Header Ads

Classic Brugge-De Panne WE (1.WWT) - Antevisão

  


A Clássica Bruges–De Panne feminina foi criada em 2018 e desde então estabeleceu-se como um evento crucial no calendário de clássicas de primavera. Embora relativamente jovem, a prova já se consolidou como um terreno propício para sprints, com um percurso plano que favorece ciclistas capazes de lançar finais explosivos.
Desde a sua criação, os sprints em grupo têm sido a regra, mas tivemos duas exceções: a vitória a solo de Grace Brown em 2021 e a de Pfeiffer Georgi no ano passado. 

História

últimas vencedoras
2018 Jolien D'Hoore (BEL) Mitchelton - Scott 
2019 Kirsten Wild (NED) WNT - Rotor Pro Cycling
2020 Lorena Wiebes (NED) Parkhotel Valkenburg
2021 Grace Brown (AUS) Team BikeExchange 
2022 Elisa Balsamo (ITA) Trek-Segafredo
2023 Pfeiffer Georgi (GBR) Team dsm-firmenich

Percurso

Brugge › De Panne (153,7 Km)



A possibilidade de ventos fortes tornam a corrida imprevisível. No ano passado, o pelotão enfrentou ventos e um pequeno grupo se formou. Georgi assumiu a liderança, atacando para evitar um sprint final com ciclistas como Lorena Wiebes, que era a favorita para vencer. 



No que diz respeito ao percurso, ele é maioritariamente plano, o que beneficia os ciclistas especializados em sprints. No entanto, os ventos provenientes do mar podem ter um papel significativo, especialmente em áreas mais expostas. As ciclistas têm de estar alerta para não ficarem cortadas pela ação do vento.

Startlist


Condições meteorológicas

O céu apresentará nuvens, mas não há a probabilidade de precipitação. Por outro lado, o vento pode fazer a sua aparição. As últimas previsões indicavam que o pelotão irá apanha vento de 30 km/h em algumas partes do percurso e com rajadas de até 50 km/h.

Favoritas
Com o afastamento da SD Worx-Protime, quem serão as favoritas à vitória final?

Team dsm firmenich-PostNL
Charlotte Kool ainda não venceu esta temporada, tendo como melhor resultado um 7º lugar em Le Samyn des Dames. Recordamos que Kool esteve doente no início da temporada, o que a manteve afastada da competição. Agora que está recuperada, vamos ver se consegue regressar à boa forma e disputar a vitória.
A equipa conta também com Rachele Barbieri, uma sprinter bastante competente, resta saber se vai sprintar por conta própria ou vai lançar a Kool.

Lidl-Trek
A vencedora de 2022 e 2ª classificada do ano passado, Elisa Balsamo, é o nome mais sonante da Lidl-Trek para a Brugge-De Panne. Ela vem de vencer o Trofeo Alfredo Binda e de fazer 2º lugar na Ronde van Drenthe. Está motivada e em boa forma, é sem dúvida um dos principais nomes para a vitória.

Canyon//SRAM
Não tem sido muito fácil fazer previsões sobre a Canyon. Os dois nomes que se destacam na lista são Chloe Dygert e Maike van der Duin. Mas ambas as ciclistas tem constado de listas de provas e depois são retiradas e substituídas no último momento. Fica aqui esta pequena nota, pode ser que seja desta que as veremos correr. 

Ceratizit-WNT Pro Cycling
Vamos dar destaque para dois nome, Kathrin Schweinberger e Arianna Fidanza. Schweinberger fechou top 10 na Nokere Koerse e pode repetir a graça. Enquanto que Fidanza terminou no 15º lugar na mesma prova, mas tem 3 top 10 em provas na Espanha, com o melhor resultado sendo o 4º lugar na Clasica de Almeria.

FDJ-Suez
Vittoria Guazzini teve um início de temporada de clássicas forte, com a vitória na de Le Samyn des Dames e o 6º lugar na Ronde van Drenthe. Apesar de não ser uma sprinter pura, Guazzini tem uma boa finalização, o que lhe pode garantir um bom resultado na Brugge-De Panne.

Fenix ​​​​Deceuninck
Desta vez sem Puck Pieterse, o destaque na Fenix Deceuninck passa para Julie de Wilde e Christina Schweinberger.  Wilde teve bastante azar na corrida do ano passado, com aquela queda a retirar-lhe a hipótese de fazer um bom resultado. 
Por sua vez, Schweinberger tem tido resultados bastante interessantes na temporada de clássicas, com 3 top 10, incluindo o pódio na Le Samyn des Dames.

Human Powered Health
Existe uma grande dúvida sobre Daria Pikulik após a sua queda na Drentse Acht. Se estiver bem, é um nome a ter em conta, pois é uma boa finalizadora e já conseguiu resultados interessantes. 

Liv-AlUla-Jayco
Georgia Baker não tem sido muito feliz nas últimas provas em que participou. Mas se a corrida não for muito endurecida, Baker pode conseguir aqui o bom resultado que necessita.

Movistar
A Movistar deve apostar as suas fichas em Emma Norsgaard, 2ª classificada na Brugge-De Panne em 2021. Norsgaard tem feito resultados bastante interessantes nas clássicas, com um 5º lugar  na  Omloop van het Hageland e o 7º lugar na Nokere Koerse. 
A equipa levará também Arlenis Sierra. A cubana ficou em 5º lugar na Nokere Koerse e pode ser um trunfo a ser jogado.

UAE Team ADQ
A UAE tem andado afastada das luzes da ribalta e procura voltar às vitórias. Como nome principal levam Chiara Consonni. Consonni tem tido bons desempenhos, mas ainda sem vitórias este ano. Ela terá o apoio de Karlijn Swinkels e Sofia Bertizzolo.

Uno-X Mobility
Anniina Ahtosalo é o nome a destacar dentro da Uno-X. Ahtosalo foi 2ª em Le Samyn des Dames e teve também um bom desempenho na 2ª etapa do Tour de Normandie.

VolkerWessels Women's Pro Cycling Team
Não podemos deixar de fora a jovem ciclista de 21 anos Sofie van Rooijen. Ela vem de um momento muito feliz, com a sua primeira vitória a aparecer na Drentse Acht e o 4º lugar na Nokere Koerse. É, com certeza, um nome para ficar de olho.

★★★★★ Balsamo
★★★★ Kool
★★★ Norsgaard, Consonni
★★ van Rooijen, Schweinsberger
★ Barbieri, Baker, Guazzini, Dygert

A nossa aposta: Elisa Balsamo
Joker: Chloe Dygert




Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.