Header Ads

Vuelta a España 2021 - Antevisão da 20ª etapa

A penúltima etapa é integralmente corrida na Galiza, o terreno é o típico desta região e do norte de Portugal que bem conhecemos, muita dureza e poucos metros planos. 

Santiago está perto.

Sanxenxo - Mos. Castro de Herville 202,2 Km



Penúltimo dia com 202 Km de extensão e cerca de 4000 metros de subida acumulada. A etapa começa numa localidade bem conhecida pelos portugueses, Sanxenxo, um lugar de veraneio de muitos compatriotas. Os primeiros 105 Km não são fáceis, com muito sobe e desce, subidas e descidas curtinhas típicas da Galiza, que vão moendo as pernas.

Os últimos 90 Km são terríveis, praticamente não há terreno plano, são cinco contagens de montanha categorizadas, uma de 3ª categoria, uma de 1ª categoria e três de 2ª categoria. Começa com uma sequência de três subidas: Alto de Vilachán, Alto de Mabia e o Alto de Mougás, esta última é a mais dura do dia, são 10 Km a 6,3%.
Após um 11 Km de descida e 10 Km no plano (coisa rara neste dia), os ciclista enfrentam o Alto de Prado, 5,5 Km a 6,3%. 

Última subida
O Alto Castro de Herville é uma subida muito irregular, com rampas de 16% mas os últimos 4,5 Km são praticamente em falsa subida, excetuando os últimos 200/300 metros que são a 9,5%. No total são 9,7 Km a 4,8%, o grande inimigo será o desgaste físico.


Condições meteorológicas

Seco. 
25ºC.
Vento fraco.

Favoritos

50/50 para o sucesso da fuga. A Jumbo-Visma não deverá perseguir, mas há equipas que ainda não ganharam uma etapa nesta Vuelta e esta é a última oportunidade, a Ineos é uma delas. O problema da equipa britânica é que está reduzida a 5 elementos.

Candidatos a ganhar através da fuga não faltam:

AG2R : Champoussin, Prodhomme, Bouchard
Alpecin : Vine
Astana : I. Izagirre, G.Izagirre
Bahrain : Tratnik, Padun, Caruso
BEX : Howson, Nieve
Caja Rural : Lastra, Cepeda
Codifis : Jesus Herrada, Rochas
Deceuninck : Bagioli, Vansevenant
DSM : Bardet, Storer
EF : Caicedo, Camargo, Cort
Euskaltel : Bizkarra
Ineos : Sivakov, Pidcock
Groupama : Molard
Lotto : Kron, Vanhoucke
UAE : Polanc, Majka, Trentin, Dombrowski

Bahrain
Tem diversas cartas que podem jogar na fuga, no entanto têm jogado na defensiva nesta semana e veremos se continuam com esta postura. Caruso e Tratnik são ciclistas que neste terreno podem brilhar.

DSM
Tem o líder da montanha, Michael Storer e o 2º classificado, Romain Bardet. O australiano já venceu duas vezes e teve oportunidade na etapa do Gamoniteiro e o francês certamente quer nova etapa, no Gamoniteiro ainda deu um ar da sua graça.

UAE
Uma das equipas que ainda não venceu nesta Vuelta. Este terreno apesar da dureza não é mau para Trentin, o italiano pode ser um ciclista a ter em conta hoje. Rafal Majka depois do raid de 85 Km baixou de nível, mas com 4000 metros de acumulado é sempre um ciclista a vigiar. 
Polanc e Dombrowski são também boas opções.

Thomas Pidcock
Pode ser a aposta da Ineos para a fuga, também não há grandes opções além dele e Sivakov. Bernal é candidato caso a etapa seja decidida entre os homens da geral.

manos Izagirre
Uma das piores Vueltas da história da Astana. Hoje têm de colocar gente na fuga e os manos Izagirre são as melhores opções para disputar a vitória da etapa.

Luta pela geral

Primoz Roglic
Se a vitória for decidida entre os homens da geral, ele é o favorito. A sua ponta final é muito forte.

Bahrain
Jack Haig procura o pódio, mas as etapas das Astúrias mostram um ciclista no limite. Pode agradecer a Gino Mader não ter perdido mais tempo.

Movistar
Têm menos pressão depois da exibição de Lopez no Gamoniteiro. Para ganhar a etapa, terão de fazer o mesmo, esperar que outras equipas controlem a fuga e a decisão seja entre os homens da geral, atacar a meio da última subida e esperar que não haja resposta de outros.

⭐⭐⭐ Roglic, Caruso*, Bardet*, Storer*
⭐⭐ Mas, Bernal, Lopez
⭐ Yates, Kuss, Mader, Haig, Aru*, Je. Herrada*, Kruijswijk*, Vansevenant*, G. Martin*, Eiking*, Taaramae*, Sivakov*, Pidcock*
*fuga

A nossa aposta: Damiano Caruso
Joker: Egan Bernal

Seguir em direto: #LaVuelta21
TV: Eurosport 1 (14:15, Lisboa)

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.