Header Ads

Guia Volta ao Algarve 2025 (2.Pro)

   


Algarvia (nome carinhoso pelo qual é tratada a Volta ao Algarve), é a prova portuguesa com maior prestígio fora de portas, apesar de não ser a mais importante e popular para os adeptos da modalidade em Portugal, para os ciclistas e equipas portuguesas, essa naturalmente é a Volta a Portugal.
A primeira edição foi em 1960, entre 1962 e 1976 a corrida não se realizou, voltando em 1977. Nesse ano a prova foi ganha por Belmiro Silva, que curiosamente venceria por mais duas vezes, o que faz com que seja o recordista de vitórias à geral. Nas últimas duas décadas, a Algarvia tem trazido constantemente algumas das melhores equipas do mundo a território nacional. E conta já com vencedores de peso na sua história, ciclistas como Geraint Thomas, Primoz Roglic, Tadej Pogacar e Remco Evenepoel, já venceram a algarvia. 

História

últimos vencedores
2013 Tony Martin (GER) Omega Pharma–Quick-Step
2014 Michał Kwiatkowski (POL) Omega Pharma–Quick-Step
2015 Geraint Thomas (GBR) Team Sky
2016 Geraint Thomas (GBR) Team Sky
2017 Primoz Roglic (SLO) Team LottoNL-Jumbo
2018 Michal Kwitakowski (POL) Team Sky
2019 Tadej Pogacar (SLO) UAE Team Emirates
2020 Remco Evenepoel (BEL) Deceuninck-QuickStep
2021 João Rodrigues (POR) W52-FC Porto
2022 Remco Evenepoel (BEL) QuickStep
2023 Daniel Martínez (COL) Ineos Grenadiers
2024 Remco Evenepoel (BEL) Soudal-QuickStep

Percurso

0119.Feb
Portimão-Lagos190 km
0220.Feb
Lagoa-Alto da Fóia177.6 km
0321.Feb
Vila Real de Santo António-Tavira183.5 km
0422.Feb
Albufeira-Faro175.2 km
0523.Feb
Salir-Malhão19.6 km

Em relação às edições recentes, há uma diferença importante e trata-se da etapa do Malhão, que passa a ser um contra-relógio com final no topo e no último dia. 
De resto, o percurso não tem grandes alterações, o primeiro dia é para os sprinters assim como a 3ª e 4ª etapas. A Fóia está colocada no segundo dia de prova.

Perfis

0119.Feb
Portimão-Lagos190 km


A prova abre com um dia para os velocistas, num percurso ondulante mas sem grandes dificuldades que possam criar problemas para os puro sangue do sprint.

Favoritos: WVA, Girmay, Meeus, Fretin, De Lie, Leitão, van Uden

0220.Feb
Lagoa-Alto da Fóia177.6 km



Primeiro dia importante para a geral. São cinco contagens de montanha (três nos últimos 35 Km) com o final na Fóia, numa chegada que este ano será atacada pelo lado oposto. A subida é mais irregular por este lado, o que pode criar mais atrito, mas no final a pendente média não é muito diferente são 8,4 Km a 5%. O último km é complicado, acima dos 8%. 
Antes da Fóia, a Pomba pode ser usada para uma seleção, um ciclista como Vingegaard irá precisar que a corrida seja endurecida e estou a ver a Visma-LAB a impor um ritmo forte aqui para desgastar os rivais.


Favoritos: Vingegaard, Roglic, Almeida

0321.Feb
Vila Real de Santo António-Tavira183.5 km

Reza a história que a chegada a Tavira termina num sprint massivo entre os puro sangue da velocidade. Mas a edição de 2023 mostrou-nos que é possível fazer diferente. O dinamarquês Magnus Cort atacou com um grupo na fase final da etapa, foi apanhado mas manteve-se na frente com um sprint longo e poderoso, levando a vitória para casa.
O percurso tem algumas subidas, mas nada que mereça destaque.

Favoritos: WVA, Girmay, Meeus, Fretin, De Lie, Leitão, van Uden

0422.Feb
Albufeira-Faro175.2 km



Mais uma oportunidade para os velocistas. A chegada a Faro é numa ligeira subida, mas não põe em causa o favoritismo dos sprinters.

Favoritos: WVA, Girmay, Meeus, Fretin, De Lie, Leitão, van Uden

0523.Feb
Salir-Malhão19.6 km



O Alto do Malhão volta a encerrar a Volta ao Algarve, mas desta vez com um contra-relógio individual. Antes do Malhão os ciclistas terão 17 Km de terreno plano, o que significa que não basta ser um bom escalador.
O Alto do Malhão é a ascensão mais emblemática do Algarve e que normalmente faz diferenças importantes, são apenas 2600 metros mas a 9,5%, estas rampas decidirão o vencedor desta edição.

Favoritos: Vingegaard, Roglic, Almeida

Startlist

Aqui

Favoritos

Sprint

Este ano os sprinters no papel têm três oportunidades, ao contrário das duas que tem sido norma no Algarve.

Biniam Girmay
Sem dúvida um dos grandes sprinters em prova, na Figueira da Foz mostrou boa forma, aguentou as subidas, mas no sprint faltou-lhe força. Aqui terá 3 oportunidades com perfis de etapas menos desgastantes e ideais para aplica a sua poderosa aceleração.
O comboio não é incrível, longe disso, mas aqui poucas equipas têm grandes alinhamentos de lançamento.

Jordi Meeus
O belga ano após ano tem melhorado, este ano já fez bons sprints na Étoile Bessèges, ficou perto da vitória num deles.
A equipa alemã estará mais focada na geral individual, pelo que, Meeus terá de navegar no pelotão com pouca ajuda na preparação dos sprints.

Milan Fretin
Abriu a temporada a vencer na Clasica de Almeria. O belga é um velocista poderoso e que procura confirmar as sensações que no ano passado deixou, o potencial é tremendo e a Cofidis precisa de pontos. Piet Allegaert e Benjamin Thomas serão os lançadores.

Wout Van Aert
Mostrou em Jaén que está longe da melhor forma, mas isso não deve impedir que conteste os sprints durante esta semana. A equipa neerlandesa está no Algarve com um objetivo claro, vencer a prova, por isso Van Aert como a maioria dos sprinters terá pouca ajuda no sprint, para ele nao é um problema, é dos melhores a navegar pelo pelotão.

Arnaud de Lie
O touro belga é um ciclista tremendo, mas em sprints puros tem sempre dificuldade contra a elite. 
Neste momento, o futuro dele parece encaminhar para ser um corredor de clássicas com um sprint demolidor após um dia desgastante, do que ser um puro sprinter.
Tem esta semana no Algarve para nos convencer que também pode ser um dos melhores sprinters do mundo.

Alberto Dainese
Quando entrou para o pelotão, o futuro era brilhante, estava destinado a grandes coisas. Agora podemos dizer que Dainese não cumpriu com as expetativas, no entanto, continua a ser bastante rápido.
O posicionamento é um grande problema para ele.

Iuri Leitão
Acaba de dominar na pista, chega ao Algarve para tentar repetir o que fez em Maiorca, ganhar uma etapa. A forma está lá.

Casper van Uden
Mais um jovem sprinter neerlandês, ainda muito irregular. Perante esta concorrência tem as suas hipóteses.

★★★ Girmay
★★ Van Aert, Meeus, Fretin
★ Dainese, Leitão, Van Uden

Geral

Jonas Vingegaard
Costuma começar as temporadas relativamente bem, no ano passado esteve avassalador até à Itzulia. Nas declarações antes da prova, assumiu que está no sul de Portugal para treinar, mas que o objetivo é ganhar, isto quer dizer que o normal será vê-lo ao ataque já na etapa da Fóia.
Em teoria será o homem a bater, mas com este percurso, terá apenas duas hipóteses para fazer a diferença e uma delas é no contra-relógio no Malhão.
A equipa que o acompanha é de respeito, Kuss, Tullet, Kelderman, Van Aert e Benoot. 

Primoz Roglic
O grande rival do dinamarquês no papel é Roglic, o esloveno tinha o hábito de começar intratável, mas no ano passado a abordagem foi diferente, iniciou a temporada longe do melhor, por isso temos dúvidas da abordagem este ano.
O contra-relógio final é perfeito para ele e a sua explosão pode ser muito útil na Fóia.
Tratnik, Wandahl e Lazkano devem ser o principal apoio dele, em relação à Visma é um bloco mais modesto.

João Almeida
Começou o ano com um bom resultado em Valência mas mais uma vez deixou a desejar alguns pormenores, o posicionamento é um problema crónico. Aqui no Algarve o importante será aguentar na Fóia e depois fazer um grande contra-relógio final, ou seja, o posicionamento em principio não será um problema.
A UAE também conta com dois ciclistas que estão a voar neste inicio de temporada: António Morgado e Jan Christen.

Ilan Van Wilder
Este percurso da Algarvia adequa-se bastante bem a Van Wilder, além disso ele conhece estas estradas, em 2023 terminou em 3º.
Tem um bom 'kick' e também anda bem no contra-relógio, não será de todo surpreendente de o ver no pódio. Na Figueira da Foz trabalhou bastante na parte final para Paul Magnier, sendo o principal responsável pela aproximação do grupo a Morgado, o que indica boas pernas.

Thymen Arensman
Começou a temporada muito bem em Valência, a forma é excelente e tem um bom contra-relógio. É um dos candidatos ao pódio, deverá liderar a Ineos.

Tao Geoghegan Hart
A Lidl-Trek chega ao Algarve com uma equipa focada em dois ciclistas, mas pensamos que a opção mais fiável para uma prova destas é Tao Hart, em condições normais é um candidato para o top-5. Para isso terá de a andar bem no contra-relógio, sendo a Lidl-Trek uma das melhores equipas nesse aspeto, estamos confiantes que Tao pode fazer um crono, ainda por cima com uma subida tão empinada como o Malhão no final. Mathias Vacek começou o ano forte, surpreendeu em Valência mas acabou por quebrar como era normal. 

Julian Alaphilippe
Boa estreia na Figueira da Foz, atacou a corrida mais do que uma vez, mas ainda não está com aquela mudança de velocidade que o caracteriza. Se aguentar na Fóia, é um ciclista que pode fazer um bom contra-relógio final e acabar bem colocado na geral.

Romain Bardet
Boa prova na Figueira na Foz, mas o contra-relógio final tem 17 km de terreno plano, será complicado estar no top-5.

Romain Gregoire
Não é um escalador puro, é um ciclista à imagem de Alaphilippe, extremamente explosivo, mas que num dia inspirado pode aguentar na Fóia. O Malhão é mais à sua imagem e é um corredor que se defende relativamente bem no contra-relógio.

Neilson Powless
Cada vez mais complicado prever do que é capaz, começa a entrar na categoria "Simon Yates", imprevisível. Em teoria este percurso deve ser perfeito para ele, é um escalador decente, gosta de subidas explosivas como o Malhão e anda bem no contra-relógio.

Antonio Tiberi
No papel será um candidato ao pódio, mas não sabemos o estado de forma dele. A Bahrain apresentou-o como líder, ou seja, temos de confiar no que a equipa nos diz e por isso merece ser mencionado. Afonso Eulálio também estará presente, os 17 km planos no último dia não permitem que tenhamos muitas esperanças de um top-10.

Equipas portuguesas
Não espero grande coisa das equipas da casa. 

★★★★★ Vingegaard
★★★★ Roglic, Almeida
★★★ Van Wilder, Arensman
★★ Morgado, Hart, Christen
★ Tiberi, Gregoire, Powless, Bardet, Alaphilippe

A nossa aposta: Jonas Vingegaard
Joker: Romain Gregoire

Seguir em direto: #Valgarve2025
RTP 1
Eurosport

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.