Header Ads

Vuelta a España 2021 - Antevisão da 9ª etapa

Depois de uma tarde de sono no sábado, este domingo promete mais emoção com a etapa mais difícil até ao momento, com final numa subida de categoria especial.

Puerto Lumbreras - Alto de Velefique  188 Km



Antes do primeiro dia de descanso temos uma etapa de montanha, são mais de 4000 metros de subida acumulada. 

A etapa pode ser dividida em duas partes:
1. Os primeiros 100 km, desde o início em Puerto Lumbreras até o sprint intermediário em Tipla. Terreno simpático com uma única subida categorizada - o Alto de Cuatro Vientos (11,5 Km a 3,8%).
Vai ser interessante verificar quem se infiltrará na fuga, se as principais equipas (Jumbo, Ineos, Bahrain, Astana e Movistar) irão colocar ciclistas na frente da corrida.
2. A segunda parte da etapa são os últimos 85 Km, onde está muita dureza. Começa com a subida ao Alto Collado Venta Luisa, os gradientes são incrivelmente irregulares com seções de 8% entre falsos planos. A secção mais difícil é entre o Km 16 e o ​Km 23, com rampas regularmente acima dos 9%. 



O topo está a 57 Km da meta, após a descida sinuosa os ciclistas começa uma subida de 3ª categoria com bonificações. Mas é a subida final que fará diferenças.

Subida final

Alto de Velefique é uma ascensão de 13,2 Km a 7,1%, bonita com os seus 20 ganchos. É muito irregular com as rampas a oscilar entre 5% e 15%.
Os primeiros 5 Km são os mais duros e o último Km é o mais suave.






Condições meteorológicas

28ºC.
Vento fraco de sudeste, +/- 10 Km/h.

Favoritos

A fuga tem novamente hipóteses de ter sucesso.

Fuga

A fuga tem boas hipóteses de sobreviver, a Jumbo-Visma está confortável com uma fuga sem homens perigosos na geral e poderá também colocar homens na mesma como fez com Kuss na 7ª etapa.
Ineos, Bahrain e Astana estão numa posição desconfortável, mas ainda falta muita Vuelta. A Movistar pelo contrário tem Mas e Lopez relativamente perto de Roglic, mas perderam Valverde.

Candidatos a ganhar através da fuga não faltam:

AG2R : Champoussin, Prodhomme, Calmejane
Alpecin : Vine
Astana : Fraile, G.Izagirre, Sanchez, Aranburu
Bora : Grossschartner
Bahrain : Tratnik, Padun, Mader, Caruso
BEX : Matthews, Howson
Caja Rural : Lastra, Cepeda
Codifis : Jesus Herrada, Rochas
Deceuninck : Bagioli, Vansevenant
DSM : Arensman, Bardet, Storer
EF : Caicedo, Camargo, Carr, Cort
Euskaltel : Bizkarra, Soto
Ineos : Pidcock, Sivakov
Groupama : Molard
Jumbo :Visma : Oomen, Kuss
Lotto : Kron, Vanhoucke
Qhubeka : Henao
UAE : Polanc
Wnaty : Eiking, Hirt

Luta pela geral

Primoz Roglic
Kuss voltou a estar bem posicionado na geral e isso dá opções táticas à Jumbo-Visma. Roglic parece o mais forte em prova mas ainda não fez um ataque decisivo, será que o fará hoje para ir mais descansado para o dia de descanso?

Ineos
Adam Yates é como o irmão, muito irregular, ora num dia está forte ora no dia seguinte arrasta-se. Egan Bernal é o melhor classificado e a opção mais fiável, mas a sensação que fica é que não está no mesmo patamar que Roglic.
Carapaz voltará a estar ao serviço da equipa.

Bahrain
Foi a equipa mais forte no Picón Blanco e esteve desaparecida no Balcón de Alicante. Mikel Landa continua a acumular perdas de tempo e por este caminho nem o pódio será possível.
Jack Haig poderá o plano B.

Movistar
Perderam Valverde, um duro golpe nas pretensões da equipa, já que o murciano poderia ser um elemento tático importante. Mas e Lopez estão bem colocados, resta saber como abordarão este final, será que tentarão algo de longe com um deles?


⭐⭐⭐ Roglic
⭐⭐ Yates, Bernal, Mas, MAL, Landa, Vlasov
⭐ FUGA (Padun, Haig, Storer, Bardet, Bagioli, G. Martin, Vansevenant, Verona, Mader, Poels, Caruso, Majka...)

A nossa aposta: Primoz Roglic
Joker: Mark Padun

Seguir em direto: #LaVuelta21

TV: Eurosport 1 (13:50, Lisboa)

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.