Header Ads

Volta a Portugal 2015 - Antevisão 4ª etapa

Um dos dias mais populares da Volta a Portugal é o dia quando o pelotão sobe o Alto da Srª da Graça. A romaria começa bem cedo, alguns já estão na subida no dia anterior para ver a passagem dos ciclistas da Volta a Portugal.
É uma autêntica multidão que apinha o Monte Farinha, numa das montanhas mais míticas de Portugal Continental.

Local de partida: Alvarenga

Ponte de Alvarenga 
Alvarenga é uma freguesia do concelho de Arouca. Chegou a ser vila e sede de concelho entre os anos de 1514 e 1836, teve até mais população do que a atual sede de concelho.
O seu nome deriva do fenício "Alu" que significa Povoação e Alto.
A freguesia é banhada pelo rio Paiva. É de uma beleza natural inquestionável o que a torna perfeita para passeios de fim de semana, férias e várias actividades ao ar livre como caminhadas, passeios de bicicleta, todo-o-terreno, entre outras.


Local de chegada: Mondim de Bastos

No cimo do Monte Farinha, o santuário de Nossa Senhora da Graça

Mondim de Bastos é uma vila do distrito de Vila Real. É sede de concelho com 8 freguesias (após a reorganização do território passaram a 6).
A vila é banhada pelo rio Tâmega e fica no sopé do Monte Farinha, no qual se pode encontrar o santuário de Nossa Senhora da Graça. 
Se visitar Mondim de Bastos prepare-se para uma terra de grande património natural, arquitectónico e arqueológico. Por exemplo, na zona ribeirinha encontra várias influências minhotas com as vinhas e os campos de milho, os solares e os espigueiros. No centro histórico não perca o percurso das capelas e os jardins de camélias.
A nível gastronómico o ponto máximo é a Carne Maronesa. Produto de elevada qualidade e exclusivo da zona da serra do Marão. Para sobremesa, o Pão de Ló húmido faz as delícias. 

Percurso
Perfil da 4ª etapa

O percurso é duro, como sempre é, quando chega ao Monte Farinha. São quatro contagens de montanha, duas de 3ª categoria e duas de 1ª categoria.
A subida à Barragem do Alvão é aos 114,6 quilómetros, uma ascensão muito dura e depois da descida os corredores irão se deparar com a subida ao Alto da Srª da Graça.

Perfil da subida ao alto da Srª da Graça

Favoritos
Gustavo Veloso tem estado em grande destaque, claramente acima dos adversários. Já esteve perto de vencer uma etapa, mas ainda não conseguiu, poderá ser na Senhora da Graça que se vai estrear este ano, é o grande favorito.
A Efapel tem dois homens a ter em conta, Jóni Brandrão e Alejandro Marque. Os dois terão de correr atrás do prejuízo e terão obrigatoriamente de atacar.
Outros homens a seguir com atenção são: Ricardo Vilela, Ricardo Mestre, Rui Sousa, Frederico Figueiredo, João Benta, José Gonçalves, Hernâni Brôco, Sandro Silva e Amaro Antunes.

A nossa aposta: Gustavo Veloso
Surpresa: João Benta

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.