucos Km de crono jogam a seu favor.

Outros ciclistas a seguir

Diego Ulissi
Já conta com 8 vitórias de etapa no Giro e este ano procura aumentar este número, oportunidades não faltarão. Ele no inicio deste ano teve um problema cardíaco, mas regressou e na Romandia deu sinais que está no bom caminho.

Marc Soler
Diz que está no Giro para tentar lutar pela geral, temos sérias dúvidas porque poucas vezes mostrou ser consistente. No entanto é um ciclista capaz de ganhar etapas e tem diversas oportunidades.

Giulio Ciccone
Está no Giro para ajudar Nibali mas com alguma liberdade, até porque é um ciclista que pode ganhar etapas de montanha, nas 2ª e 3ª semanas poderá estar nas fugas.

Fausto Masnada
Esteve bastante forte na Romandia, o que é um bom sinal para os líderes da equipa porque terão apoio na montanha. Caso tenha alguma liberdade é um ciclista capaz de ganhar etapas.

Alexander Cepeda
A nova pérola de Gianni Savio, a grande esperança da Androni para ganhar uma etapa. Fez um Tour dos Alps de grande nível e aqui tem muita montanha para brilhar e dar uma alegria ao patrão.

Bauke Mollema
Disse que está no Giro apenas a caçar etapas, tem muita montanha para o conseguir.

Rúben Guerreiro
Caça-etapas e camisola da montanha, são estes os objetivos. Vamos vê-lo em muitas fugas.

Nélson Oliveira
Apoiar Soler naquilo que puder, caso o catalão não dê conta do recado, poderá ter liberdade para estar em fugas.

Sprinters

⭐⭐⭐
Caleb Ewan
Em 2021 conseguiu a proeza de domar as feras no Poggio e depois perder sprints para o Colin Joyce. Em forma é o sprint a bater neste Giro, no entanto a sua inconsistência este ano deixam-nos dúvidas.

Peter Sagan
A maglia Ciclamino é o grande objetivo e ele é o grande favorito. Apesar do Covid o eslovaco tem melhorado e na Romandia deu excelentes sinais.

⭐⭐ 
Tim Merlier
Já é um dos melhores sprinters do mundo, tem um arranque demolidor que poucos conseguem igualar. Tem à sua disposição um bom comboio que este ano já molhou o bico às melhores equipas do WT diversas vezes. 

Dylan Groenewegen
Regressa à competição depois do infeliz episódio na Polónia. O seu nível é uma incógnita.

  Elia Viviani, Giacomo Nizzolo, Riccardo Minali, Fernando Gaviria

 As nossas apostas

Vencedor:
CR: Egan Bernal
BD: Simon Yates

Restante pódio (sem ordem)
CR: Yates, Landa
BD: Landa, Bernal

Restante Top-10 (sem ordem)
CR:  Vlasov, Carthy, Almeida, Bardet, Bilbao, Evenepoel, Hindley
BD:  Vlasov, Carthy, Almeida, Bardet, Bilbao, Evenepoel, Hindley

Maglia ciclamino
CR: Sagan
BD: Sagan

Classificação da montanha

CR: Ciccone
BD: A. Cepeda

Classificação da juventude
CR: Bernal
BD: Bernal

Classificação por equipas
CR: DQT
BD: DQT

  

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.