Header Ads

Volta a Catalunya (2.WT) - Antevisão

Translator


A primavera começou e as atenções estão nas clássicas, mas provas por etapas é coisa que não falta durante esta época do ano. Depois do Paris-Nice e Tirreno-Adriático, é a vez da Volta à Catalunha, a prova por etapas mais antiga do país vizinho e a quarta no mundo.
Será a 102ª edição, a primeira disputou-se em 1911. Os espanhóis dominam a lista de vencedores com 61 vitórias na Geral, a França com 11 e a Itália com 9 surgem a seguir. 

História

últimos vencedores
2011  Michele Scarponi (ITA) Lampre–ISD
2012 Michael Albasini (SUI) GreenEDGE
2013 Dan Martin (IRL) Garmin–Sharp
2014 Joaquim Rodríguez (ESP) Team Katusha
2015 Richie Porte (AUS) Team Sky
2016 Nairo Quintana (COL) Movistar
2017 Alejandro Valverde (SPA) Movistar Team
2018 Alejandro Valverde (SPA) Movistar Team
2019 Miguel Angel Lopez (COL) Astana
2021 Richie Porte (AUS) Ineos
2022 Sergio Higuita (COL) Bora-Hansgrohe

Percurso



 20/03 Etapa 1 | Sant Feliu de Guíxols - Sant Feliu de Guíxols (164.6 Km)
 21/03 Etapa 2 | Mataró - Vallter (165.4 Km)
 22/03 Etapa 3 | Olost - La Molina (Alp) (180.6 Km)
 23/03 Etapa 4 | Llívia - Sabadell (188.2 Km)
 24/03 Etapa 5 | Tortosa - Lo Port (176.6 Km)
 25/03 Etapa 6 | Martorell - Molins de Rei (183.2 Km)
 26/03 Etapa 7 | Barcelona - Barcelona (135.8 Km)

Serão sete etapas com terreno variado que agrada a todo o tipo de ciclistas, apenas os contrarrelogistas não têm oportunidade. A alta montanha aparece ao segundo dia e estará presente nas 3ª e 5ª etapas também, com finais em alto.
A prova encerra com o já tradicional circuito de Montjuic em Barcelona.

 20/03 Etapa 1 | Sant Feliu de Guíxols - Sant Feliu de Guíxols (164.6 Km)

A prova começa com uma das poucas hipóteses para os velocistas, mas mesmo assim há dureza, com várias subidas ao logo do percurso que poderão fazer uma seleção e eliminar sprinters.
A chegada é idêntica à etapa de abertura no ano passado, é em ligeira subida.

 21/03 Etapa 2 | Mataró - Vallter (165.4 Km)
Primeira chegada em alta-montanha, acima dos 2100 metros, Vallter 2000. Uma ascensão clássica da prova que dará uma imagem de quem está para vencer. O Coll de Coubet (9,2 Km a 5,5%) serve de aquecimento, o Vallter 2000 tem 15 Km de extensão a 6,7% de pendente média, a 2 Km da meta estão as pendentes mais dura, a rondar os 10%.


 22/03 Etapa 3 | Olost - La Molina (Alp) (180.6 Km)

Quase 4000 metros de subida em 180 Km. Etapa dura com um final em La Molina, que é uma subida que não costuma proporcionar grandes diferenças entre os homens da geral.



 23/03 Etapa 4 | Llívia - Sabadell (188.2 Km)

Uma etapa estranha, começa com subida a La Molina, mas os 150 Km finais são poucos duros e é uma oportunidade para os velocistas. Mas a dureza inicial poderá tornar esta etapa para a fuga.

 24/03 Etapa 5 | Tortosa - Lo Port (176.6 Km)
Etapa com o final mais duro da prova, em Lo Port. São 8,4 Km de extensão a 9% de pendente média, as diferenças poderão ser enormes neste dia.



 25/03 Etapa 6 | Martorell - Molins de Rei (183.2 Km)

Etapa serrote. Com duas subidas durinhas nos 30 Km finais que poderão fazer estragos, o último topo (Alt de Fontpineda) está sensivelmente a 10 Km da meta.
Acreditamos que será um dia para a fuga.

 26/03 Etapa 7 | Barcelona - Barcelona (135.8 Km)

Tradicional etapa final com o circuito de Montjuic a ser a estrela, um percurso que é seletivo, perfeito para os ciclistas atacantes. Se as diferenças forem curtas entre os homens da geral, poderemos assistir a ataques entre eles.

Startlist

Aqui

Favoritos

Primoz Roglic
Foi só treinar ao Tirreno, ganhou três etapas e a geral. Esta supostamente seria a prova que abria a temporada do esloveno, e se em Itália esteve forte a lógica é que aqui estará ainda melhor.
Terá Sepp Kuss para o ajudar na alta-montanha, um gregário fiel e com quem tem uma relação muito próxima.

Remco Evenepoel
Venceu o UAE Tour, mas na última etapa foi batido por Adam Yates. Entretanto esteve a treinar em altitude e é expectável que esteja um pouco mais forte do que nas Arábias.
Certamente preferia ter contrarrelógio, de qualquer forma é um claro candidato a ganhar.

UAE
Têm duas cartas para jogar. João Almeida mostrou um nível alto no Tirreno, espera-se que continue a evolução. Não esquecer que Almeida no ano passado ganhou uma etapa na Catalunha e esteve perto de vencer a geral. 
Já Adam Yates conhece muito bem as subidas catalãs e conta com algumas vitórias de etapa. Sem contrarrelógio é um ciclista a ter em conta.

Bahrain
A ausência de contrarrelógio beneficia Mikel Landa, o basco começou o ano muito bem e na Catalunha a expectativa é que lute pela vitória.
A Bahrain apresenta um conjunto muito forte, Gino Mader brilhou no Paris-Nice, apesar de fraquejar no Col d'Eze. Jack Haig é que deixa mais dúvidas.

Ineos
Geraint Thomas é uma incógnita, teve um inverno complicado. Egan Bernal é o que se sabe. Sobra Luke Plapp que no UAE Tour andou bem, mas não teve qualquer hipóteses face a um Evenepoel a 'meio-gás'. Não o vemos como candidato a ganhar, mas poderá estar entre no top-10.
Ethan Hayter tem algumas etapas à sua medida.

Giulio Ciccone
Impressionou no Tirreno e este percurso na Catalunha é ao seu estilo. É o líder da Trek-Segafredo para esta prova, está em boa forma e terminar entre os 10 primeiros é perfeitamente possível.

Jai Hindley
Desiludiu no Tirreno, parecia forte mas no último dia quebrou. Esperamos que aqui esteja um pouco melhor, até porque as subidas são mais ao seu estilo.
Leva o nr. 1 nas costas, porque Higuita venceu a edição do ano passado e este ano não estará presente.

Richard Carapaz
Não sabemos em que fase está da preparação. Mas em teoria este percurso deveria adequar-se ao equatoriano. 
No ano passado estava a preparar o Giro e foi 2º na Catalunha, este ano o objetivo é o Tour. 

Romain Bardet
Não andou mal no Paris-Nice, mas no final confessou que esperava estar melhor nesta fase. Não há crono e isso beneficia-o, em condições normais é um candidato ao top-5.

Ben O'Connor
É um ciclista que evoluiu muito nas últimas temporadas e brilhou nesta prova em 2022. No Tirreno desiludiu um pouco, esperava vê-lo no top-10.

★★★ Roglic, Evenepoel
★★ Almeida, Yates, Landa
★ Carapaz, Bardet, Ciccone, Hindley, O'Connor, Plapp

A nossa aposta: Primoz Roglic
Joker: Luke Plapp

TV: Eurosport


Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.