Guia das Clássicas da Primavera 2016


No próximo sábado, dia 27, abre a temporada das clássicas da primavera, com a primeira clássica belga, a Omloop Het Nieuwsblad. Esta é uma das alturas do ano mais excitantes e esperada pelos adeptos de ciclismo, principalmente os belgas, que consideram este período o mais importante durante a época ciclistica.
Quando se pensa em clássicas, pensa-se nos monumentos do ciclismo, quatro dos cinco realizam-se na primavera (Milão-São Remo, Volta à Flandres, Paris-Roubaix e Liège-Bastogne-Liège), o quinto, é o Giro da Lombardia, que fecha a temporada. Estas são as provas de um dia mais importantes e grandiosas, que representam bem o que é o ciclismo. A imprevisibilidade nestas provas, fazem parte da beleza da mesma, basta um azar ou um momento de sorte, para que a corrida se modifique. Ao longo dos anos, as histórias e 'mitos' criados à volta destas cinco clássicas foram muitos e fazem parte do legado desta modalidade, que encantaram milhões.
Ao longo dos tempos foram-se dando 'nomes carinhosos' a estas provas, aqui ficam os mais comuns:
- Milão-São Remo- La Primavera, Clássica dos sprinters, La Classicissima
- Volta à Flandres- De Ronde, Flanders' Finest
- Paris-Roubaix - A raínha das clássicas, O inferno do Norte
- Liège-Bastogne-Liège - La Doyenne (a mais antiga)
- Giro da Lombardia - clássica das folhas caídas (realiza-se no Outono)

Mas este período não vive só dos quatro monumentos, também conta com outras clássicas de grande importância. Começa habitualmente no final de fevereiro, com a Omloop e a Kuurne-Bruxelles-Kuurne e depois no inicio de março dá-se um salto a Itália, para a mais recente mas já carismática clássica toscana, Strade Bianche.
As clássicas deste período do ano podem ser divididas em grupos, que somados dão origem ao que com o tempo foi-se designando por 'clássicas da primavera'. Ou seja:
Clássicas da primavera=Clássicas de pavé+Clássicas das Ardenas+Clássicas Italianas (Milão-São Remo e Strade Bianche).

As clássicas de pavé são:
Omloop Het Nieuwsblad
Kuurne-Bruxelles-Kuurne
Dwars door Vlaanderen
E3 Harelbeke
Gent - Wevelgem
Volta à Flandres
Scheldeprijs
Paris-Roubaix

As clássicas das Ardenas são:
Amstel Gold Race
La Flèche Wallonne
Liège - Bastogne - Liège

Das provas mencionadas a mais recente e que tem ganho importância ano após ano, é a Strade Bianche, que se corre na bela região da Toscânia em Itália. A principal característica desta clássicas são as estradas 'brancas', que não são mais que secções em sterrato (uma mistura de terra batida com gravilha). A prova começou em 2007 com o nome de Monte Paschi Eroica e desde daí, encanta os adeptos de ciclismo. A lista de participantes também tem ajudado e muito à qualidade da prova, com algumas das grandes figuras a serem presença assídua na prova.
Curiosamente em França, também se corre uma prova com algumas parecenças com a clássica toscana, a Tro-Bro Léon, que se disputa na Bretanha e é uma das pérolas do ciclismo francês.

Portugal
Em Portugal, não existe tradição de se correr clássicas, tirando a mítica Porto-Lisboa, que se disputava a 10 de junho, poucas corridas de um dia foram marcantes no ciclismo português. Porém na última década, a Clássica da Primavera da Póvoa de Varzim, tem marcado o calendário velocipédico nacional e neste período é a prova de um dia que consistentemente aparece no calendário português.

Calendário das principais clássicas da primavera
Fevereiro 2016
27 fevereiro 2016: Omloop Het Nieuwsblad, Bélgica, 1.HC
28 fevereiro2016: Kuurne-Bruxelles-Kuurne, Bélgica, 1.HC

Março 2016
5 março 2016: Strade Bianche, Itália, 1.HC
6 março 2016: Clássica da Primavera, Póvoa de Varzim, Portugal, 1.12
19 março 2016: Milão - São Remo, Itália, 1.WT
23 março 2016: Dwars door Vlaanderen, Bélgica, 1.HC
25 março 2016: E3 Harelbeke, Bélgica, 1.WT
27 março 2016: Gent - Wevelgem, Bélgica, 1.WT

Abril 2016
3 abril 2016: Ronde van Vlaanderen / Volta à Flandres, Bélgica, 1.WT
6 abril 2016: Scheldeprijs, Bélgica, 1.HC
10 abril 2016: Paris - Roubaix, França, 1.WT
17 abril 2016: Tro-Bro Léon, França, 1.1
17 abril 2016: Amstel Gold Race, Holanda, 1.WT
20 abril 2016: La Flèche Wallonne, Bélgica, 1.WT
24 abril 2016: Liège - Bastogne - Liège, Bélgica, 1.WT

O blog irá acompanhar as clássicas da primavera, com a antevisão de todas estas provas. Apenas os monumentos terão análise e rescaldo.

* a imagem foi retirada de: http://www.thevelohouse.com/content/spring-classic-s-live-on-the-big-screen.aspx

Também pode interessar:

Bruno Dias

Adora ciclismo e tudo o que se relaciona com bicicletas. O mês de maio e julho são sagrados e tem um carinho pelas clássicas da primavera e pela Volta a Portugal. Ao longo dos anos aprendeu a apreciar a Vuelta.

Sem comentários:

Enviar um comentário