Jogos Olímpicos 2024 - Antevisão contra-relógio individual Feminino
E chegou o dia aguardado por muitos durante 4 anos (desta vez só tivemos de esperar 3, mas vocês perceberam). Os jogos olímpicos começaram e hoje é dia de contra-relógio individual. São 35 as ciclistas que poderão disputar a vitória e sagrar-se campeã olímpica na modalidade. Será que teremos alguma surpresa?
História
2021 Annemiek van Vleuten
2016 Kristin Armstrong
2012 Kristin Armstrong
2008 Kristin Armstrong
2004 Leontien van Moorsel
2000 Leontien van Moorsel
1996 Zoulfia Zabirova
Percurso
Paris-Paris 32.4Km
O contra-relógio terá uma extensão de 32,4 Km e é a primeira vez na história dos jogos olímpicos que mulheres e homens farão exatamente o mesmo percurso. É um traçado completamente plano, com uns míseros 150 metros de desnível.
O contra-relógio começa e termina na Pont Alexandre III, no centro de Paris. Entrarão depois no parque Bois de Vincennes, onde se encontra a parte mais técnica do percurso.
Ao longo dos 32.4 Km existem dois pontos de cronometragem intermédios, aos 13.4 Km e outro aos 22.3 Km.
Nota: Este ano a distância para homens e mulheres é a mesma, o percurso é exatamente igual.
Startlist
Condições meteorológicas
20ºC.
As previsões são de um dia de chuva. Piso escorregadio pode criar surpresas.
O vento vai variar de intensidade, na parte da tarde vai soprar sobretudo de Oeste e Noroeste.
A meteorologia pode influenciar fortemente o resultado.
Favoritos
Do lado dos Países Baixos temos a tricampeã mundial Ellen van Dijk que vai em busca do título olímpico.
Van Dijk esteve uns meses ausentes da competição devido ao nascimento do seu filho, mas regressou no início da temporada e conquistou algumas vitórias. Infelizmente ela lesionou-se há umas semanas e a preparação para os jogos pode ter ficado comprometida. O seu estado de forma é uma incógnita.
Também Demi Vollering marcará presença. Embora o forte dela sejam terrenos mais montanhosos, poderá ser um nome interessante de acompanhar, pois é uma ciclista versátil.
E falando em versatilidade, não podemos esquecer Lotte Kopecky. A ciclista belga é a atual campeã nacional da disciplina e vem de fazer 5º no contra-relógio do Giro d'Itália.
Chloe Dygert é apontada por muitos como a grande favorita à vitória. Mas a ciclista dos EUA tem apenas três dias de corrida em 2024, não tendo competido desde o final de Março. Será interessante ver como Dygert se irá apresentar em Paris, lembrando que ela é a atual campeã mundial de contra-relógio.
Grace Brown é a atual campeã australiana do contra-relógio e uma das favoritas à vitória. Para além de campeã nacional, Brown tem algumas vitórias interessantes esta temporada e vem de fazer 2º no contra-relógio do Giro.
Existem mais alguns nomes interessantes para serem acompanhados de perto, entre eles Anna Henderson da Grã-Bretanha e atual campeã nacional, Audrey Cordon-Ragot e Juliette Labous da França, que estão a correr no seu quintal, Emma Norsgaard e Cecilie Uttrup Ludwig da Dinamarca, Anna Kiesenhofer e Christina Schweinberger da Áustria e Mireia Benito campeã nacional espanhola.
🥇🥇🥇🥇🥇 Dygert
🥇🥇🥇🥇 Brown, van Dijk
🥇🥇🥇 Longo-Borghini, Henderson
🥇🥇 Kopecky, Vollering, Schweinberger
🥇Labous, Kiesenhofer, Knibb
Aposta: Chloe Dygert
Joker: Taylor Knibb
Seguir em direto: Eurosport 1 (13:15, Lisboa)
RTP 2
Post a Comment