Header Ads

Volta a Portugal 2018 - Antevisão 5ª etapa

Depois de uma etapa que começou a desenhar classificação geral individual, temos um dia que no papel é mais calmo e ideal para os puro sangue do sprint.

Mapa
Perfil

Mapa da chegada a Viseu
Um dia perfeito para os velocistas, com apenas duas contagens de montanha, ambas de 3ª categoria e ainda longe da meta em Viseu.
A chegada tem algumas armadilhas, com as muitas rotundas a fazerem justiça que Viseu ostenta, o da capital das rotundas. Nos últimos 3 quilómetros são 'só' seis rotundas, com a última a estar colocada em plena reta de meta e que influenciará o sprint.

Sprints intermédios: 
- Trancoso (857 m, Km 122.1), 
- Aguiar da Beira (748 m, Km 149.2), 
- Satão (602 m, Km 171.7).

Subidas categorizadas: 
- Aldeia Nova (3ª Cat., 701 m, 2.6 Km at 5.9%, Km 65.9), 
- Broca (3ª Cat., 759 m, 4.1 Km at 5.1%, Km 111.3).

Zona de abastecimento: 
- Vila Franca das Naves (550 m, Km 107.2).

Cidade de partida: Sabugal


Sabugal é uma cidade do Distrito da Guarda e município com o mesmo nome, subdividido em 30 freguesias.
Se quer entrar na História e surpreender os sentido, Sabugal é uma boa porta de entrada. São diversos os testemunhos arqueológicos que atestam a ocupação humana no vale superior do rio Côa, ao longo dos tempos. Visite o Museu do Sabugal e o Museu Biblioteca Municipal do Sabugal. Não deixe também de fazer a rota dos 5 Castelos do município do Sabugal, do qual destacamos o Castelo de Sortelha. 

Cidade de chegada: Viseu

Sé de Viseu (📸desconhecido)
A cidade de Viseu localiza-se na região centro do País. Foi considerada pela DECO, em 2012, como a  cidade portuguesa com melhor qualidade de vida.
Existem várias lendas sobre o aparecimento do nome da cidade. Uma delas diz que foi em pleno processo de Reconquista. Um grupo de guerreiros chega à cidade e um deles perguntou: "O que viso (vejo) eu? E assim, dessa pergunta nasceu o nome Viseu.
Viseu não é apenas uma cidade de rotundas. Há muitos e bonitos monumentos para visitar. A Sé de Viseu (na imagem) é capaz de ser o ponto de maior visita turística. Podem também visitar a Cava de Viriato, um acampamento da época romana, considerado monumento nacional desde 1910. 
Em Agosto, Viseu recebe aquela que é uma das maiores feiras do país, a feira de São Mateus. Encontra-se de tudo, gastronomia, artesanato, música, exposições e muitas experiências diferentes. Este ano começa a 5 de Agosto e prolonga-se até 11 de Setembro. 
Vale a pena visitar Viseu.

Condições meteorológicas

Temperaturas mais moderadas em relação aos últimos dias, vão rondar os 32ºC durante a etapa. O vento vai soprar fraco a moderado de Sudoeste.

Favoritos

⭐⭐⭐ Riccardo Stracchiotti
⭐⭐ Luis Mendonça, Vicente De Mateos
⭐ Daniel Mestre, Krister Hagen, João Matias, Rafael Silva, Trond Trondsen

A nossa aposta: Riccardo Stracchiotti
Venceu a primeira etapa ao sprint e em condições normais mostrou ser o mais rápido num sprint limpo. Se a equipa o posicionar bem, o italiano será muito difícil de bater em sprint puro.

Outsider: Luis Mendonça
Foi 2º em duas ocasiões, o sprinter da Louletano tem mais uma oportunidade de ganhar a sua primeira etapa na Volta a Portugal.
A equipa além dele tem o líder De Mateos que já venceu uma etapa, mas deverá também estar na luta do sprint.



(a partir das 15:00)

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.