Header Ads

Volta a Portugal 2018 - Antevisão 1ª etapa

Depois do prólogo em Setúbal, a primeira etapa irá passar pelo 'inferno', que é o que se transforma o Alentejo em agosto. Temperaturas elevadas e vento podem tornar esta etapa num verdadeiro calvário para os ciclistas.

Mapa
Perfil

Mapa dos últimos Km

Últimos 5 Km

A primeira etapa em linha ligará Alcácer do Sal a Albufeira, com o regresso do Algarve ao percurso da Volta, desde 2008que não estava presente. O percurso não apresenta grandes dificuldades com 3 contagens de montanha, todas de 4ªcategoria. O grande adversário dos ciclistas serão as elevadas temperaturas que se farão sentir. Uma boa parte do percurso é feito ao longo da costa alentejana, o vento também pode ser um problema. É uma etapa perfeita para os sprinters, com as suas equipas a controlarem o pelotão de forma a chegada em pelotão compacto.Os últimos quilómetros em Albufeira têm algumas rotundas, a faltar um quilómetro e meio, há uma para a esquerda e já dentro do último quilómetro há outra, mas em que os corredores seguem em frente.   Metas Volantes:  - Grândola (100 m, Km 20.5), - Santiago do Cacém (196 m, Km 47.0), - Portela de Messines (112 m, Km 171.6).
 
Subidas categorizadas:  - Stª Margarida da Serra (4ª Cat., 246 m, 4.8 Km a 2.4%, Km 29.4), - PM (4ª Cat., 88 m, 1.8 Km a 3.4%, Km 98.1), - Odemira (4ª Cat., 93 m, 2.1 Km a 4.1%, Km 103.9).
Zona de abastecimento:
114 m, Km 105.0

Cidade de partida: Alcácer do Sal


Alcácer do Sal é uma cidade portuguesa pertencente ao distrito de Setúbal, região do Alentejo e sub-região do Alentejo Litoral. É sede de município com o mesmo nome, subdividido em 4 freguesias. 
Alcácer do Sal é uma das mais antigas cidades da Europa, fundada antes de 1000 a.C. pelos fenícios. Assim como as vizinhas Lisboa e Setúbal, Alcácer do Sal era uma grande fornecedora de sal (daí o seu nome), peixe salgado e cavalos para exportação.
Esta localidade foi elevada a cidade a 12 de Julho de 1997.


Cidade de chegada: Albufeira


Albufeira pertencente ao Distrito de Faro, região e sub-região do Algarve e é sede de um município subdividido em 4 freguesias.
A área atual do concelho de Albufeira encontra-se ocupada pelo homem, pelo menos, desde o ano 2000 a.C. Os Romanos deram-lhe a designação de Baltum, e os Árabes, que a ocuparam em 716, denominaram-na Albuar ou Albuhera.
A zona mais antiga da cidade, é onde encontramos algumas das casas e prédios mais antigos e que tendem a ter as fachadas mais tradicionais.
Saindo um pouco da zona central da cidade, a 5 quilómetros de Albufeira encontramos Olhos de Água, uma povoação de origens piscatórias. Em Olhos de Água pode visitar a famosa Praia da Falésia (considerada a segunda melhor praia de Portugal), a Praia dos Olhos de Água, a histórica Torre da Medronheira, os belíssimos Olheiros de Água Doce ou o mercado com peixe fresco.

Condições meteorológicas

Temperaturas muito altas, que podem passar os 40 ºC, o que pode levar à aplicação do Protocolo para condições meteorológicas extremas (EWP).
O vento também soprará com alguma intensidade de Este/Sudeste (+/- 25 Km/h).

Favoritos

*** Daniel Mestre, João Matias
** Luís Mendonça, Rafael Silva, Riccardo Stacchiotti
* Maris Bogdanovics, Vicente Garcia de Mateos, Enrique Sanz, Olivier Pardini, César Martingil

A nossa aposta: Daniel Mestre
É o melhor sprinter actualmente no pelotão português. Perante a concorrência é o natural favorito, com Rafael Silva a poder ser um lançador de luxo para ele.
A questão é se a Efapel está disposta a trabalhar durante a etapa para um final em pelotão compacto ou não quer se desgastar.

Outsider: Riccardo Stacchiotti
Venceu uma etapa no GP Portugal N2 numa chegada ao sprint. É um ciclista com uma ponta final de respeito e que deverá estar na luta no sprint. 
Contra está o facto de não ter uma equipa tão forte quanto outras.


(a partir das 15:00)

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.