Header Ads

Giro 2016 - Antevisão 20ª etapa

Depois da louca 19ª etapa, a classificação geral ficou bem apertada, com os 3 primeiros separados apenas por 1 minuto e 5 segundos. A 20ª etapa será o embate final entre os homens da geral, com a corrida a estar completamente lançada e depois de todas as reviravoltas que deu, é muito difícil de prever o que vai acontecer. Espera-se muito espectáculo.
Perfil 20ª etapa
A 20ª etapa como é habitual em qualquer Giro, é durríssima e este ano não foge à regra. É uma etapa curta com apenas 134 Kms, mas com mais de 4000 metros de subida acumulada. Maior parte do dia será percorrido em França.
A etapa começa e é logo a subir, para a 1ª contagem de montanha, Col de Vars (18.25 km a 6%, GPM 1), seguido de uma descida técnica, até Jausiers, onde começa a longa subida do Colle de la Bonette (22.25 km a 6.7%, GPM 1), no topo, a 2715 metros, os ciclistas estarão perto do meio da etapa e aí enfrentam a interminável descida do Colle de la Bonette, com partes bastantes técnicas que tornam esta descida bastante perigosa. Chegados a Isola, começam a subir o Colle de la Lombarda ((19.85 km a 7.5%, GPM 1), mais uma vez os corredores no topo estarão acima dos 2000 metros. Depois disso, curta descida para Sant'Anna di Vinadio, onde subirão uma pequena subida de 3ª categoria, até ao santuário de S.Anna di Vinadio (2.35 km a 8.1%, GPM 3), onde estará instalada a meta.

Perfil da subida a Col de Vars

Perfil da subida a Col de la Bonete

Perfil da subida a Colle della Lombarda

Parte final da etapa


Cidade de partida: Guillestre

Centro da cidade de Guillestre
Localizada na província francesa de Provence-Alpes-Côte d'Azur, Guillestre, encontra-se no cruzamento das principais vias de comunicação entre os vales e as passagens de montanha até Itália.
A aldeia prospera no inverno e no verão do turismo, que está a crescer de forma constante. Para tal conta com a vasta oferta desportiva, bem como uma estância termal no "Plano de Phazy".

Cidade de chegada: Sant'Anna di Vinadio


Santuário de Sant'Anna
Vinadio, situado no coração do vale do rio Stura, é um dos principais pontos turísticos e estância termal. 
Durante séculos, marcou a fronteira entre França e Itália, o que explica a riqueza de fortificações militares que se estende por 1.200 metros.
O marco mais famoso é o santuário de Sant'Anna, o santuário mais alto da Europa (2.035 m). A igreja foi erguida em uma superfície rochosa o que explica seu piso inclinado.

Condições atmosféricas
Mais uma vez o vento não será problema, praticamente não estará presente durante a etapa. A grande questão é como estará o tempo no Colle de la Bonette e pelas previsões, haverá pouco vento, não se espera precipitação e a temperatura rondará os 14-15 ºC.
Previsão meteorológica para a 20ª etapa
Favoritos:
A 19ª etapa foi de loucos e fez renascer Nibali, que parecia fora da luta pela vitória final. O tubarão está apenas a 44 segundos de Chaves, Kruijswijk com a aparatosa queda desceu para 3º, mas não está muito longe também. Valverde, não está também muito longe, certamente atacará à procura do pódio. Vai ser um dia fascinante e completamente imprevisivel, esta edição do Giro está a ser das mais caóticas dos últimos anos.

*** Vincenzo Nibali, Esteban Chaves, Steven Kruijswijk
** Alejandro Valverde, Rigoberto Uran, Rafal Majka
* Diego Ulissi, Domenico Pozzovivo, Bob Jungels, Andrey Amador

A nossa aposta: Vincenzo Nibali
Parecia enterrado e de repente...renasce das cinzas. A queda de Kruijswijk ajudou e muito para o renascimento de Nibali. Na última etapa para os homens da geral, terá de descarregar Chaves e não dar espaço a Kruijswijk e Valverde. Amanhã o tubarão e a Astana quererão lançar novamente o caos na corrida, à procura da vitória final.
Outsider: Steven Kruijswijk
Estava a ser perfeito demais, mas bastou uma pequena falha e lá se foi a maglia rosa, que parecia tão 'amarrada'  pelo holandês. De qualquer forma, ainda não está longe do 1º lugar, no fim do dia irá fazer exames para ver se está tudo bem, depois da queda muito feia do dia de hoje. 
Se estiver em condições e sem grandes mazelas, espera-se que o holandês ataque incessantemente. Para bem do espectáculo, Kruijswijk tem de estar na luta.

Seguir em directo: #giro, Eurosport 1, @giroditalia

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.