Header Ads

Volta à Romandia (2.WT) - Antevisão

 

76ª edição da Volta à Romandia, desde 1947 que se disputa e tem como cenário a região suíça com o mesmo nome. A prova disputa-se tradicionalmente antes da primeira grande volta do ano, o Giro d'Italia, que faz com que a mesma tenha um atrativo adicional, já que alguns dos que estarão na prova italiana estarão aqui a testar as pernas.
A lista de vencedores é de luxo, nomes como Gino Bartali, Eddy Merckx, Felice Gimondi, Giuseppe Saronni, Stephen Roche, Claude Criquielion, Tony Rominger, Laurent Jalabert, Bradley Wiggins, Chris Froome, Nairo Quintana e Primoz Roglic constam nela.
Os italianos são aqueles que venceram mais vezes a prova, com 13 triunfos na geral, seguidos dos suíços com 12 e os franceses com 10 vitórias.

História

últimos vencedores
2009 Roman Kreuziger (CZE) Liquigas
2010 Simon Špilak (SLO) Lampre–Farnese Vini [1]
2011 Cadel Evans (AUS) BMC Racing Team
2012 Bradley Wiggins (GBR) Team Sky
2013 Chris Froome (GBR) Team Sky
2014 Chris Froome (GBR) Team Sky
2015 Ilnur Zakarin (RUS) Team Katusha
2016 Nairo Quintana (COL) Movistar Team
2017 Richie Porte (AUS) BMC
2018 Primoz Roglic (Slo) LottoNL-Jumbo
2019 Primoz Roglic (Slo) Jumbo-Visma
2021 Geraint Thomas (Gbr) Ineos
2022 Aleksandr Vlasov (Rus) Bora-Hansgrohe

Percurso



 25/04 Prólogo | Port-Valais - Port-Valais (6.82 Km)
 26/04 Etapa 1 | Crissier - Vallée de Joux (170.9 Km)
 27/04 Etapa 2 | Morteau - La Chaux-de-Fonds (162.7 Km)
 28/04 Etapa 3 (ITT) | Châtel-Saint-Denis - Châtel-Saint-Denis (18.75 Km)
 29/04 Etapa 4 | Sion - Thyon 2000 (161.6 Km)
 30/04 Etapa 5 | Vufflens-la-Ville - Genève (170.8 Km)

Percurso clássico com um prólogo a abrir. Não há dias fáceis, mas destaque para a chegada na alta-montanha em Thyon na 4ª etapa.
O contrarrelógio de 18,8 Km na 3ª etapa poderá ser decisivo.

Perfis

 25/04 Prólogo | Port-Valais - Port-Valais (6.82 Km)

Prólogo pouco técnico com apenas três curvas. Ideal para ciclistas explosivos que adoram esforços curtos (+/- 10 minutos).

 26/04 Etapa 1 | Crissier - Vallée de Joux (170.9 Km)


Etapa complicada a meio da jornada onde algumas equipas poderão querer eliminar os puros sprinters, mas os últimos 50 Km são bastante suaves. 

 27/04 Etapa 2 | Morteau - La Chaux-de-Fonds (162.7 Km)


Ao contrário da etapa anterior, parte mais complicada está na segunda metade da etapa. Os ciclistas ofensivos, fuga, puncheurs, homens da geral e até sprinters versáteis podem ganhar neste dia.

 28/04 Etapa 3 (ITT) | Châtel-Saint-Denis - Châtel-Saint-Denis (18.75 Km)

Contrarrelógio com 19 Km de extensão, com uma subida de 5 Km a 5,1% pelo meio. Não é propriamente uma cronoescalada, veremos se os ciclistas optarão por trocar de bicicletas para a subida, temos algumas dúvidas.
É um crono mais convencional.

 29/04 Etapa 4 | Sion - Thyon 2000 (161.6 Km)

Etapa rainha com 4200 metros de subida acumulada e com um final numa escalada de mais de 20 Km a 7,8%. É uma subida muito constante, dura mas que favorece um trepadores diesel e é bem possível ver contrarrelogistas a fazer uma boa escalada.
Os últimos 9 Km são realmente muito duros, quase sempre acima dos 9%, perto da meta está a pendente mais dura da subida, 12%.



 30/04 Etapa 5 | Vufflens-la-Ville - Genève (170.8 Km)

Com as diferenças grandes na geral, a fuga tem a grande oportunidade, a dureza no meio da etapa faz com que os sprinters possam ser desacartados.

Startlist

Aqui

Favoritos

Ineos
Egan Bernal continua a sua progressão, mas não acreditamos que lute pela geral. A equipa britânica deverá procurar vitórias de etapas com Ethan Hayter, e terá muitas oportunidades.
No País Basco Hayter mostrou evolução e espera-se que esteja melhor aqui.

Bahrain
Gino Mader, foi 2º no ano passado e este ano quer melhorar. No Paris-Nice mostrou bom nível nas primeiras etapas de montanha, mas na última fraquejou, na Catalunha esteve completamente ausente.
Damiano Caruso na Sicilia desiludiu muito, não estamos em crer que lute pela vitória aqui. 

Bora-Hansgrohe
Sergio Higuita parecia estar no caminho certo antes das Ardenas, mas depois de uma doença sua boa forma desapareceu. Cian Uijtdebroek também abandonou os Alps devido a doença e temos algumas dúvidas sobre o seu estado de forma, mas a equipa colocou-o a sair por último no prólogo, pode ser um sinal que é a aposta.
Bob Jungels perdeu toda a primavera devido a uma doença, outra incógnita.

Groupama-FDJ
Thibaut Pinot tem realizado uma temporada interessante e por isso confiamos que esteja na luta pelo top-5, dependerá muito do contrarrelógio. Lenny Martinez é também uma boa opção, o jovem sobe muito bem mas o contrarrelógio pode ser um problema.

UAE
Adam Yates é o líder da equipa, veremos o que pode fazer no contrarrelógio, tem o mesmo problema do irmão, inconsistente. Finn Fisher-Black andou muito bem na Sicilia, mas é complicado vê-lo na luta pela vitória num percurso destes e contra esta concorrência.

Jumbo-Visma
Thomas Gloag começou bem a aventura no WT mas as últimas provas foram menos conseguidas. Steven Kruijswijk continua a construir forma e não o vemos a lutar pela geral.
Na nossa opinião, apesar da insatisfação, a aposta tem de ser em Tobias Foss, os contrarrelógios favorecem-no e no Paris-Nice e Catalunha mostrou boas pernas a subir quando teve de trabalhar para Vingegaard e Roglic. A subida de Thyon apesar de muito longa também favorecem os diesel, o caso de Foss.

Movistar
Matteo Jorgensen é um dos ciclistas que têm evoluído mais e em todos os terrenos. Defende-se bem no contrarrelógio e sobe cada vez melhor, mas a concorrência é maior do que no Omã.
De qualquer forma é um candidato sólido ao top-10 e quiçá ao top-5.

DSM
Romain Bardet deu sinais positivos nas Ardenas, mas a equipa colocou-o no inicio do prólogo, onde as condições serão piores. Essa decisão faz com que tenhamos sérias dúvidas se o francês está na Romandia com ambições.

Arkea-Samsic
Kevin Vauquelin é uma estrela em ascensão, nada bem em praticamente todos os terrenos e defende-se bem no contrarrelógio. A concorrência é superior à que tem apanhado nas provas da Taça de França, mas esperamos que ele no final da prova esteja no top-10.
Outro jovem interessante é Ewen Costiou.

Jayco AUla
Simon Yates lidera a equipa, o bipolar tem uma oportunidade única de vencer a prova, sem os aliens não há desculpas para falhar. Matteo Sobrero e um plano B de qualidade, anda bem no crono, sobe cada vez melhor e está em boa forma como mostrou nas Ardenas.

Cofidis
Equipaça com um pletórico Ion Izagirre que desde o País Basco tem andado muito, as Ardenas confirmou o seu estado de forma.
Herrada e Geschke são ciclistas que podem ganhar etapas, principal Herrada que tem algumas chegadas ao seu estilo.

Astana
All-in em Lutsenko, que na Sicília esteve imparável. Mas tal como nas Ardenas, aqui a concorrência é superior e será mais complicado repetir a façanha siciliana.

★★★★★ S. Yates
★★★★ A. Yates, G. Mader
★★★ Izagirre, Jorgensen
★★ Bardet, Pinot, Foss
★ Higuita, Vauquelin, Lutsenko

A nossa aposta: Simon Yates
Joker: Alexey Lutsenko

Seguir em directo: @TourDeRomandie#TDR2022
Eurosport 2 (14:30, Lisboa)

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.