Header Ads

Volta à Romandia (2.WT) - Antevisão


74ª edição da Volta à Romandia, desde 1947 que se disputa e tem como cenário a região suíça com o mesmo nome. A prova disputa-se tradicionalmente antes da primeira grande volta do ano, o Giro d'Italia, que faz com que a mesma tenha um atrativo adicional, já que alguns dos que estarão na prova italiana estarão aqui a testar as pernas.
A lista de vencedores é de luxo, nomes como Gino Bartali, Eddy Merckx, Felice Gimondi, Giuseppe Saronni, Stephen Roche, Claude Criquielion, Tony Rominger, Laurent Jalabert, Bradley Wiggins, Chris Froome, Nairo Quintana e Primoz Roglic constam nela.
Os italianos são aqueles que venceram, mais vezes a prova, com 13 triunfos na geral, seguidos dos suíços com 12 e os franceses com 10 vitórias.

História

últimos 10 vencedores
2009 Roman Kreuziger (CZE) Liquigas
2010 Simon Špilak (SLO) Lampre–Farnese Vini [1]
2011 Cadel Evans (AUS) BMC Racing Team
2012 Bradley Wiggins (GBR) Team Sky
2013 Chris Froome (GBR) Team Sky
2014 Chris Froome (GBR) Team Sky
2015 Ilnur Zakarin (RUS) Team Katusha
2016 Nairo Quintana (COL) Movistar Team
2017 Richie Porte (AUS) BMC
2018 Primoz Roglic (Slo) LottoNL-Jumbo
2019 Primoz Roglic (Slo) Jumbo-Visma

Edição 2019


Percurso


 27/04 Prólogo | Oron - Oron (4.05 Km)
 28/04 Etapa 1 | Aigle - Martigny (168.1 Km)
 29/04 Etapa 2 | La Neuveville - Saint-Imier (165.7 Km)
 30/04 Etapa 3 | Estavayer - Estavayer (168.7 Km) 
 01/05 Etapa 4 | Sion - Thyon (161.3 Km)
 02/05 Etapa 5 (ITT) | Fribourg - Fribourg (16.19 Km)

Não há dias fáceis na Romandia, os velocistas não terão muitas oportunidades com a 1ª etapa a ser a melhor delas. A prova deverá ser decidida nos últimos dois dias com o final em Thyon que deverá fazer diferenças importantes. No último dia em Friburgo, temos o contrarrelógio individual que decidirá aquilo que ficou por decidir no dia anterior.

Perfis

 27/04 Prólogo | Oron - Oron (4.05 Km)


Prólogo de 4000 metros de extensão, com os últimos 1000 metros a ser em subida (~6,5%). Dia para ciclistas potentes e que adoram esforços curtos.

 28/04 Etapa 1 | Aigle - Martigny (168.1 Km)


Etapa que será realizada num circuito em Martigny. Não é um dia fácil, mas é talvez a grande oportunidade para ciclistas como Sagan molharem o bico.

 29/04 Etapa 2 | La Neuveville - Saint-Imier (165.7 Km)

´
Etapa muito dura com 6 contagens de montanha, sendo a última de 1ª categoria e está colocada a 17 Km da meta. La Vue-des-Alpes é uma subida com 7.8 Km de extensão a 6,8%, não se vai ganhar a prova aqui, mas pode ser perdida.
A descida até Saint-Imer é longa, mas não é muito complicada.



30/04 Etapa 3 | Estavayer - Estavayer (168.7 Km) 


Bastante parecida com a 1ª etapa, mas as duas subidas estão mais perto da meta, que prejudica os velocistas. É um bom dia para uma fuga.

 01/05 Etapa 4 | Sion - Thyon (161.3 Km)


Etapa rainha da prova, são mais de 4000 metros de subida acumulada, com final em Thyon. A subida final coincide com a meta e é um pequeno monstro com 20,7 Km de extensão a 7,6%, os últimos 5 Km são muito duros



 02/05 Etapa 5 (ITT) | Fribourg - Fribourg (16.19 Km)

Contrarrelógio de 16 Km, com a parte inicial a ter uma rampa de 800 metros a 13%. O último Km é também em subida, no entanto, os especialistas devem dominar. Kung e Ganna são os máximos favoritos caso estejam em prova.

Startlist

Aqui

Favoritos

Sprinters

As oportunidades são escassas, mas o principal nome é Peter Sagan, ciclista versátil e capaz de passar algumas dificuldades. Sonny Colbrelli é outro ciclista versátil, na mesma linha de Sagan e está em boa forma.
Moschetti, Viviani, Dion Smith, Bauhaus, Venturini e Pasqualon são outros nomes para os finais ao sprint, caso existam.

Geral

Ineos
O conjunto mais forte, com Thomas e Porte como líderes. Dennis deverá ser o gregário de luxo, caso tenha alguma liberdade pode fazer um bom resultado na geral também.

Jumbo-Visma
A equipa anunciou que Kruijswijk é o líder para aqui, com Kuss. como principal apoio. O americano deverá perder tempo considerável no prólogo e contrarrelógio.

Michael Woods
Está em grande forma e mostrou isso na LBL. Tem um grande problema aqui, o prólogo e contrarrelógio. De qualquer forma, o percurso tem dureza para o canadiano fazer a diferença e atacar o pódio.

Wilco Kelderman
Dos homens da geral, deverá ser dos melhores no contrarrelógio. Se evitar as quedas, então é um forte candidato ao pódio, já que tem-se mostrado forte na montanha.

Ion Izagirre
Acabou por fazer uma Itzulia razoável e chega aqui como líder da Astana. Já fez boas prestações aqui e é um confesso admirador da prova, o problema poderá estar no contrarrelógio, tem piorado na disciplina.

Jack Haig
Tem-se vindo a consolidar como um bom trepador e o que não falta é subidas na Romandia, deve ser o líder da Bahrain-Victorious. O contrarrelógio tal como a outros, vai penalizá-lo.

Lucas Hamilton
Sem Simon Yates e Esteban Chaves, cabe a Lucas Hamilton liderar a equipa australiana. Realizou um Paris-Nice de excelente nível e procura novo bom resultado na Romandia, o percurso é bom para as suas características. 

Miguel Angel Lopez
Primeira prova com a Movistar, a expectativa é muito grande. Teve a recuperar de Covid e isso afetou a sua preparação. Seria surpreendente vê-lo nos primeiros lugares.

⭐⭐⭐⭐⭐ Thomas
⭐⭐⭐⭐ Porte, Kruijswijk
⭐⭐⭐ Kelderman, Izagirre
⭐⭐ Haig, Hamilton
⭐ Dennis, MA Lopez

A nossa aposta: Geraint Thomas
Joker: Lucas Hamilton

Seguir em directo: @TourDeRomandie#TDR2021
Eurosport 2 (14:30, Lisboa)

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.