Header Ads

Volta a Portugal 2019 - Antevisão 10ª etapa

Raramente visto, mas chegamos à última etapa com os dois primeiros separados por milésimos de segundo. A batalha entre Jóni Brandão e João Rodrigues está a ser uma das mais equilibradas da história recente da prova.

Mapa
Perfil
Contrarrelógio de 20 Km muito técnico e longe de ser plano. O percurso começa no Canidelo e segue o Rio Douro, passa pela Afurada, Candal e pela Câmara Municipal de Gaia, onde seguem para a Ponte do Infante e chegam à cidade do Porto. Na entrada da cidade invicta os corredores enfrentam 300 metros a 10%, é a rua das Fontaínhas. Seguem para o Freixo e aí entram na marginal ribeirinha do Porto até à famosa Ponte D. Luis ondeentram no túnel da Ribeira e sobem o empedrado da baixa do Porto, passando por locais históricos como a estação de São Bento, Clérigos e Cordoaria. Viram à direita na rua de Ceuta e chegam ao coração da cidade do Porto, a avenida dos Aliados, que deverá estar apinhada de gente.

Cidade de partida: Vila Nova de Gaia
Vila Nova de Gaia
Vila Nova de Gaia está localizada na margem sul da foz do rio Douro. É um município e cidade portuguesa da Área Metropolitana do Porto e da Região do Norte. As caves do famoso vinho do Porto ficam localizadas neste concelho. Formada, originalmente, a partir de duas povoações distintas, Gaia e Vila Nova, foi elevada a cidade, no dia 28 de Junho de 1984.
O Cais de Gaia está hoje em dia transformado numa agradável área turística dotada de bonitas esplanadas, restaurantes e bares, com vista para a zona histórica da cidade do Porto. A zona foi recentemente sujeita a uma grande remodelação, reaproveitando um espaço de excelência para momentos de lazer e turismo, que foi inclusivamente distinguido com o "Prémio Turismo - Valorização do Espaço Público“.

Cidade de chegada: Porto
Avenida dos Aliados - Porto
O Porto é a capital nortenha de Portugal. Com uma situação magnífica junto da foz do Douro e um conjunto arquitectónico de valor excepcional, o centro histórico da cidade do Porto é Património da Humanidade desde 1996.
Abrindo-se como um livro sobre o rio Douro ao entardecer, a cidade seduz com o seu centro histórico, comida e vinhos divinos e habitantes carismáticos. Os encantos do Porto são marcantes, desde o barulho do Douro contra as docas, ao tilintar das taças de vinho ao anoitecer, são imensos os encantos que encontrará enquanto passeia pelas ruas da cidade, cada uma delas com uma história diferente.
Porto é uma cidade para conhecer a caminhar, aproveitando ao máximo as suas ruas estreitas, cheias de história e nostalgia. Um passeio ao anoitecer junto à ribeira, a sensação que produz entrar no Mercado do Bolhão ou o sabor dos seus vinhos doces são algumas das coisas que deve fazer no Porto.

Condições meteorológicas

Possibilidade baixa de chuva, mas pode aparecer o que pode afetar e muito a performance. Vento moderado a forte de noroeste, o que significa lateral a maior parte do percurso.
A temperatura vai rondar os 20ºC.

Favoritos

Jóni Brandão vs João Rodrigues
Tudo se resume a este duelo. Está a ser uma luta titânica entre um ciclista que está no auge e um jovem que já tinha brilhado no ano passado e em 2019 confirmou e ultrapassou todas as expectativas.
Em termos de contrarrrelógio Jóni Brandão tem evoluindo ao longo dos anos e João Rodrigues desde 2018 apresenta performances de grande qualidade na especialidade. Aqui fica um comparativo dos principais contarrelógios dos dois em 2018 e 2019:

Volta a Portugal 2018 - 10ª etapa (20 KM) - João Rodrigues melhor 15 segundos do que Brandão
Volta ao Alentejo 2019 - 5ª etapa (8.5 Km) - João Rodrigues venceu o CRI
Volta a Portugal 2019 - Prólogo (6 Km) - Jóni Brandão melhor 2 segundos do que Rodrigues

A amostra é muito pequena, no entanto, em 2018, João Rodrigues no final da Volta a Portugal apenas foi batido por Vicente De Mateos no crono e o portista foi 15 segundos melhor do que Jóni Brandão, numa distância aproximada desta.
Porém, o percurso é bastante técnico e a diferença vai ser pequena entre os dois, salvo problemas mecânicos ou queda.


⭐⭐⭐ Gustavo Veloso
⭐⭐ Ricardo Mestre, João Rodrigues
⭐ António Carvalho, Jóni Brandão,Alejandro Marque

A nossa aposta: Gustavo Veloso
O espanhol está a 40 segundos, não está totalmente fora da luta pela vitória, mas a tarefa é muito complicado. Dificilmente ganhará a geral individual, mas muito provavelmente vai ganhar a etapa.

Joker: João Rodrigues
Vai emular o que fez no ano passado e vai voar baixinho num crono com uma distância parecida, apesar de ser mais técnico.
No entanto o equilibro entre ele e o Jóni vai ser a nota dominante.

Pódio final:
1. João Rodrigues
2. Jóni Brandão
3. Gustavo Veloso

TV: RTP 1 (a partir das 15:00)

Horário Portugal continental

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.