Header Ads

Amstel Gold Race (1.WT) - Antevisão

Depois do pavé, chegam as Ardenas e a primeira das três famosas clássicas, que fazem parte das Clássicas das Ardenas é a Amstel Gold Race. Deve o seu nome ao patrocinador, que é a famosa cervejaria Amstel.
É a maior prova que decorre em solo holandês, corre-se desde 1966 no sul da província de Limburg e faz parte de um dos conjuntos de clássicas que mais apaixonam os fãs do ciclismo, as já referidas, Clássicas das Ardenas.
O percurso tem variado ao longo dos anos, desde do ano passado, a organização decidiu alterar significativamente a rota, com o final a não ser no Cauberg.
Em 1966 a partida foi em Breda, de 1967 a 1970 a partida era da cidade de Helmond, 1971 a 1997 iniciava em Heereln e desde 1998 até aos dias de hoje, a partida é dada em Maastricht.
De 1966 até 1990 a chegada foi em Meerssen (exceptuando o ano de 1968, que foi em Elsloo). De 1991 a 2002 a chegada foi em Maastricht, de 2003 até 2012 a meta estava no topo do Cauberg e de 2013 a 2016 encontrava-se 1800 metros mais à frente. O número de subidas curtas e explosivas fazem com que seja uma prova bastante exigente. 
Um corredor da casa, é o recordista de vitórias, o holandês Jan Raas, conquistou a prova por cinco vezes. Mas um nome destaca-se nos últimos anos, é o de Philippe Gilbert, quatro vitórias, o segundo mais vitorioso e que procura este ano igualar Jan Raas.

História 

últimos 10 vencedores
2008 Damiano Cunego (ITA) Lampre
2009 Serguei Ivanov (RUS) Team Katusha
2010 Philippe Gilbert (BEL) Omega Pharma–Lotto
2011 Philippe Gilbert (BEL) Omega Pharma–Lotto
2012 Enrico Gasparotto (ITA) Astana
2013 Roman Kreuziger (CZE) Saxo–Tinkoff
2014 Philippe Gilbert (BEL) BMC Racing Team
2015 Michał Kwiatkowski (POL) Etixx–Quick-Step
2016 Enrico Gasparotto (ITA) Wanty-Groupe Gober
2017 Philippe Gilbert (BEL) Quick-Step Floors

Edição 2017 (Top-10)
1    Philippe Gilbert (Bel) Quick-Step Floors    6:31:40    
2    Michal Kwiatkowski (Pol) Team Sky         
3    Michael Albasini (Swi) Orica-Scott    0:00:10    
4    Nathan Haas (Aus) Dimension Data         
5    Jose Rojas (Spa) Movistar Team         
6    Sergio Luis Henao Montoya (Col) Team Sky         
7    Jon Izaguirre Insausti (Spa) Bahrain-Merida    0:00:14    
8    Michael Gogl (Aut) Trek-Segafredo    0:01:10    
9    Sonny Colbrelli (Ita) Bahrain-Merida    0:01:11    
10    Michael Matthews (Aus) Team Sunweb   

Percurso

Maastricht › Berg en Terblijt (261 Km)
subida acumulada: 3450 m

A partida será dada de Maastricht, bem perto da fronteira com a Bélgica. Os ciclistas vão subir o Cauberg, Geulhemmerberg e o Bemelerberg três vezes. O percurso em relação a 2016 tem alterações profundas, por exemplo, o Cauberg já não é a última subida, agora é o Bemelerberg, que tem a última passagem a 5,6 Kms da linha de meta.


Ao todo são 35 subidas, o que dá uma média de uma a cada 7,5 quilómetros. Seis destas subidas vão aparecer várias vezes ao longo do dia - o Sibergrubbe (duas vezes), Cauberg (três vezes), o Geulhemmerberg (três vezes), o Gulpenerberg (duas vezes) e o Bemelerberg (duas vezes).
Com a nova configuração do percurso, a combinação de subidas que pode ser a diferença é o Kruisberg/Eyserbosweg, a primeira tem 800 metros a 8,5% e a segunda tem 1000 metros a 8%. Logo a seguir aparece o Fromberg e o Keutenberg. Quando passarem o Keutenberg os corredores estarão a 29 quilómetros da meta.
As três subidas finais, Cauberg-Geulhemmerberg-Bemelerberg, farão a seleção final.




Startlist


Condições meteorológicas


A previsão para domingo é que pode ocorrer chuva num ou noutro ponto da corrida. A temperatura rondará os 14º C e o vento soprará fraco de Oeste

Favoritos

***** Tim Wellens, Alejandro Valverde
**** Philippe Gilbert, Peter Sagan, Tiesj Benoot
*** Julian Alaphilippe, Greg Van Avermaet, Michal Kwiatkowski
** Michael Matthews, Dylan Teuns, Rui Costa, Rigoberto Uran, Ion Izagirre, Daryl Impey, Bauke Mollema
* Gorka Izagirre, Sergio Henao, Jakob Fuglsang, Diego Ulissi, Michael Valgren, Omar Fraile, Sonny Colbrelli, Nathan Haas, Dan Martin, Michael Albasini

A nossa aposta: Alejandro Valverde
É como o vinho do Porto, quanto mais velho melhor. Regressou à competição depois do terrível acidente na 1ª etapa do Tour do ano passado e nada melhor do que arrasar com a concorrência na maioria das provas que esteve presente. 
Esta é a única clássica das Ardenas que não venceu, mas mesmo assim parte para ela, como o grande favorito e o homem a bater.

Outsider: Tiesj Benoot
Deu um salto competitivo significativo este ano, finalmente conquistou a sua primeira vitória como profissional e tem-se apresentado em todas as competições como um dos homens mais fortes.
A Lotto-Soudal tem um grupo muito forte para estas três provas, além de Benoot, Tim Wellens e Jelle Vanendert são homens que podem disputar a vitória.

Seguir em directo: @Amstelgoldrace,
   A partir das 13:45 



Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.